EXPERIÊNCIA COM O ENSINO DE POLIEDROS
POR MEIO DA CONSTRUÇÃO DA BOLA DE FUTEBOL

EXPERIENCE WITH TEACHING POLYHEDRA
THROUGH THE CONSTRUCTION OF SOCCER BALL


Autor Justino Domingos Gonçalves
Co-autora Sonia Maria dos santos filho

Resumo

O presente trabalho pretende mostrar a viabilidade do processo de ensino e aprendizagem dos poliedros por meio de situações envolvendo a construção da bola de futebol com materiais manipuláveis. Assim, tomamos por base a seguinte questão motivadora: que tal construir uma bola de futebol com palitos para aprender os poliedros? Por meio desta questão, foi nossa intenção despertar o interesse por parte dos alunos, para eles contribuírem durante todos os momentos, inclusive durante a construção da bola de futebol. Participaram deste trabalho, cinco alunos do segundo ano do Ensino Médio do Colégio CESC em Barra do Bugres/MT. Por meio dos episódios de ensino realizados, constatamos que foi possível trabalhar de forma diversificada e atraente, combinando geometria ? poliedros e bola de futebol. Com as atividades propostas, os alunos interagiram ativamente durante os episódios de ensino acontecidos no Laboratório de Ensino da Matemática, construindo o conhecimento sobre os assuntos estudados.

Palavras Chaves: Poliedros Regulares - Conceitos Matemáticos ? Materiais Manipuláveis Bola de Futebol.

Summary

This study aims to show the feasibility of teaching and learning of polyhedra through situations involving the construction of the soccer ball with manipulatives. Thus, we approach the question motivating: what about building a soccer ball with sticks to learn the polyhedra? By this point, our intention was to awaken the interest of students, so they contribute at all times, including during construction of the football. Participated in this study, five students in their second year of high school in the College Bar Bugres CESC / MT. Through the teaching episodes made, realizing that it was possible to work in a diverse and attractive, combining geometry - polyhedra and football. With the proposed activities, the students interacted actively during the teaching episodes occurred in the Laboratory of Mathematics Teaching, building knowledge on the subjects studied.

Keywords: Regular Polyhedra - Mathematical Concepts - Manipulatives Football.


1. Introdução

Neste trabalho objetivamos explorar e investigar os poliedros, principalmente os de Platão, tendo como meta a construção da bola de futebol, surgindo esta última como um elemento do desejo e da cultura dos alunos.
Utilizamos alguns conceitos de Geometria (poliedros e polígonos) porque estes contribuem para a aprendizagem da matematização da realidade e para a realização de descobertas que sendo feitas com os próprios olhos e mãos são mais convincentes e surpreendentes. Escolhemos este tema, pois a utilização de materiais diferentes do tradicional no ensino de poliedros por meio da construção da bola de futebol, que muito representa para o povo brasileiro, contribui para um ambiente de aprendizagem agradável e participativo para os alunos.
Posturas investigativas e elementos constantes de correção, na prática do ensino de Geometria, constituem-se, a nosso ver, fatores básicos para se conhecerem e inferirem princípios que sustentem uma aprendizagem mais significativa no Ensino Médio. Essa experiência centrou-se no olhar dos alunos sobre seus interesses, suas participações e compreensões e, conseqüentemente, o grau de sua aprendizagem, pois a aquisição do conhecimento foi trabalhada de maneira dinâmica na sala de aula.


3. Dinâmica Metodológica dos Episódios de Ensino

A dinâmica metodológica que utilizaremos com os alunos será distribuída em quatro momentos distintos, mas que se complementam:
(i) entrar em contato (combinação do contrato de trabalho) tomando por base a seguinte questão motivadora: que tal construir uma bola de futebol com palitos para aprender os poliedros? Assim, é nossa intenção despertar o interesse por parte dos alunos, para eles contribuírem durante todos os momentos, inclusive durante a construção da bola de futebol.
(ii) estudar os poliedros regulares;
(iii) construir a bola de futebol e discutir sobre os conceitos geométricos envolvidos na planificação da bola de futebol;
(iv) Refletir em conjunto (Professores e alunos) sobre o trabalho realizado e sobre o processo de ensino e aprendizagem da Geometria com o auxílio de materiais manipuláveis.

FOTO1: Justino ? Ministrante da Oficina Construção da Bola de Futebol e os Poliedros


6. Considerações Finais

O processo de ensino e aprendizagem desenvolvido foi regulado com base nas observações das reações dos alunos. Através destas reações fizemos algumas conjecturas que mereceram a nossa atenção. Dentre estas, destacamos:
A construção da bola de futebol se apresenta como um forte elo que aproxima a realidade do aluno dos conteúdos matemáticos;
O campo conceitual ? Poliedros de Platão ? apresenta-se como adequado para se trabalhar geometria no Ensino Médio;
As tarefas que envolviam organização, sistematização e formalização de conteúdos matemáticos ajudam na realização de tarefas interdisciplinares;
Os participantes envolvidos nesta experiência evoluíram ao longo do percurso (ação de formação, intervenção e reflexão crítica dos resultados), modificando sua atitude em relação ao papel da matemática.
A matemática é uma área de conhecimento com muitas alternativas de trabalho, e está sempre presente no cotidiano. O desenvolvimento desse artigo ajudou-nos a pensar com clareza e a raciocinar melhor, pois foi possível organizar o processo de ensino, transformando a aprendizagem de Matemática em um estudo prazeroso, interessante e desafiador, desenvolvendo o raciocínio lógico, a criatividade e estimulando o pensamento independente e a criatividade dos participantes de nossa oficina.
Afirmamos que atingimos nossos objetivos, pois foi possível trabalhar de forma diversificada e atraente, combinando geometria ? poliedros e bola de futebol. Com as atividades propostas, os alunos interagiram ativamente durante os episódios de ensino acontecidos no Laboratório de Ensino da Matemática, construindo o conhecimento sobre os assuntos estudados.

7. Referências Bibliográficas

Lima, E. L., Carvalho, P. C. P., Wagner, E. e Morgado, A. C., A Matemática do Ensino Médio. Coleção do Professor de Matemática, Sociedade Brasileira de Matemática. Rio de Janeiro, 1998. Volume 2, pág. 239.

MACHADO, Nilson José. Os Poliedros de Platão e os dedos da mão. São Paulo: Scipione, 2000.

PIAGET. J. (1959) Aprendizagem e Conhecimento. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1975.

VYGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

TRAMM, ELda Vieira. A bola de futebol como um importante aliado na aquisição de novos conhecimentos. Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Brasil - Centro de Formação de Professores da APM, Portugal. Disponível em: http://www.spce.org.pt/sem/11ELDA.PDF. Acesso em: 25 abr de 2007.