Islamismo.

A etimologia Islã significa como teoria resignação, submissão a Alá o Deus da religião dos árabes, os que obedecem a Alá, tido como o único Deus, aqueles que aceitam a fé do islamismo, são denominados de Islâmicos ou muçulmanos ou ainda maometanos.

O livro sagrado deles é o Alcorão, foi escrito em árabe, nos anos 610 a 632 depois da nossa era, representa para os islâmicos o mesmo que a Bíblia significa para os cristãos.

 É uma síntese de tudo que foi revelado pelo Deus do islamismo, Alá a Maomé. Historicamente Alá é o grande Deus do povo Islâmico, como Jesus para o cristianismo, tem bases semelhantes nas suas origens.

O Islamismo teve início no século VII, muito rapidamente se difundiu entre as tribos árabes, o que levou a unificação favorecendo posteriormente na criação dos Estados árabes.

 O princípio da religião como Deus único  favoreceu na unificação dos povos do oriente, do mesmo modo como aconteceu com o cristianismo com a expansão do império romano, posteriormente as colonizações desenvolvidas com Estados cristãos europeus.  

A região islâmica é sem dúvida hoje, a que mais cresce, por diversos motivos, por ser muito fechada, não ter aceitação da cultura ocidental.

 Portanto, não tem abertura para com a Filosofia ateia e muito menos com o desenvolvimento das Ciências da natureza. No atual instante da história existe no mundo, mas de 1,3 bilhões de muçulmanos.

O islamismo originou na península arábica. Formada por diversos povos de etnias diferentes, entre esses povos podemos enumerá-los: semitas, árabes, hebreus, assírios, fenícios e aramaicos.

A sociedade era organizada na forma tribal, sem organização política, nem mesmo constituía-se em Cidades Estados, como fora na velha Grécia. As tribos eram divididas em vários clãs com suas unidades familiares.

A cidade de Meca, centro importante, onde realizava o comércio e local onde os povos das diversas tribos encontravam.

Foi nessa cidade que Maomé iniciou sua pregação.  Exatamente  lá que construiu a Caaba, o que significa templo de Deus.

Nesse mesmo local encontra se uma grande Pedra de cor negra, que segundo uma visão mitológica foi conduzida do céu a serviço de Deus pelo anjo Gabriel a pedido do profeta Abraão.

 Essa mistura de conceitos da religião islâmica com a tradição do povo hebreu, explica se pela as diversidades das tribos.

Os povos árabes foram responsáveis pela divulgação da religião islâmica. A expansão da fé muçulmana terminou-se por islamizar muitas outras tribos não árabes.

 Como os turcos e os persas, posteriormente ao próprio ocidente como os espanhóis, português, por ultimo parte do continente romano, o que posteriormente foi recuperado pelo cristianismo.

O resultado dessa prática, que os mulçumanos são a maioria da população dos países árabes, os maiores países islâmicos são de populações não árabes.

Países como: Indonésia 160 milhões de islâmicos, o Paquistão mais de 100 milhões, a Índia mais de 90 milhões, por último Bangladesh com 85 milhões.

O islamismo solidificou dos anos 570 a 632 depois da nossa era. Possibilitaram grandes divisões dos seus seguidores, as etnias denominadas de xiitas e sunitas, mas existem no interior da própria religião outras tendências de menor etnia religiosa.

As diferenças entre essas etnias: Os sunitas seguiram o alcorão, o conjunto dos ensinamentos do profeta. Esse conjunto foi denominado de Suna. Uma composição de verdades que estão no alcorão. As verdades reveladas ao profeta por Alá.

Os xiitas entendia que o líder político e religioso deveria ser descendente direito de Maomé, também admitia que só alcorão é a  fonte de verdade.

Eles eram contrários à ocidentalização da fé e da política, tudo que vem do ocidente é satânico. Os sunitas são 85% da população, os xiitas apenas quinze por centro.

 Os xiitas são maioria em poucos países como o Irã, o Iraque e o Bahrein. Motivos de diversos conflitos políticos de ordem religiosa.

Para o muçulmano, não pode nem deve haver conflito entre a política e o mundo espiritual. O mundo político deve submeter-se ao espiritual e a ele deve se adequar.

O mundo islâmico é constituído por uma só nação dizia o Profeta. O islamismo é monoteísta e o muçulmano verdadeiro tem quatro deveres básicos a cumprir.

 Fazer orações cinco vezes ao dia, voltado para MECA. Jejuar, não beber, nem fumar, evitar relações sexuais,  no mês sagrado Ramadã. Dar sempre  esmolas de acordo com o que ganha. Ir a Meca pelo menos vez por ano.

 Sem praticar essas recomendações será muito difícil ter a proteção de Alá e não terá a salvação da alma.

Edjar Dias de Vasconcelos.