Faça o que tem que ser feito: E não apenas o que lhe pedem
 
Faça o que tem que ser feito: E não apenas o que lhe pedem
 


Faça o que tem que ser feito: E não apenas o que lhe pedem.
NELSON, Bob. Rio de Janeiro: Sextante, 2003. 136 p. ISBN: 8575420496.

Por Bruno Ferreira

O que toda empresa espera de seus colaboradores é que estes assumam os valores da empresa e passem a dar o máximo de si para o alcance dos objetivos corporativos. O que Bob Nelson chamou de Expectativa Suprema. Seu livro aborda questões sobre como ser valorizado no trabalho, como desenvolver suas habilidades e, ainda, qual a melhor maneira de fazê-lo (o próprio trabalho).
Os mais modestos cargos que ocupamos durante nossa vida profissional pode reservar grandes oportunidades de crescimento e aprendizado. As mais simples tarefas, quando realizadas com dedicação e de maneira espontânea, são percebidas e contribuem positivamente para a formação do seu perfil profissional pelos gerentes e demais superiores.
O livro encoraja a iniciativa, mas alerta que deve-se sempre ter cautela na hora de revelar uma boa idéia, pois nem todos irão adorá-la com a mesma energia, e em muitos casos, pode ser motivo de desconfiança e inveja. Por isso é necessário que antes seja elaborado um esquema prático para a sua implementação e uma análise um pouco mais detalhada para que seja possível recrutar pessoas que possam ajudá-lo na apresentação e defesa da sua idéia.
Um mandamento corrente no meio profissional é que você nunca deve agir às escondidas. Mas você tem total liberdade para atuar em defesa dos interesses da empresa. O livro não encoraja ninguém a tomar a iniciativa de uma idéia que tem manifestada discordância da chefia. Quando uma idéia é rejeitada, você deve analisá-la mais profundamente e buscar ajuda técnica para melhorá-la em pontos específicos. Assim, no momento oportuno, ela poderá ser reapresentada com mais elementos que reforcem sua eficácia.
O desenvolvimento de suas habilidades no trabalho pode proporcionar-lhe mais satisfação e mantê-lo motivado no emprego.
Ao ser atendidas as expectativas, a conseqüência será a recompensa suprema. As pessoas gostam de ser recompensadas e é isso que as motiva na busca da excelência nas suas atividades realizadas diariamente. O trabalhador que se sente reconhecido no seu trabalho, permanece mais a vontade para desenvolver suas habilidades ao mais alto grau (o que por si só já é uma grande conquista), e isso na maioria das vezes vem acompanhado de uma recompensa financeira.
 
Avalie este artigo:
(2 de 5)
22 voto(s)
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Leia outros artigos de Bruno Ferreira Lima Pereira
Talvez você goste destes artigos também
Sobre este autor(a)
Graduando em Administração pela Universidade Federal do Ceará
Membro desde novembro de 2010
Facebook
Informativo Webartigos.com
Receba novidades do webartigos.com em seu
e-mail. Cadastre-se abaixo:
Nome:
E-mail: