Incrível, cada vez mais as pessoas estão reclamando de tudo, demonstrando assim o descontentamento que trazem consigo, com a vida e com o mundo. Então, quando se refere a trabalho e relacionamento, parece que a coisa piora. E o pior de tudo isso, que sempre o outro é responsável pela situação estar ruim. Este outro pode ser o chefe que exige demais, o colega que não faz nada, só quer levar vantagem, o ambiente que não é bom. Também pode ser o marido ou a esposa que não é compreensivo, que é intolerante, que reclama quando as coisas estão fora do lugar e por aí vai. O namorado que não lhe dá a atenção que gostaria, e até mesmo os amigos que não lhe compreende. Agora, a pessoa que está reclamando não consegue parar e pensar se o problema não está com ela.

O tempo que passa reclamando, a pessoa poderia estar fazendo algo para mudar essas situações que lhe incomodam e que podem estar lhe gerando sofrimento psíquico. A primeira coisa a fazer é analisar porque desse descontentamento com os outros. Será que realmente é com os outros ou consigo? Isso não é algo muito fácil de fazer, já que teremos que colocar o nosso ego de lado com suas vaidades e orgulho, permitir que a humildade tome conta de nós, a fim de avaliarmos o que realmente está acontecendo.

Reclamar não resolve, pois ninguém poderá fazer nada pela pessoa, a não ser ela mesma, pois trata-se de uma questão comportamental. No entanto, é preciso entender, que ás vezes, as pessoas tem um ganho secundário em reclamar, não conseguindo, portanto, fazer algo para mudar. Se tomar uma atitude em relação à situação que incomoda, do que irá reclamar depois? Isso poderá acarretar um vazio em sua vida, já que o reclamar é o que lhe sustenta.


Quanto mais a pessoa reclama, pior fica a situação, pois os pontos percebidos como negativos começam a ficar muito fortes e o nível de insatisfação aumenta proporcionalmente. Chegando ao ponto que ir ao trabalho ou ter que conviver com o cônjuge, com as pessoas do seu ciclo de relações se torna algo aversivo. Fazendo com que a pessoa acabe se isolando e muitas vezes desenvolvendo um quadro de depressão, por se sentir só, discriminada, desvalorizada.

A solução para isso é simples, basta à pessoa realmente querer resolver o problema. Para isso, precisa assumir que não está satisfeito com a situação, com o tipo de vida que leva, que precisa mudar e que para tanto, é necessário tomar uma atitude, saindo da sua zona de conforto. Acreditar que o outro poderá mudar e que aí tudo ficará melhor, isso é um tanto pueril. O necessário é que a pessoa assuma uma posição frente a sua vida, que se conscientize que ela é a única responsável pelas coisas boas e ruins que lhe acontecem. Lembrando que nada tem valor na nossa vida, a não ser aquele que damos. Que pare um pouco de reclamar e reflita sobre as coisas que estão lhe incomodando. Analisando o seu comportamento, vendo o que precisa mudar. Percebendo que o reclamar não está lhe levando a lugar nenhum.

Pare de depositar no outro as suas frustrações, os seus desconfortos, os seus sentimentos de menos valia, de coitado. Lembre-se que o outro é apenas um reflexo do que você é. Ele é o seu espelho, por isso, examine tudo aquilo que lhe desagrada no outro e use para aprimorar o seu autoconhecimento. Perceba o outro, não como seu rival, mas como aquele que lhe oportuniza se conhecer melhor.