¹ José Wilamy Carneiro Vasconcelos

Os Anjos da Guarda existem? Eis uma pergunta que muitos sequer conhecem.

Mesmos para os mais fervorosos, engajados na fé ainda é um tabu. A palavra de Deus é coisa pra ser degustada, apreciada, lida e o mais importante: Seguida e cumprida.

De nada adianta, se você de um modo geral ouve, e não cumpre. Quero dizer-lhes que nesses pequenos escritos não estou discutindo “Religião”, até porque nosso país é um “País Laico”. Isso é que diz a Norma.

Mas, vamos o que interessa. Muitos não sabem e nem acreditam que anjos existem. Então para os ceticistas (aquela pessoa que duvida de tudo ou tende a não acreditar em nada), isso não importa muito.

De outro lado, diariamente nos deparamos à conversão de pessoas que esboçam um sentimento de fé, vivenciado em seu próprio eu.

Decerto, encontramos em leituras e já ouvimos tais palavras como: Foi teu anjo da Guarda. Na Sagrada Escritura “O anjo visita Maria” (Lucas, 1:26-56 e Mateus, 1:18-25). No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia chamada Nazaré.  Deus enviou o anjo Gabriel para falar com ela. E lhes disse:

“Alegra-se, cheia de graça! O senhor está com você”!

- Não tenha medo Maria, você vai ter um bebê. E terá de chamá-lo Jesus e Gabriel continuou:

- Ele será grande, e será chamado filho de Deus Altíssimo. Jesus será Rei para sempre.        

Na passagem do evangelho de Lucas, percebemos o encontro do anjo Gabriel com Virgem Maria. E ela, duvidou da visita do anjo, pois disse – lhes:

- Como poderia ter um filho se não conhecia nenhum homem. Para ela era impossível, mas para Deus nada é impossível.

Em outro momento, (Bíblia Sagrada), o anjo é relembrado em várias passagens do Evangelho. Na oração de Zacarias ele aparece à direita do altar do incenso (Lc 1-11) “Então o anjo apareceu a Zacarias e disse: “Não tenhas medo Zacarias: sua oração foi ouvida. Isabel sua mulher, lhe dará um filho e você lhe dará o nome de João. (Lc 1-13).

E assim, por muitas vezes quero deixar aqui alguns fatos e relatos encontrados na Bíblia sobre as aparições dos anjos. Mas, como lhes disse anteriormente muitos não acreditam. Muitos acham que é o “Fator Sorte”. Chamo-a de sorte, pois acontecem fatos que no dia-a-dia acontece na vida de todos nós, acidentes, desastres, fatos históricos que por um triz “Nos salva dos males, coisa fortuita e força maior”.

Para quem tem fé o anjo da guarda é nosso protetor, pois nos guarda das coisas que podem acontecer de ruim para nós e ou, para nossos filhos, familiares, amigos, vizinhos e até os desconhecidos.

Em outro momento o anjo responde a Zacarias, “Sou Gabriel, o que está sempre na presença de Deus”. Fui enviado para transmitir estas boas novas (Lucas 1- 19).         

Mas, muitos podem perguntar: Ah! Isso aconteceu na época de Jesus. Agora é outro tempo?

Acreditando ou não sempre temos um “ANJO DA GUARDA”, mesmos para os céticos. Pois eles nos protegem de tudo. Não é por acaso. Quem vivenciou sua presença sabe bem o que falamos.

Existem anjos, Sim ou não? Eis uma questão.

Na profecia, João Batista prepara o caminho do Senhor (Isaías 40:3). “Ele é aquela voz que prepara o caminho do rei (João 1:23). Um anjo resumiu a obra de João e disse-lhes “Irá adiante do senhor no espírito e poder de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos...(Lucas 1:17).

O Antigo Testamento comemora a festa dos três Arcanjos: Miguel, Gabriel e Rafael. Estes protetores e intercessores que vêm ao nosso socorro. Ademais, vivemos em muita tribulação, tentação. A palavra anjo significa “mensageiro”. É isso mesmo os anjos são nossos mensageiros de Deus.   

O profeta Daniel, no Antigo Testamento chama o Arcanjo Miguel, de príncipe protetor dos Judeus, enquanto no Novo Testamento ele é protetor dos filhos de Deus e sua Igreja.

O nome do Arcanjo Gabriel, citado na profecia de Daniel, significa “Força de Deus” ou “Deus é a minha proteção”. Foi ele que anunciou o nascimento de João Batista. E também anunciou o maior fato histórico a Maria: “O nascimento de Jesus”.

O Arcanjo Rafael, aparece no Livro de Tobib, (Tob 5,4) no Antigo Testamento.Um dos sete espíritos que assistem ao Trono de Deus. Este Arcanjo tem o significado de “Deus curou”.

Na Leitura do Livro do Êxodo encontramos a passagem: Assim diz o Senhor:” vou enviar um anjo que vá à tua frente, que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que te preparei”...(Êx 23, 20-23)

”Houve então um combate no Céu: Miguel e seus anjos combateram contra o Dragão” [2] (Apocalipse 12, 7-8)

Um anjo apareceu também a Saulo, quando estava indo para Damasco, Atos dos Apóstolos (8:1-14), cobrador de impostos que depois se converteu e virou Paulo, apóstolos de Cristo. Quando Saulo chegou a Damasco uma luz bem forte começou a brilhar em volta dele, e ele caiu no chão. [3]

Com a visita do anjo, Saulo se transformou no apóstolo Paulo, e chegando a Jerusalém, Saulo foi levado aos apóstolos de Cristo, segundo conta A Sagrada Escritura.

E para quem tem um anjo, sempre é bem-vindo, pois todos nós temos um “Anjo da Guarda” na família, no trabalho, na escola, no ponto de ônibus, na estrada, faculdade, na rede social. E é isso que nos faz bem e melhor como seres humanos que acredita em algo que possa nos trazer “Paz, Harmonia Alegria e Amor”.

No obstante, ademais na crença, religião, céticos, seita, até mesmos os indígenas tem seu anjo protetor (espíritos), e em tempos atuais para quem não acredita, aqui e acolá aparecerá um protetor, mensageiro, anjo da guarda que lhe fará bem.

Não será um anjo do tempo das Escrituras, que surgirá com trovões, vozes, clarão, luzes, e sim um desconhecido de “carne e osso” e ao “vivo e a cores” nos momentos mais difíceis que você precisar. Quando menos esperar, ele surgirá para lhe fazer o bem sem troca de algo.  Esse sim é o seu Anjo da Guarda no momento certo. Na Hora Certa!      

¹________________________________

José Wilamy Carneiro Vasconcelos: Professor, Pesquisador, Cronista, Poeta, graduado em Ciências (Matemática), pós-graduado em Construção Civil (Edificações). Especialista em Meio Ambiente pela Universidade Estadual Vale do Acaraú- Sobral- CE. É Bacharel em Direito pela (flf) Faculdade Luciano Feijão. Foi Coordenador, Supervisor da Rede Pública de Ensino na Cidade de Sobral.

REFERÊNCIAS

[2] http.www.santo.cançãonova.com . Acesso em 02 de outubro de 2017-10-03

[3] www.estudos da bilbia.net. Acesso em 02 de outubro de 2017.

www.bibliaonline.com.br. Acesso em 02 de outubro de 2017.