O papel do Advogado ou operador do Direito é fundamental onde existe interação de indivíduos numa civilização ou sociedade, para que haja um balizamento e constância dos princípios sociais éticos, morais e jurídicos.
Numa sociedade, onde as necessidades, desejos e interesses humanos são ilimitados, existem os abalroamentos naturais no dia-a-dia. Daí a necessidade de um profissional do Direito para corroborar e desenvolver uma sociedade justa e fraterna. Esse operador precisa ser muito bem preparado, tanto nos princípios éticos e morais, quanto nos fundamentos da ciência jurídica, para agir de forma eficiente e eficaz na construção da democracia e justiça no século XXI. Conforme artigo 133 da nossa Carta Magna de 1988 e o artigo 2º da lei nr. 8906, de 04 de julho de 1994 sobre o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), dispõe que o Advogado é indispensável à administração da justiça, ou seja, existe uma responsabilidade e seriedade neste profissional "superior" ao cidadão comum, por ser capacitado juridicamente em face de sua formação acadêmica e de um treinamento cotidiano a que o exercício o impele, tanto que o Estado é subordinado ao Direito.
O profissional do Direito é essencial e obrigatória a consonância atualização nos dogmas jurídicos e nos acontecimentos atuais, pois nem sempre far-se-á possível embasar se nas leis vigentes para o entendimento de um caso e sim recorrer à analogia, aos costumes e jurisprudências. E também vale ressaltar e reiterar a importância da preparação do advogado, uma vez que o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil poderá propor a ação direta de inconstitucionalidade e a ação de constitucionalidade, conforme artigo 103 da Constituição Federal de 1988. Como observa Calamandrei: "na sempre crescente complicação da vida jurídica moderna, na aspereza dos formalismos processuais que parecem aos profanos misteriosas tricas, o advogado é um precioso colaborador do juiz, porque trabalha em seu lugar para recolher os materiais do litígio, traduzindo, em linguagem técnica, as fragmentárias e desligadas afirmações da parte, tirando delas a ossatura do caso jurídico para apresentá-la ao juiz em forma clara e precisa e nos moldes processualmente corretos; e daí, graças a esse advogado paciente que, no recolhimento do seu gabinete, desbasta, interpreta, escolhe e ordena os elementos informes proporcionados pelo cliente, o juiz chega a ficar em condições de ver, de um golpe, sem perda de tempo, o ponto vital da controvérsia que é chamado a decidir". O operador de Direito diante os expostos anteriormente por Calamandrei, precisa ir a fundo dos fatos, dos acontecimentos, pesquisas faz necessária constantemente, fatos esses, verdadeiros, legítimos e autênticos e apresentar de forma clara, objetiva e convincente ao juiz.
Contudo, o advogado é profissional que dispõe de responsabilidade perante a sociedade, atuando como mediador entre cidadão e justiça/Estado, sempre garantindo os direitos de defesa, regulando a convivência comunitária de forma imparcial, justa, solidária e eficaz.