Data: 2 de Julho até 11 de Outubro de 2009

Exposição de foto - Roberto Capa

Roberto Capa é um dos maiores fotógrafos do século vinte. O Museu Nacional Húngaro comprou quase mil peças das obras do fotógrafo, de que 48 foram evoluídas pelo artista próprio.

Porque é a obra de Roberto Capa tão significativa para nós, húngaros? Porque o fotografo – como muitos outros entre as pessoas importantes da história da humanidade, é nascido de Húngaro em Budapeste, sob o nome de Endre Ernő Friedmann. Desde 1930 ele estava muito interessado pela fotografia, mais que nada tirando fotos para a agência Dephot em Berlim. Depois de mudar para Paris, a cidade das artes, ele encontra amigos como André Kertész, Cartier-Bresson. Foi também em Paris onde ele se encontrou com o seu eterno amor, com a linda fotógrafa Gerda Taro.

O nosso artista se dedica mais e mais profundamente a fotografia, e escolhe o nome de Roberto Capa. Como repórter de guerra, fotojornalista de guerra ele participa na Guerra Civil da Espanha, depois emigra para os Estados Unidos. Na Segunda Guerra Mundial passa em todas as batalhas da Europa e torna-se sinônimo de fotojornalismo de guerra. Junto com uns amigos fundou a agência de fotos Magnum. A última das suas viagens foi para Vietnã, trabalhou mais uma vez na plena de batalha, onde morreu após de pisar uma mina terrestre.

Como repórter de guerra as suas virtudes foram dureza, sentido violente de chegar até o lugar do acontecimento, sensibilidade de ter olho para escolher e compor o tema. Ele teve que sofrer muito durante as grandes guerras, e podia tomar partido dos refugiados ou feridos. O seu slogan foi: "se a foto não está suficientemente boa, é porque você não está suficientemente perto”. Ele viu a morte de um militante (e fez uma das suas fotos mais famosas: “A morte dum Militante”), e estava no meio da guerra da Indochina, quando a mina fatalmente explodiu.

O público de Budapeste já viu uma seleção de 30 fotos

Entre o 6 e 15 de Março de 2009, no Museu Nacional Húngaro, o público de Budapeste já viu uma seleção de 30 fotografias. A grande exposição de envergadura da coleção será no 2 de Julho no Palácio de Artes, no Museu Das Arte Modernas Ludwig e pode ser visto até o 11 de Outubro. A partir de Novembro os organizadores planejam uma exposição viajante de fotos selecionadas em várias cidades na Hungria.