A onda do “faça você mesmo” já chegou às produções de casamento. Diversos blogs espalhados pela internet dão dicas de como é importante dar aquele toque próprio em uma cerimônia tão especial. Do espaço para eventos até às lembrancinhas: tudo pode ter um dedinho dos noivos.

É claro que o casamento prontinho, que sai direto do formo para o altar, ainda é muito comercializado, mas se deparar com as readaptações desse passo-a-passo profissional, também está em alta.

Segundo a diretora da Martha Stewart Weddings, dos EUA, Darcy Miller, muitas coisas no casamento podem ser transformadas conforme a essência do casal, utilizando peças e produtos inimagináveis. “É possível dispor bandeirinhas em canudinhos de plástico. Hoje, existem até kits de guardanapos com pompons”, explicou.

Mas é claro que nenhum casamento pode ser totalmente elaborado dentro da filosofia do “faça você mesmo”, pois uma cerimônia como esta exige muitos detalhes e muito trabalho. Seria quase impossível customizar ou colocar nossas impressões em todos os detalhes da festa. Por isso, o mais interessante pode ser a divisão de tarefas.

Simon Davenport, músico e redator da Macy’s, se casou no último 17 de maio com Lily Thorne, gerente de merchandising da Bird, uma butique do bairro do Brooklyn, em Nova York. A celebração do casal aconteceu no celeiro e a festa foi realizada graças aos amigos dos noivos. Mas como pode isso?

Os nubentes criaram uma lista dando uma tarefa diferente para cada convidado: fazer o bolo de casamento; prepara o jantar; criar as lembrancinhas... O pai do noivo, Peter, que é carpinteiro, ficou responsável por esculpir em nogueira maciça os números das mesas com uma serra de fita.

Para os arranjos centrais da cerimônia, pedaços de musgo e samambaias foram colhidos do bosque de um amigo, que também contribuiu com alhos-selvagens - misturados depois com cogumelos em tortinhas e servidos durante o evento.

Mármores arrancados de um riacho serviram como pilares rústicos ao lado das mesas, junto de outras pedras que os noivos receberam de alguns convidados durante o chá-de-casa-nova, feito dias antes do casório.