Define-se pelo modelo produtivo, inventado no século xx pelo empresário Henry Ford, cujo grande objetivo a fabricação em massa de carros.

 Implantado em 1914, com objetivo de modernizar sua indústria de automóvel, criado em defesa da linha de montagem.

O grande objetivo de Henry Ford modernizar a  indústria e transformá-la com maior competitividade.

Com efeito, objetivando tal propósito, com a criação do sistema procurou reduzir o máximo os custos da produção.

Tendo como perspectiva o barateamento  possibilitando maior competividade de mercado. Portanto, aumentando naturalmente o número de consumidores.

Quando foi introduzido à produção em série, uma esteira rolante, possibilitando com tal estratégia levar à linha de montagem as peças.

Cada operário conduzia pequena etapa da  produção não precisando sair do local de seu trabalho, com isso não perdia tempo na fabricação.  

Tal mecanicidade possibilitou grande velocidade ao desenvolvimento de carros, favorecendo menor utilização da mão  obra na elaboração.   

Por outro lado, o trabalhador não precisava ser muito especializado, pois tinha como função cumprir parte do processo.  

O operário desenvolvia apenas sua função na produção global, sem ter sequer ideia de como efetivava o mesmo.

O Fordismo foi o grande modelo produtivo desenvolvido em todos os setores da economia liberal, prevalecendo pelo menos do ponto de vista da organização aos nossos dias.

  A produção em massa nascida no século xx, aplicada aos diversos setores da indústria.  

 A partir dos anos 80 do século passado  o Fordismo em parte entrou em crise, surgindo um novo modelo produtivo, designado por Toyotismo no Japão.

Portanto, com maior resultado, será explicitado em outro artigo explicado  posteriormente.

No Entanto,     o Fordismo é de fundamental importância para os empresários, sobretudo, para o capitalismo, aos trabalhares geraram problemas de ordem  diversas.  

O Fordismo para os operários, os principais problemas, o desgaste, trabalho repetido diariamente,  provocando inclusive transtornos psicológicos.  Sem visão ou orientação no mecanismo global da produção.

A baixa qualificação do trabalho, o funcionário aprende apenas apertar os parafusos.

 O sistema também em busca de competividade possibilitou a prática de baixos salários, como forma de reduzir gastos, impondo a mercadoria no mercado.  

Professor: Edjar Dias de Vasconcelos.