INTRODUÇÃO

Para o estudo profundo e profícuo de textos antigos, especialmente os das Sagradas Escrituras faz-se necessário adotar métodos científicos de análise e interpretação destes materiais. A exegese foi o método escolhido devido a sua aceitação e eficiência, principalmente nos meios acadêmicos protestantes. Um dos principais princípios da exegese bíblica e que o texto não deve nunca ser interpretado da maneira como se encontra, mesmo porque, os textos que circulam são sem exceções, tradução, cópia e interpretações das histórias originais.

Através do trabalho exegético, pretende-se chegar a muitas verdades que outrora estavam obscuras sobre um determinado texto das Sagradas Escrituras. Nota-se que a exegese possui, também caráter didático e pedagógico, principalmente para quem se propõe a fazer este tipo de estudo. É verdade que este trabalho não tem a pretensão de descobrir nada originalmente novo, mas propõe uma pesquisa, um tanto quanto acurada, do Livro do Gênesis, mais especificamente do capítulo 19, ficando restrita à pesquisa teórico-bibliográfica.

A exegese de Gênesis 19:1-14 nos trará novos significados que estão quase que imperceptíveis no texto literal, visto que esta parte das Sagradas Escrituras está vinculada a uma época específica da história, a um povo ímpar e principalmente, em se tratando de uma saga de lugares, está ligada profundamente à localidade onde este texto foi produzido. A partir disso, se perceberá que esta perícope significa muito mais do que um exemplo moral de conduta sexual, mas contempla com muito mais propriedade a questão ética sobre a hospitalidade no sentido mais pleno desta palavra.

» Baixe o artigo completo para continuar lendo.