Para se conquistar o corpo desejado é preciso muita determinação, paciência e moderação na prática de exercícios.
A prática de qualquer atividade física deve sempre ter um limite, o abuso pode trazer vários problemas para a saúde e provocar lesões.

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, os exercícios repetidos até a exaustão ou com pesos acima do que o corpo pode suportar podem trazem malefícios à saúde e podem te acompanhar o resto de sua vida.

Para pegar pesado nos treinos é preciso começar devagar para que o corpo se acostume e o sistema muscular não seja agredido. Assim, o ideal é procurar um profissional, como um personal trainner ou um professor da sua academia, e pedir a orientação dele para as práticas das atividades físicas, principalmente se você não está acostumado a praticá-las.

O ritmo das atividades deve ser aumentado gradativamente, e a qualquer sinal de dor deve-se para a prática. Faça repousos, mas se a dor persistir procure um médico para fazer uma avaliação adequada e indicar o tratamento ideal.

Caso esses cuidados não sejam seguidos...

Você poderá se machucar e lesionar o músculo. Aí, precisará se submeter a tratamentos com fisioterapeutas especializados em esportes.
Atletas que treinam regularmente são mais propensos a terem lesões. Quando isso ocorre ou após malhar muito, eles aplicam gelo por 15 minutos no local machucado ou dolorido. Após isso, o profissional que os acompanha utiliza o aparelho tensvif 993. Ele auxilia no relaxamento dos músculos, fazendo com que a circulação volte ao normal e o inchaço suma.

Vale a dica: Antes de iniciar qualquer atividade física, faça uma avaliação clínica, cardiológica e ortopédica. Siga as instruções do profissional que está te treinando. E o mais importante, não force mais do que seu corpo pode aguentar: defina seu limite e siga-o.