Este artigo é resultado do projeto de extensão Visita Comunitária - Orientação Gerencial Básica, realizado por alunas do curso de Ciências Contábeis da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) no período de agosto à outubro de 2016. Os objetivos deste artigo são divulgar o trabalho desenvolvido pelo grupo a partir de visitas aos empresários e apresentar reflexões sobre a contribuição de conhecimentos gerenciais e contábeis para uma melhor gestão de micro empreendimentos.

1 INTRODUÇÃO

Este artigo é resultado do projeto de extensão Visita Comunitária - Orientação Gerencial Básica, realizado por alunas do curso de Ciências Contábeis da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) no período de agosto à outubro de 2016. Os objetivos deste artigo são divulgar o trabalho desenvolvido pelo grupo a partir de visitas aos empresários e apresentar reflexões sobre a contribuição de conhecimentos gerenciais e contábeis para uma melhor gestão de micro empreendimentos. No trabalho interdisciplinar do primeiro semestre de 2016, iniciou-se a elaboração de um Projeto de Extensão envolvendo a criação de novas oportunidades de trabalho através da relação Contabilidade e Empreendedorismo. Dessa forma, o projeto foi idealizado inicialmente como uma oficina que seria ministrada pelos próprios alunos do curso de Ciências Contábeis afim de fornecer um treinamento com conhecimentos básicos gerenciais, visando o desenvolvimento da capacidade gerencial de Micro Empreendedores Individuais (MEIs) e Microempreendedores (MEs). O projeto foi fundamentado a partir de análise das características do mercado de trabalho brasileiro, de problemas enfrentados pelos Micro e Pequenos e Empreendedores e também de dados estatísticos sobre empreendedorismo no Brasil e no mundo, disponibilizados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) e Global Entrepreneurship Index (GEI). Denominou-se a ideia original de "Oficina Comunitária - Orientação Gerencial Básica" e foi elaborado um panfleto de divulgação relacionado aos benefícios de empreender e da capacitação gerencial contemplando o público-alvo, objetivos e metodologia do projeto. A execução do projeto se daria por meio de uma oficina realizada em sala de aula com os interessados através da exposição de conhecimentos teóricos e utilização modelos práticos aplicáveis na gestão de negócios. Dessa forma, a grande relevância do projeto de extensão seria proporcionar ao aluno um diferencial no âmbito acadêmico e também a educação gerencial aos empresários, contribuindo para criação de novas oportunidades de trabalho através da melhor gestão das empresas do futuro.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Reflexões acerca do desenvolvimento do projeto

Realizou-se uma pesquisa informal na comunidade em torno da universidade e em algumas comunidades adjacentes e constatou-se que dificuldades na execução do projeto através de uma oficina. As principais razões para a inviabilidade da oficina caracterizam-se em função da resistência encontrada no público-alvo em ceder parte de seu tempo para deslocar-se algumas horas para o aprendizado em sala de aula e também na descrença por tratar-se de alunos em processo de formação e não de profissionais graduados e comprovadamente capacitados. Diante disso, buscou-se estudar outras opções para execução do projeto e chegou-se a um consenso de que seriam necessárias alterações que, no entanto, mantivessem a essência do projeto e pudessem atender ao público-alvo escolhido sem mudar o objetivo de proporcionar a disseminação de conhecimentos gerencial para empresários que almejam uma melhor gestão de negócios e, dessa forma, ainda contribuir com a criação de novos postos de trabalho.