Adelino Quaresma de Amorim Neto
Licenciatura Plena em Química
Universidade Federal do Piauí ? UFPI

Aliar a teoria à prática no ensino de ciências nas escolas de ensino fundamental e médio é um grande desafio que precisa ser trabalhado, principalmente, pelos educadores.
Segundo Hodson (1988, cit. Dourado, 2001), a prática é toda e qualquer atividade em que o alunado se envolva sendo eles os sujeitos agentes nos seus diversos domínios, seja cognitivo, afetivo e psicomotor. Ou seja, um conceito que abrange muito mais que a construção de conhecimentos dos mesmos.
Pensando na dimensão desse conceito e na busca de ajuda a educadores que alegam a inexistência de laboratórios ou a falta de materiais para o desenvolvimento dessas práticas, criamos esse com uma prática simples de custo bem baixo que será descrito a seguir.
Materiais:
 6 velas, em média
 Vinagre
 Bicarbonato de sódio
 Fogo
 Jarra de vidro ou plástico

Procedimentos:
Coloque as velas enfileiradas, logo após, acenda as velas, em seguida coloque o vinagre dentro da jarra e dentro da jarra contendo o vinagre coloque de duas (2) a três (3) colheres de bicarbonato de sódio.
Percebe-se que o vinagre começa a ferver. Isso acontece justamente por que ocorre a reação:
NaHCO3 + H3CCOOH -> H3CCOONa + H2CO3.
Devido à instabilidade do ácido carbônico, o mesmo de decompõe como mostra a reação:
H2CO3 -> H2O + CO2
Enquanto estiver acontecendo essa reação faça um movimento de "derramar" da jarra o líquido, contudo não derrame a mistura nas velas. Passe somente a jarra por cima das velas acessas e verá que, como um passe de mágica, as mesmas vão se apagando a medida que você faz o movimento.
Mas, nada de mágico, isso acontece pelo fato do CO2 liberado ser mais denso que o oxigênio e ao ser "derramado" sobre as velas ele corta o suprimento de O2 que como sabemos, é um componente indispensável para que ocorra a combustão. Sem O2 não há combustão.
No tocante, concluímos que, as práticas nas escolas não estão restritas a existência de laboratórios. Em simples experiências como essa, levamos os alunos a uma realidade que se ensina teoricamente. Deixamos a sugestão para que educadores desenvolvam metodologias que possibilitem as práticas simples e de baixo custo financeiro, contudo, com grande valor pedagógico e consequentemente, de contribuição imensurável na construção de conhecimentos do alunado.

Referências Bibliográficas
Hodson (1988, cit. Dourado, 2001
http://www.artigonal.com/quimica-artigos/experiencias-de-baixo-custo-para-ensino-de-ciencias-473725.html
http://www.bicodocorvo.com.br/wp-content/uploads/2009/05/experimentos-3.jpg
http:www.proformar.org/revista/edicao_13/ensino_exp_ciencias.pdf+ensino+de+ciencias+experimentais+nas+escolas&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEEShBzUatOm-DW-