Faculdade Nossa Cidade

Administração de Empresas

Professor orientador Lawton Benatti

Barbara Serzedello Domingos

Existe salvação para o Transporte Público em São Paulo?

O transporte público é um tema atual e visto por toda a sociedade brasileira em televisão, revistas, jornais, enfim, é um assunto em qualquer meio de comunicação hoje em dia. Porém, o fato que o tema o torna um assunto tão comentado é justamente a sua ineficiência, a superlotação, passagens supervalorizadas, insegurança, precariedade entre tantos outros aspectos negativos, vinculado ao Transporte Público.

É claro, que o tema merece toda uma análise, uma estrutura de trabalho para comentários, críticas e conclusões, porém, o transporte de São Paulo, merece mais ainda, uma visão focada sobre uma maneira de salvar este meio coletivo, tão importante e utilizado pela maioria da População.

Qual o motivo de escolher São Paulo, para comentar se salvação ou não para o Transporte Público? A resposta é simples: 1°- Não há outra cidade tão rica, quanto São Paulo, para inovar em Transporte Público. No Brasil, a cidade que mais possui meios tecnológicos, impostos e usuários encontram-se em São Paulo. De acordo com o último Censo (2006), São Paulo, possui mais de 16 milhões de usuários, que dividem-se em trens, metrô, ônibus e táxi.

Há algumas propostas de melhorias para o Transporte Público de São Paulo, como por exemplo, propostas emergências e de médio e longo prazo para melhorar o transporte público, o trânsito e os índices de poluição na cidade, mas, não há divulgação e tão pouco, sabemos se tais projetos realmente são vistos pelos governantes. Há também propostas de soluções para estes problemas, de acordo com a SPtrans, que propõe novas soluções como Tecnologia Embarcada, Mobilidade Urbana e outros que estão em andamento como: Faixas exclusivas para ônibus, construção de linhas para metrô e trem, além de integração de Bilhete Único para todas as outras cidades vizinhas de São Paulo.

Visto esses sites, os comentários televisivos, jornais e dos próprios usuários do Transporte Coletiva de São Paulo, é possível entender, como as tentativas de melhorias desaparecem diante ao fracasso do Transporte atual. São Paulo possui a passagem mais cara da América Latina, todos os transportes coletivos são superlotados em horários determinados (geralmente entre 06:00 até 10:00 horas e 17:00 até 20:00), o que não significa que em horários alternativos, o transporte é melhor. Normalmente, estão com algum tipo de problema mecânico, atrasam e se chover, provavelmente o problema serão triplicados.

O fato é que, resolver um problema tão grande, para mais de 16 milhes de usuários não é fácil e requer planejamento, tempo, dinheiro e acima de tudo Coragem.

Existem algumas maneiras de melhorar o Transporte público em São Paulo, a médio prazo, como por exemplo:

  1. Os ônibus precisam sair nos horários determinados de suas bases, para que o atraso seja menor e desta maneira, o usuário tenha uma ideia de qual horário estará no ponto de ônibus. Hoje, existe descaso e falta de fiscalização. Ou seja, cada motorista trabalha em uma margem, não cumpre os horários com rigidez e um ato tão simples, dificulta a vida de milhes de usuários. Portanto, compromisso e fiscalização nas garagens de ônibus seriam primordiais para iniciar uma mudança e inovação no transporte coletivo.
  2. As linhas de Trens (CPTM) são utilizadas tanto quanto ônibus e frequentemente há atrasos na entrada e saída do trem, o que gera mais usuários na estação e mais atraso pois, nem todos conseguem entrar e consequentemente mais problemas acarretaram até a chegada do próximo trem. Além disto, o fato de haver usuários na via impede a circulação de qualquer trem, até que o mesmo seja retirado. Portanto, colocar portas automáticas nas plataformas de todas as estações, é uma boa solução para evitar problemas e atrasos, já que as pessoas não terão como descer na via.
  3. O metrô da cidade de São Paulo aparentemente não apresenta grandes atrasos, de acordo com o metrô de São Paulo a chegada e saída dos metrôs são estimadas dois minutos cada. Porém quando chove a espera é bem maior e o problema da superlotação é causado pela interligação rápida entre as linhas que ligam toda a cidade de São Paulo.

Em janeiro de 2014 o ministro das Cidades Aguinaldo Ribeiro, assinou o Termo de Compromisso responsável pelo repasse dos recursos para a obra da linha do ABC, fato que as linhas do metrô devem ser expandidas, porém muitos dos problemas resolveriam se os investimentos fossem em sistemas específicos para o tráfego em dias de grandes chuvas para evitar os atrasos e superlotações.

Instalações de portas automáticas nas plataformas das linhas também é uma boa solução para evitar que as pessoas possam descer a via ou ser empurradas com a superlotação que ocorre.

As inovações apresentadas podem ser realizadas em longo prazo, com o compromisso de o governo incluir e acompanhar o projeto. A inovação das portas automáticas no metrô já foi realizado, pois atualmente estão instalados nas novas linhas Amarela e vermelha do metro.

Os horários dos ônibus devem ser fiscalizados, pois os corredores se tornam um meio de evitar os atrasos no trânsito. Com uma pesquisa aos usuários a criação de linhas como circular, pode auxiliar a diminuir a superlotação e atrasos para aqueles que utilizam ônibus que tem maior volume de passageiros somente para chegar ao destino de menos de 15 minutos do ponto de origem.

Os trens merecem uma maior atenção, pois os atrasos acontecem por inúmeros fatores e muitos não são bem informados aos passageiros, faltando compromisso dos próprios funcionários, os sistemas de comunicação e energia devem ser mais qualificados, as linhas merecem melhorias contínuas para que os trens não precisem esperar muito tempo para entrar nas plataformas.

De acordo SILVA e GUIMARAES (2012), quando falamos de inovação associamos a melhoria, que podem ser modificadas para o benefício de alguém de algo. E para melhorar somente em condições de expansão, tamanho, é prejudicar o que se possui, pois o que procuramos é qualidade do serviço.

Todas as inovações de melhorias as serviços do Transporte público deve acontecer por iniciativa do governo em conjunto com as empresas responsáveis, pois o aumento da passagem acontece quase todos os anos e as melhoras demora gradativamente. A qualificação dos funcionários é um investimento que é usado para satisfazer do mínimo que o passageiro espera, evitando grandes manifestações.

Segundo BARATA (2011), os pontos fortes da inovação são o tipo de gestão e a estratégia básica de implantação da inovação dos serviços, são fatores de sucesso para uma forte inovação. As inovações de serviços requerem pequenos procedimentos mais relacionados ao tipo incremental e apresenta uma intenção voltada ao cliente.

Portanto para que promover uma reformulação dos instrumentos viáveis para a inovação transporte público os órgãos envolvidos trabalhem de forma clara e democrata para gerar um benefício efetivo para toda a sociedade.  Com a implantação de novas tecnologias para o transporte público com o objetivo de mitigar problemas existentes, qualificação dos colaboradores que atendem a população e satisfação dos responsáveis pelo transporte público.

A modernização no setor do transporte público na cidade de São Paulo se dá a melhores condições de locomoção aos passageiros que enfrentam diariamente os picos de transtornos dos transportes. Com isso as eficiências também se aplicam a segurança, tempo e qualidade do serviço passando ser um custo benefício ao invés de utilizar o veículo próprio para se locomover na cidade.

 

Referências bibliográficas

BARATA, Manuel Monteiro. Inovação nos Serviços: Conceitos Modelos e Medidas. Aplicação ao sector bancário. 02/2011, p. 11.

 

SILVA, Paulo Antônio da; GUIMARAES, Ivana Pereira. Tecnologia e Inovação no Setor de Transporte Público do Distrito Federal. Goiânia, Goiás, 22-23 de junho de 2012, p. 572.