RESUMO

 Com o objetivo de adquirir o conhecimento sobre poríferos e Platyhelminthes, foi utilizado métodos lúdicos em sala de aula: jogos interativos e a exibição de vídeo. Utilizou-se também exercícios em forma de quiz, a fim de explorar os assuntos. Na apresentação será exposta uma visão geral do tema e falaremos da importância ecológica, características, filogênia, curiosidades e associações com os vegetais criptogâmicos. Os procedimentos didáticos serão divididos em momentos diferentes. O primeiro passo constituírá da explanação do conteúdo, por meio de uma apresentação de slides e um vídeo; o segundo passo ocorrerá com os jogos interativos (parte lúdica); o terceiro passo foi à leitura do cladograma.

Porífera: "Animais filtradores e sedentários, que se utilizam de uma única camada de células flageladas para bombear água através de seu corpo" (BERGQUIST, 1980).

Platyhelminthes: São conhecidos genericamente como “vermes” achatados e consistem em três classes: Turbelários, trematódeos e cestódeos.

Palavras-chave: conhecimento dinâmico, interatividade, poríferos e Platyhelminthes.