FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIENCIAS, EDUCAÇÃO E LETRAS - FACEL

Curso de pós Graduação em: Docência do Ensino Superior

Estudante: Claudio José Bezerra de Aguiar

Pólo: Teologia

Data de início: 20/ 03/ 13

Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento Religioso e Aconselhamento na Escola

Data de entrega: 03/10/13

 

 

EXPERIÊNCIA RELIGIOSA NO DESENVOLVIMENTO HUMANO

 

      

A experiência religiosa é um fator contribuinte para o desenvolvimento humano. A psicologia por estudar o desenvolvimento humano pode trazer contribuições significativa para compreensão da religião no desenvolvimento humano.

A psicologia como ciência, visa estudar o homem e suas faculdades mentais. Para a partir delas mostrar diretrizes que possibilitem uma maneira melhor de enfrentar a vida. Para psicologia todos os acontecimentos humanos estão relacionados com a psique (BOCK, 2013), sejam eles de ordem natural ou religiosa.

Observando o desenvolvimento humano, percebe se em sua característica, de uma forma sucinta, pode ser atribuída pelo nível de crescimento e interação com outros indivíduos, considerando os fatores de relevância para uma maneira de viver melhor (DESSEN, 2008, p11).

Doutro modo, a religião surge de necessidades específicas, visando dar soluções a problemas específicos. Tácido da Gama Leite filho explica que religião é universal, e necessita ser de ser vista sobre vários aspectos. Contudo, ela se aplica nos mesmos valores do desenvolvimento humano. O psicólogo observa a relação dos sentimentos, dos pensamentos na criação e desenvolvimento da religião (1993, p9). A experiência religiosa é a ocupação do pscicologo no evento religioso.

Depois de pscicólogos chegarem a conclusão de que o evento religioso não passa de criações psicas do homem, como Freud que afirmou ser a religião um distúrbio mental, estudos recentes na área de psicologia mostram que a religião sendo verdade ou não, é capaz de produzir nas pessoas eventos, atitudes e comportamentos que não podem ser entendido naturalmente, como curas e milagres inexplicáveis pela ciência (PEREIRA, 2008).

Psicólogos afirmam que independente da origem religiosa, os efeitos causados por ele são interessantes e dignos de atenção. A fé, uma atitude que leva a pessoa a colocar sua confiança em algo que na maioria da vezes não conhece, um fator que leva as pessoas a buscarem dentro de si mesmas forças que trazem resultados que normalmente não poderiam ser alcançados sem ela. As pessoas tem potenciais dentro dela que muitas vezes necessitam da religião para despertarem, pois nenhum outro método poderia ter a mesma eficácia.  (PEREIRA, 2008).

A experiência religiosa muda a vida das pessoas que passam por ela. Inegável são os testemunhos de pessoas que realmente tiveram uma experiência, como ladrões, homossexuais, prostitutas, e muitas famílias destruídas que tiveram suas vidas restauradas após um encontro no evento religioso. A psicologia mostra que a experiência religiosa desperta nas pessoas os seus potenciais que estão esquecidos ou adormecidos dentro delas. A experiência religiosa ativa estímulos que atribuem ao organismo força para suportar e superar eventualidades quase que invencíveis. Assim ela contribui com o desenvolvimento humano, levando as pessoas à outro passo de aproximação com os demais seres humanos.

A partir do momento que a psicologia, como muitas outras matérias começam a entender que religião não é algo maléfico, e passam a olhar de maneira diferente para ela. Podem usufruir dos benefícios que uma experiência religiosa pode trazer tanto para o vivente da de tal experiência como para o observador. Porque a religião verdadeira não impõe denominação, legalismo ou radicalidade, mas leva as pessoas à um encontro com algo que está além de sua concepção, um viver em amor com todos, em respeito, união e ajudando uns aos outros. Se fala, além das concepções, pois percebe se que muitas religiões pregam esses valores, mas poucas vivem. No entanto, não se deve considerar apenas os eventos negativos da religião, mas o eventos positivos que contribuem para o crescimento do indivíduo e da sociedade.

 REFERÊNCIAS 

BOCK, Ana Maria. Psicologia e psicologias. Disponível em: < http:// http://mentor.celer.com.br/Anexos/15980_7169.pdf> Acesso em: 06 ago. 2013.

DESSEN, Maria Auxiliador et. al. A ciência do desenvolvimento humano: tendências atuais e perspectivas futuras. Porto Alegre: ARTMED, 2008.

FILHO, Tácido da Gama Leite. Origem e o desenvolvimento da religião: a religiosidade primitiva. Rio de Janeiro: JUERP. 1993

PEREIRA, Daniela Martins. Espeirência religiosa da fé e desenvolvimento humano. 2008. 14p. Trabalho de conclusão de curso ( Bacharel em Psicologia)- Universidade São Fracisco, São Paulo, 2008.