1 INTRODUÇÃO

 

Quando os celulares surgiram pesavam cerca de um quilo, tinham 25 cm de comprimento por 7 cm de largura, com bateria que não ultrapassava o tempo de 20 minutos de conversação, parece até mentira comparando com os aparelhos que existem hoje em dia. O aparelho celular evoluiu tento que à telefonia não é considerada o mais importante na escolha de um aparelho, por incrível que pareça os clientes de hoje se preocupam mais com os opcionais como câmeras fotográficas, dispositivos de armazenamento, filmadoras, internet, músicas, rádios entre outros acessórios que são adicionados constantemente com o avanço das tecnologias.

Assim como os aparelhos celulares a tecnologia que permite a comunicação entre os mesmo também evoluiu. Inicialmente eram tecnologias de comunicação analógicas, mas com o passar do tempo com a necessidade de uma melhor recepção e a busca de mais funcionalidades fora a conversação, surgiram as tecnologias digitais. Ainda sim, não era o bastante, havia ainda a busca por mais velocidade na comunicação. Atualmente a 3G é a mais implementada no mercado comum, podendo ser brevemente considerada ultrapassada com a implementação da tecnologia 4G que é consideravelmente mais rápida e mais segura que sua antecessora.

 

 

 

 

 

 

2 Ligando do Celular.

 

A comunicação por meio de um dispositivo móvel é usada há bastante tempo, porém utilizando sistemas de baixíssima qualidade devido à tecnologia existente até aquele momento. Graças a evolução tecnológica e o desenvolvimento da busca por esse tipo de serviço mais rápido e seguro, desenvolveu-se a Telefonia Móvel Celular com vários tipos de acesso.

O sistema de celular utilizam para alcançar melhores resultados o emprego das freqüências de rádio disponíveis, ou seja, aquelas que não são empregadas pelo rádio ou pela TV. As freqüências são reutilizadas a alcances curtos como, por exemplo, no perímetro de uma mesma localidade. A reutilização de freqüências trabalha na forma de colmeia, ou seja, uma área de atendimento é dividida em células de formato hexagonal, sendo que cada uma delas possua um conjunto de freqüências diferentes da área vizinha. Desta forma, as células próximas podem usar uma mesma freqüência sem que haja interferência ou perca o sinal. Uma vez estabelecida a ligação, o usuário pode se deslocar para qualquer ponto que a mudança de uma célula para outra será automática

 

O sistema celular é composto por: Celular ou terminal móvel, o sistema também é com posto por Estações de Rádio Base (ERB) que se tem a responsabilidade de enviar e receber sinais que vêem dos celulares. Cada célula possui uma Estações de Rádio Base que é interligada a uma Central de Comutação e Controle (CCC). Essa central decide os canais de conversação do Sistema Móvel que serão conectados com o sistema de Telefonia Pública, comumente por meio convencionais que supervisionam e controlam todas as chamadas para dentro ou para fora do sistema. A figura abaixo representa a comunicação entre os componentes.

 

 

3 A EVOLUÇÃO DOS CELULARES

 

Com a minimização dos componentes eletrônicos, fabricação de telas coloridas e de tamanhos maiores e baterias de duração muitos mais longas revolucionaram a telefonia móvel. Inúmeras inovações e modificações foram adicionadas na tecnologia utilizada pelos aparelhos celulares desde que a Motorola apresentou seu protótipo do primeiro telefone celular. Abaixo traçarei uma cronologia com algum aparelhos celulares desde seu primeiro protótipo até os aparelhos dos dias atuais.

           

 

4 Evolução das Gerações

 

Na primeira geração, o serviço de telefonia móvel passou a funcionar através da delimitação de um determinado local em pequenas áreas denominadas células, sendo cada uma delas funciona com seu próprio conjunto de rádios transmissores e receptores de baixa potência. À medida em que nos locomovemos na cidade, o sinal do seu telefone celular é transferido automaticamente para outra célula, sem sofrer interrupção do mesmo.

Em 1970 foi construído o primeiro sistema telefônico celular de alta capacidade que foi denominado AMPS (Advanced Mobile ...Phone Service).

A principal característica da primeira geração era seu funcionamento analógico, tal sistema utilizava modulação em freqüência para voz e modulação digital FSK (Frequency Shift Keying) para sinalização. O acesso aos canais era obtido através do FDMA (Frequency Division Multiple Access). As células tinham tamanhos entre 500 metros e 10 quilômetros, aceitando o handoff ou handover (transferência automática de ligações de uma célula para outra). Autoriza novamente o roaming (transferência automática de ligações entre sistemas) entre os distintos provedores de serviço, desde que adotem o mesmo sistema.

 

Com o sistema analógico atingido o limite de sua capacidade, necessitou-se iniciar o desenvolvimento de sistemas digitais.Surgiram os sistemas:

  • TDMA (Time Division Multiple Access, ou Acesso Múltiplo por Divisão de Tempo), tal sistema opera dividindo o tempo dos canais, que operam em uma determinada freqüência, em um certo número de partes e designa cada uma das diversas conversas para cada uma dessas partes.
    • CDMA (Code Division Multiple Access, ou Acesso Múltiplo por Divisão de Código), utiliza-se uma técnica de espalhamento espectral, originalmente utilizado pelos militares para alastrar o sinal em uma faixa de espectro bem larga, tornando as transmissões difíceis de serem interceptadas e interferidas.
    • GSM (Global System for Mobile Communications, ou Sistema Global para Comunicações Móveis). O sistema GSM proporciona uma ampla combinação de equipamentos mesmo sendo de fabricantes diferentes,  resultando uma manutenção mais barata quando necessária. Atualmente o padrão GSM é, o que tem maior popularidade, e também, é mais implementado no mundo.

Os serviços de comunicações de segunda geração baseasse em sistemas de  desempenho superior aos de primeira geração, alguns com capacidade, no mínimo, três vezes superior à dos sistemas de primeira geração. Em geral, são caracterizados pela utilização de tecnologia digital para transmissão tanto de voz quanto de sinalização.

 

4.3 Terceira Geração de Sistemas Móveis

 

Por volta do ano 2000, o sistema de terceira geração está sendo batizado UMTS (Universal Mobile Telecommunications System). Baseado em uma arquitetura com células de tamanhos variados; que podem ser aplicadas com dimensionamento apropriado para áreas geográficas específicas e em função das diferentes demandas de tráfego.

A evolução das telecomunicações móveis, UMTS, possivelmente, deverá ter embasamento no sistema GSM. É injustificável a criação de um padrão independente do Universal Mobile Telecommunications System, pois ocasionará um grande investimento para viabilizar as redes de telefonia celular já disponíveis.

O Universal Mobile Telecommunications System tem como objetivo disponibilizar um padrão mundial de comunicações com qualidade. O UMTS, deverá suportar diversas facilidades: Portadoras realocáveis, banda atribuível sob demanda (por exemplo, 4 Mbps para comunicações em ambientes internos e pelo menos 288 kbps para ambientes externos); variedade de tipos de tráfego compartilhando o mesmo meio; tarifação adequada para aplicações multimídia; serviços personalizados; facilidade de implementação de novos serviços; Wireless Local Loop de banda larga. O WLL de banda estreita tem sido empregado como substituto aos fios/cabos de cobre para conectar telefones e outros aparelhos de conversação com a rede de telefonia comutada pública.

Quesitos importantes para UMTS: Rádio acesso de banda larga; roaming inteligente;  alta capacidade. O padrão GSM, por enquanto, vem atendendo perfeitamente esses quesitos.

A interface da terceira geração coliga também elementos das tecnologias TDMA e CDMA, mas a rede tem base no sistema GSM.

A tecnologia 3G tem como característica a possibilidade de suportar um grande número de clientes de voz e dados, além de maiores taxas de dados a um custo incremental menor que na segunda geração, além de possibilitar transmissão de 144 kbits/s para sistemas móveis e 2 Megabits/s para sistemas estáticos. Espera-se que os usuários possam usufruir  de roaming global entre diferentes redes 3G.

 

4.4 Quarta Geração de Sistemas Móveis

                      

Com previsão para 2010 a implementação da tecnologia móvel de 4ª Geração. A quarta geração está em  fase de desenvolvimento, tal tecnologia promete a comunicação em voz, vídeo e dados numa escala impossível até agora.

A tecnologia 4G permitirá que proprietários de dispositivos Móveis disponham de serviços que apenas computadores pessoais ligados a redes de alta velocidade.

As operadoras tendem, aumentar a velocidade das suas redes sem fio para poder oferecer vídeo, imagens, Internet e outros serviços.

A rapidez é a característica desta nova geração, sendo uma tecnologia que vai poder transferir dados a 100 megabits por segundo enquanto o utilizador está em movimento e a 1 gigabit por segundo quando está parado.

 

5 CONCLUSÃO

 

No transcorrer deste trabalho, ao examinar a evolução dos serviços móveis, notamos que o uso do aparelho celular é cada vez mais procurado devido a tendência de implementação de novas gerações. Os usuários da telefonia móvel, não estão mais dispostos a usar simples aparelhos, querem utilizar aparelhos com inúmeras funcionalidades, tais como: SMS; MMS; Jogos em JAVA; Editar e visualizar documentos; Utilizar o sistemas de navegação (GPS); Acessar e-mails e redes wi-fi alem de outros serviços.  Estas novas aplicações representam a chave para o crescimento da rentabilidade para as operadoras, por isso, estas tendem a investir cada vez mais em novas tecnologias.

Foram abordados conceitos importantes sobre células, terminal, estação de rádio base, central de comutação e controle, além de um breve histórico evolutivo dos aparelhos celulares até chegar no assunto principal deste trabalho que distinguir as tecnologias de telefonia móvel.

 

REFERÊNCIAS

 

FERRARI, Antonio Martins.Telecomunicações – Evolução e Revolução. 10ª.ed. São Paulo: Érica, 1998.

JUNIOR, Lealcy. Do tijolo ao iPhone.

Disponível em: <http://ceticismo.wordpress.com/>

Acessado em:15 Setembro.2008.

YURI, Flávia. A força do GSM. Disponível em: INFO Exame, Ano 18, Nº 203, Fevereiro de 2003.

WALDMAN, Hélio; YACOUB, Michel Daoud: Telecomunicações - Princípios e Tendências, Editora Érica, 1997.

Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/4G>

Acessado em:15 Setembro.2008.