Para emagrecer não basta fazer muito exercício ou adoptar uma dieta rigorosa. Aumentar o exercício sem alterar o consumo de alimentos não basta para emagrecer. Por outro lado começar a fazer uma dieta muito pobre em calorias poderá não ser adequado. Passado pouco tempo o nosso corpo entra em modo de economia e vamos deixar de perder o peso que estaríamos à espera.

Na realidade os dois factores anteriores fazem parte da mesma equação. O importante para perder peso gira à volta do que é chamado o balanço energético. As variações de peso estão dependentes de três coisas, do metabolismo do indivíduo (quantidade de calorias necessária para manter as suas funções básicas de vida), do número de calorias queimadas com a sua actividade física diária e do número de calorias que ingere.

A Taxa Metabólica de Repouso – TMR é responsável pelo consumo de cerca de 70% das calorias de um indivíduo. Os restantes 30% são queimados na actividade física que desenvolve. A TMR é o número de calorias necessário para manter as funções básicas do seu corpo e depende de factores genéticos, sexo, idade, factores ambientais, composição corporal e do seu nível de actividade física. A TMR é maior se for mais activo e se o seu corpo tiver maior massa muscular.

É também por isso que é importante o seu plano de treino para os seus objectivos de emagrecer. Quanto maior for a sua actividade e maior for a sua massa muscular mais calorias queima mesmo quando está em repouso!

O número de calorias dispendidas num determinado exercício depende de muitos factores de entre os quais podemos destacar o peso, a intensidade e tipo de exercício, a sua eficiência metabólica e o ambiente que o rodeia.

O seu plano alimentar é o terceiro factor importante. Permite controlar o número de calorias que ingere. Deve-se controlar todas as calorias ingeridas. Pelo facto de estar a comer menos gorduras e açucares não significa que não esteja a comer demais. O número pode ser tão elevado que seja impossível emagrecer sem aumentar a carga de exercício.

Um dos factores extremamente importantes para ter sucesso e emagrecer prende-se com o facto de manter um registo de tudo. Crie um diário ou uma agenda onde registe para além dos seus objectivos, todos os exercícios que realiza diariamente, todos os alimentos que ingerir e todas as emoções que for sentindo. Este diário vai-o ajudar grandemente na sua cruzada para perder peso.


Luis tem escrito artigos e criado websites nos ultimos 2 anos. Venha visitar o seu ultimo website em http://www.windowbirdfeeder.org/ que ajuda as pessoas a encontrar os melhores window bird feeder e fornece informação sobre alimentar aves selvagens.