Extrapolação ou interpolação?

Estes termos são muito empregados na linguagem científica enm várias áreas do conhecimento. Qual seria a diferença básica entre elas?

A interpolação provém da junção de duas palavras, são elas: inter e pólo. A primeira significa “entre” algo. Assim, fala-se em campeonato interclube, ou seja, entre clubes. A segunda palavra significa ponto ou região.  Assim, interpolar significa estabelecer valores entre dois ou mais pontos que temos medições. Por exemplo, se em um terreno temos uma região no solo com a concetração de chumbo de 100 ppm e, a cerca de 10 metros de distância dela, uma outra região com 50 ppm. Poderíamos assumir que a região entre os pontos medidos apresentaria uma concentração entre as duas regiões que conhecemos, isto é, de 75 ppm (100+50= 150à 150/2 = 75). Perceba que não medimos a concentração de chumbo nessa região entre pontos conhecidos. Simplesmente estabelecemos um critério (o da média) para tentar predizer qual seria o valor da concentração de chumbo entre as duas regiões de concentração conhecida. Isso é conhecido como interpolação.

Por outro lado, o termo extrapolar provém da junção de duas palavras, a saber: extra e polo. Como vimos, pólo significa ponto ou região. Extra, por sua vez, significa que vai além. Dessa maneira, extrapolar significa ir além do ponto ou região em que temos uma informação. Assim, se em um terreno temos uma região no solo com a concetração de chumbo de 100 ppm. Se somente temos esse ponto com a concentração realmente medida e dizermos que todo o solo do terreno tem a concentração de 100 ppm de chumbo, estamos realizando uma extrapolação.

Com esse pequeno texto, o conceito de extrapolção e interpolação talvez tenham ficado mais claros.

Preparado a partir de:

PORTO, R.L.; ZAHED FILHO, K.Z.; SILVA, R.M. Medição de vazão e curva-chave. São Paulo: Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, 2001.