Estava escolhendo umas músicas pra cantar em um evento na pequena cidade onde moro e revi uma que sempre me foi muito especial, mas dessa vez ela me trouxe uma mensagem diferente. A tal composição é “Se eu quiser falar com Deus”, música do Milton Nascimento, comecei a cantarolar baixinho pra me reacostumar com a melodia e fui aos poucos prestando atenção na letra e de repente não consegui mais cantar, deu um nó na garganta e algumas lágrimas brotaram em meu rosto e eu pude pensar na minha vida, especialmente numa parte em que a música fala “Se eu quiser falar com Deus... Tenho que dizer adeus, dar as costas, caminhar, decidido pela estrada, que ao findar vai dar em nada, nada, nada, nada...” e ele repete 13 vezes a palavra “nada” “Do que eu pensava encontrar”.

Me veio um pensamento fortuito de que talvez eu não seja o único a falar com Deus dessa maneira, lembrei de todos os sonhos, da infância, da adolescência, do início da Faculdade, dos sonhos românticos e vi que Milton Nascimento tem toda razão: Afinal vai dar em nada... Do que eu pensava encontrar.

Sei que muitos devem estar curiosos pra saber o porquê desse pensamento, dessa certeza, enfim, lembrei que quando criança eu desejava ser médico, na adolescência, ser advogado, ser empresário, ser artista, até em ser um religioso e me isolar num mosteiro já pensei. Muito criança eu já pensava que iria me casar jovem, ter três filhos, e eu escolhia sozinho o nome deles, escolhi vários casamentos, as noivas eram as mais especiais possíveis, claro que isso é redundante para quem conhece a minha vaidade.

Sabe o que mais me impressiona? É saber que ainda lembro-me de cada um desses sonhos que saí decidido pela estrada a fim de realiza-los mas, que ao findar não deram em nada, nada, nada, nada nada, do que eu pensava encontrar. Deixem-me esclarecer uma coisa apenas, não estou me queixando, só falo com vocês desse dialogo humano com essa força soberana chamada Deus. Levo uma vida boa, tenho um emprego legal e sei que muita gente queria estar no meu lugar, tenho família, amigos, ainda tenho planos para o futuro pois sei que a vida não acabou, mas existem lembranças do homem que não sou, do homem que não fui, das causas as quais dediquei anos da minha vida e que não surtiram nenhum efeito, mas tem também aquelas coisas que nunca lutei por elas e aconteceram e me são tão caras.

O meu reencontro com essa música me trouxe o meu filme em branco e preto bem rebobinado, passado em grande tela, me levou a analisar aqueles sonhos, as minhas realidades, as coisas que conquistei, o quanto subestimei o destino, mesmo aquele que eu mudei. Lembrei-me de alguns sonhos pequenos que não realizei porque encontrei coisas as quais aprendi a dar mais valor do que dava ao que sonhava, recordei que até me ajoelhava e pedia a Deus coisas das quais hoje posso dar risadas por não ter se realizado. O tempo tem ensinado coisas, tem aplicado surpresas inusitadas e mudado caminhos, destinos, sonhos e a vida afinal. Foi uma conversa e tanto, dessas que renovam nossas esperanças e nos faz pensar: - O que que tem se não der em nada? Vai ser bom do mesmo jeito, isso é confiar, é ser amigo e segurar na mão soberana que rege os acontecimentos em nossas vidas.