A partir de 1998, foi desenvolvido na Europa e Estados Unidos o XBRL que é uma tecnologia, que tem por base a linguagem XML, e que permite a padronização da divulgação de relatórios on-line. Esta tecnologia oferece grandes vantagens na preparação, análise e comunicação de dados.

Seu diferencial está na forma de gerenciamento inteligente de informações. Ao invés de gerar um bloco de texto ou uma imagem como arquivos Word ou Adobe Reader, o XBRL condiciona as informações a uma identificação individual para cada campo (taxonomias) ou lançamento de dados gerando, assim, relatórios dinâmicos.

A utilização do XBRL é uma tendência mundial, pois oferece a interatividade e a fácil manipulação dos documentos contábeis. Além disso, ao utilizar uma base de dados, o processo de compartilhamento de informação se torna mais prático e oferece facilidades consideráveis nas consultas das informações.

Prova desta tendência mundial é que, em maio, a Comissão de Valores Americana (Securities and Exchange Commission) instituiu a obrigatoriedade para as 500 maiores empresas em valor de mercado listadas em Nova York, de arquivarem seus balanços também no formato XBRL. Esta obrigatoriedade já é válida para as demonstrações financeiras de 2008 e que serão publicadas em 2009.

Grandes empresas de software já desenvolveram suas ferramentas de XBRL. Alguns programas com a fonte aberta já estão disponíveis gratuitamente pela Internet, porém, todos adaptados para versões contábeis internacionais. Conforme o XBRL International Incorporated, consórcio internacional sem fins lucrativos de apoio a normatização do XBRL, 14 paises já adaptaram a ferramenta às suas juridições locais.

No Brasil, o Laboratório de Tecnologia e Sistemas de Informação (TECSI) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP está finalizando a implantação do padrão brasileiro de XBRL. Com isto, o país dará mais um passo em direção a adaptação a normas internacionais contábeis, como já acontece com as empresas credenciadas a auditarem balanços de acordo com o IFRS (International Financial Reporting Standard).