Bertioga, no litoral paulista, recebe no mês de outubro a tradicional Exposição de Orquídeas e Bromélias, no Forte São João, principal ponto turístico da cidade. Este ano será a sétima edição do evento e proporciona a exposição das mais belas espécies dessas flores, com a expectativa de atrair cerca de duas mil pessoas.

Com acesso livre no Parque dos Tupiniquins, localizado na Avenida Vicente de Carvalho, o evento caracteriza-se não somente pela exposição, mas também pela venda de espécies naturais brasileiras e estrangeiras, onde os visitantes podem comprar flores cultivadas por cerca de dez entidades de diversas regiões.
No primeiro dia acontece o julgamento das plantas, sendo escolhidas as melhores espécies brasileira, estrangeira e híbrida. 
Os três dias contam com uma atividade especialmente feita para as crianças: as oficinas de pintura de orquídeas em cartões. O Núcleo Orquidófilo (NOB) de Bertioga e a Secretaria do Meio Ambiente também ealizam a reintrodução de orquídeas no Parque dos Tupiniquins, onde são reintroduzidas cerca de 40 plantas da espécie purpurata nas árvores do local.
Também acontece o projeto Música é Cultura, em parceria com o Sesc, além de outras programações previstas, como a realização de palestras técnicas e oficinas ecológicas sobre preservação, manejo sustentável e cultivo de orquídeas e bromélias. As atividades são abertas à comunidade em geral e as inscrições devem ser feitas no local.
A iniciativa do evento é do NOB e do Círculo Paulista de Orquidófilos (CPO), em parceria com a Prefeitura do Município e por meio da Secretaria de Meio Ambiente. Há seis anos a Exposição tem sido sucesso, e conta inclusive com a distribuição gratuita de uma revista especializada sobre o assunto ao público, um diferencial que faz com que o interesse cresça cada vez mais. Para maiores informações sobre restaurantes e pousadas em Bertioga acesse http://www.roteirodeturismo.com.br/hoteis-e-pousadas/sao-paulo/bertioga/