*SOUZA, B. M. S. T.
*SILVA, D. A. A.
**LANA, C.L.
 
*Alunos do curso de Biomedicina - UNIPAC - campus Ipatinga.
**Docente do curso de Biomedicina e orientador.
 
O desenvolvimento de diabetes em crianças, tem sido motivo de grande preocupação, principalmente por existir pais sem informações sobre diabetes e por isso não conseguem evitar a evolução da doença nos filhos.
 
Diabetes é uma modificação na produção do hormônio insulina pelo pâncreas ou uma barreira à ação da insulina pelo organismo. É a insulina que ajuda o organismo a transformar a glicose (açúcar) em energia para o funcionamento do corpo humano. A quantidade de insulina liberada depende do quanto de açúcar é ingerido. Quanto mais alimentos ricos em carboidratos são consumidos, como doces, batata, arroz, macarrão, biscoito e bebidas alcoólicas, que são os alimentos preferidos das crianças, mais o pâncreas precisa trabalhar.


Existem dois tipos de diabetes, sendo eles: diabetes mellitus tipo 1 e diabetes mellitus tipo 2.Diabetes do tipo 1 é o tipo mais comum em crianças, de aparecimento inesperado e pode surgir desde as primeiras semanas de nascimento até os 30 anos de idade, mas é na faixa dos 5 aos 7 anos e durante a adolescência que a doença tende a ser mais comum,relacionando-se à falta ou pouca produção de insulina, não conseguindo controlar a taxa de glicose ingerida.
 
A diabetes tipo 2 é hereditária,ou seja, é transmitida através da herança genética e acontece quando as células resistem à ação da insulina, mesmo que sua produção seja normal. Antigamente era uma doença mais comum em adultos, mas com a elevação da taxa de obesidade infantil associada a uma vida sedentária e com maus hábitos alimentares, esse tipo de diabetes aumentou consideravelmente entre as crianças.
Quanto mais cedo for detectada a doença, mais chances se tem de eficácia no controle e prevenção de complicações futuras. Desde o nascimento há medidas que podem evitar o aparecimento de diabetes como o aleitamento materno, diminuir a alimentação artificial, rica em açúcares desnecessários nesta fase, manter uma alimentação saudável para impedir a obesidade infantil e o incentivo dos pais á prática de esportes pelos seus filhos, para evitar que tenham uma vida sedentária.

Alguns sintomas da diabete infantil são sede excessiva, aumento da fome ou emagrecimento e poliúria que é o aumento do número de vezes em que se urina. Tais sintomas são geralmente acompanhados por grande mal estar, sonolência, fraqueza, tonturas, câimbras e formigamentos. Se não diagnosticada e tratada desde cedo, o mal pode causar variação significativa da taxa de glicose no sangue. A hiperglicemia, o aumento da glicose no sangue, leva a criança a beber muita água. Já a hipoglicemia, baixa taxa de glicose no sangue, causa tremores, suores gelados, taquicardia e falta de resposta a estímulos. A variação brusca da taxa de glicose no sangue pode levar ao coma. A longo prazo, a doença causa perda de visão, derrame, infarto, hipertensão, impotência sexual, doenças pulmonares e insuficiência renal.

Para o controle da diabetes tipo 1, aplicações diárias de injeções de insulina são necessárias, ou seja,a pessoa se torna dependente da insulina aplicada. Fazer o acompanhamento do nível de glicose no sangue, é tão importante quanto aplicar o hormônio insulina. Já o tipo 2 em geral não é necessário tomar medicamento, mas é preciso fazer um controle rígido da taxa de glicose, acertar a dieta e praticar exercícios.

A criança necessita de uma dieta rica em fibras e pobre em açúcar, com no mínimo seis refeições ao dia. O ideal é retirar da alimentação os açúcares de absorção rápida como açúcar refinado, mascavo, cristal e mel. Consumir de maneira moderada os açúcares de absorção lenta como massas, tubérculos e frutas. Adoçantes podem ser usados por crianças somente a partir de um ano de idade. Ao suspeitarem desta doença, os pais devem levar os filhos ao médico rapidamente, afim de que o diagnóstico e tratamento da diabetes seja o mais precoce possível.


Algumas crianças desenvolvem diabetes, e os pais não sabem como lidar com esse problema, pois lhes faltam informações sobre tal doença. Sendo assim, conhecer o que é diabetes e tirar todas as dúvidas, com certeza é o melhor a se fazer.