Um dos males da vida moderna mais reclamado pelas pessoas é a falta de tempo. Alguns eventos que ocupam mais tempo diário são: trabalho, estudo, lar, relações interpessoais ? participação em redes sociais, projetos pessoais, administração de bens tangíveis... Mas será que existe realmente falta de tempo, ou o que há é falta de planejamento, preparação, criatividade e disciplina?

Por mais ocupada que uma pessoa ou profissional possa estar não lhe faltará tempo, desde que conheça e aplique um método, que permita sair da zona ocupada para a produtiva. Muitos não conseguem deixar de estar ocupados, porque mantém pontos de vista da era industrial e possuem uma mentalidade, que trabalha contra si mesmos. Alguns paradigmas que deram certo no passado ? era industrial, não dão certo no presente ? era da velocidade do conhecimento, inovação e tecnologia. Hoje, apesar de se ter mais coisas a fazer, é possível, usando um processo baseado na eficácia, fazer tudo aquilo que for realmente importante.

Existem questões que podem ser delegadas e outras, que somente cada um deve pessoalmente fazer. É necessário escolher uma ferramenta, aquela que convém a cada um, no sentido de facilitar a execução das tarefas diárias e cumprimento de todos os papeis (empresarial, político, profissional, pai ou mãe, relacionamento com amigos...). Pode ser uma agenda de papel ou um meio eletrônico.

As pessoas que não conseguem liderar a própria vida, certamente, não fizeram seu autoconhecimento e não sabem fazer as escolhas certas e mais importantes na vida. Deste modo, não conseguem priorizar o uso do tempo. Ficam a mercê das circunstâncias. Colocam coisas sem importância na frente daquelas que mereceriam ser mais focadas.

O processo de gestão do tempo consiste em identificar sonhos, transformar em metas e colocá-las no papel, a fim de criar o propósito mental, isto é, a vontade de persistir até alcançá-las. Isto deve ser feito a cada ano. Além disso, estabeleça metas semanais e, a cada dia, tire 5 minutos antes de começar a trabalhar, para identificar aquilo que não pode deixar de ser feito.

Albert Einstein, físico e humanista alemão, dizia: "Falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo por falta de método?. Portanto, se alguém ainda não conhece o método mais completo para administrar o tempo, esse é o passo decisivo na solução do problema. Só depende de preparação e força de vontade para começar a administrar não o tempo, e sim, a própria cabeça.

Edinaldo Marques
Engº Civil, Professor, Consultor e Palestrante
Pós-Graduado em Administração
www.twitter.com/edinaldomarques