Faculdade de Direito de Varginha

.
.Wanderson Vitor Boareto

.Colou grau no curso de licenciatura Plena em História pela UNIS.

Pós - Graduado em História e Construção Social pela UNINCOR.

Pós -Graduado em Docência do Ensino Superior pela FIJ.

Acadêmico do 5º ano da Faculdade de Direito de Varginha


Resumo

Este trabalho procura mostrar uma faculdade de Direito com tradição de mais de 40 anos, na visão de um acadêmico do 5º ano da FADIVA; que compreende sua importância para a formação de profissionais da área jurídica em todo o Sul de Minas e do Brasil.
Além da excelência do curso, a capacidade de alto nível dos professores que são verdadeiros mestres na nossa formação jurídica e ética dentro do campo do Direito e de toda a nossa vida.
Estes mestres são a faculdade em si, pois, uma instituição de ensino superior que está atuando a mais de 40 anos, em excelência no meio jurídico, sem dúvida nenhuma, o mérito é de seu corpo docente; que é a alma da FADIVA.


Palavras chave

Ensino, tradição, mestres, Brasil, Sul de Minas, professores, instituição.


Introdução
Tradicional instituição de ensino de Varginha, que forma profissionais do Direito os quais estão presentes em várias repartições espalhadas por todo o país. Para falar de tão nobre instituição temos que falar de seus mestre, pois eles sim são a FADIVA. Esta escola do direito para mim, estudante do 5º ano noturno, é uma segunda casa, onde não apenas aprendo o conteúdo do curso, mas convivo com colegas e professores renomados.
Estes amigos que ganhei dentro desta casa de ensino vão estar comigo a vida toda, pois segundo Mário Quintana: "Os amigos são os parentes que temos o poder de escolher".
No entanto, o quadro docente da faculdade de Direito é de uma respeitabilidade única, onde nós, acadêmicos, temos o orgulho de ser fruto desta egrégia instituição.
Mas vamos comentar sobre os professores desta amada casa de ensino que tanto nos honra. Em primeiro tenho o orgulho de ser amigo de Dr. Francisco Vani Bemfica, titular da cadeira de Direito Penal do 3º ano, falar sobre este mestre da FADIVA não é difícil, pois além de ter estado na magistratura contribuindo para o curso da justiça em nosso país, Dr. Francisco é um dos professores mais brilhantes; de um conhecimento como poucos do direito penal no Brasil, é de uma cultura ímpar, se já não bastasse ainda possui várias obras publicadas, obras estas que são utilizadas por várias faculdades de todo país; como a faculdade de Brasília. Gosto de brincar com ele dizendo que ele é o Max Weber da faculdade.O que, no fundo, é mesmo verdade.
Outra pessoa ilustre de nossa instituição é, sem duvida nenhuma, Dr. Morvan Acayaba de Resende, professor da cadeira de direito civil, além da experiência deste renomado advogado, sua cultura universal, como poucos, em nosso país, sendo uma pessoa pública ocupando dentro do legislativo cargos importantes, como no senado e na câmara dos deputados. Falar em FADIVA é falar em Dr. Morvan.
Dentro do Direito do trabalho temos o privilegio de ter aulas com um ser especial para todos da faculdade, o ilustre advogado de Três Pontas Dr. Mário Célio,que nos conduz pelos caminhos da CLT e das súmulas dos códigos, entre seus feitos dentro da faculdade o que mais me chama a atenção é a capacidade deste professor de conhecer todos os alunos por nome, parece fácil, mas, ele ministra aulas em salas de 80 alunos, sendo 3º ano e 4º ano com 2 turmas de cada um. Isto no período noturno.
Doutora Vania Bemfica, outro patrimônio da Faculdade de Direito de Varginha, pois sua contribuição vai além dos muros desta renomada instituição, . Dr. Vânia atua brilhantemente dirigindo com uma competência única a Superintendência de Ensino de Varginha, com grandes feitos como a Escola de base dentro da penitenciaria de Três Corações, onde está capacitando os detentos para uma nova vida, com mais dignidade fora da prisão. É responsável também pela implantação dos cursos técnicos e pré-vestibular, gratuitos, que foram implantados na Escola Estadual Targino Nogueira em Elói Mendes. Estes são alguns atributos desta mestra do ensino superior e de base que contribui para uma melhor formação dos cidadãos mais humanos e éticos cumprindo assim seu dever.
Temos também dois mestres da Oratória e do Direito, filhos da vizinha cidade de Campanha Dr. Laércio e Dr. Márcio Nogueira são ilustres professores de nossa instituição, contribuindo com a formação dos acadêmicos sendo titulares da cadeira de Direito Tributário, Direito Civil e Direito Administrativo.
Dr. Pablo, honra-me ser aluno dele este ano, sendo senhor de uma didática moderna e de uma capacidade de raciocínio como poucos na área jurídica, é um dos professores mais amados e mais temido na hora das provas em nossa instituição.
Um grande amigo e meu maior mentor, titular da cadeira de filosofia do Direito do 1º ano e de Ética do 5º ano, Dr. Aristides Ribas é um dos homens mais notáveis que já conheci em minha vida. De uma capacidade única de análise das teorias e dos pensadores; conhecedor de história sendo também sociólogo, jornalista, cientista político. Sem ele minha formação não seria a mesma..
Dr. Márcio Bemfica é renomado membro da magistratura e professor da nossa amada FADIVA, como outros é também temido na hora das provas, porém como seu pai, tem uma capacidade jurídica além do entendimento dos seus alunos, sendo assim, seus alunos tem que estudar muito para acompanhar seu raciocínio.
Outra assumidade dentro da faculdade é Dr. Gustavo, ilustre representante do Ministério Público de Três Corações, titular da cadeira de Direito Internacional, suas aulas são tão completas que costumo brincar que é uma aula de inglês de Direito e história ao mesmo tempo.
São tantos outros professores que nos encanta o conhecimento jurídico e social, como Dr. Aloísio, Dr. Paulo Henrique, Dr. Marco Aurélio Bemfica, Dr. Mário, Dr. José Fernando, Dra. Taís.
Não posso deixar de mencionar alguns que já passaram pela querida FADIVA como Dr. Paulo César e Dr. Ricardo Acayaba deixando uma lacuna e saudade de suas aulas, do conhecimento vasto e da amizade deixada em nosso convívio.



Conclusão


Falar em faculdade de Direito de Varginha é falar nestes mestres. Sem eles o conhecimento jurídico do Sul de Minas, nunca seria o que é hoje. Sendo um patrimônio de todos nós estudantes além de professores e funcionários; construindo assim, uma segunda casa para todos os que tem o privilegio de estar nesta instituição, trabalhando ou cursando a Graduação.
Agora, em 2010 o curso de Pós Graduação, aumentando assim a família FADIVA.
Por fim, aos nossos professores, que são os nossos espelhos na vida jurídica e acadêmica fica um grande abraço e um muito obrigado por tudomuito obrigado por conviver este 5 anos, dentre todos alguns em especial como ; Dr. Rafael, Dr. Rodrigo de Santana da Vargem, Dr. Paulo de Paraguaçu, Dra. Rosa, Dr. Nilmar de Lavras ,Dra Lívia,Dr Mariana,Dra Roberta,Dr PauloHenrique de Boa Esperança e tantos outros de nossa turma de curso, que são hoje o 5ºano B.
.