Considero o Modelo Evolutivo - a “grife-da-moda” dos cientistas e filósofos evolucionistas - como um paradigma perfectível do Universo físico e astronômico de nossa realidade.

 

Mas por que considerá-lo como um Modelo perfectível, ou seja: em aperfeiçoamento, que se vai aprimorando ao longo do tempo até ser compreendido em uma sua mais vasta expressão fenomênica, no que se pode denominar: Modelo Involutivo-Evolutivo?

 

Ora, tudo muda o tempo todo. Nosso campo cultural e antropológico, que inclui o religioso, o científico e o filosófico, mostra-nos, a todos, dita condição de mobilidade, e, portanto, mutável da humanidade terrestre, até mesmo em sua veste física exterior que, das primeiras formas hominídeas de sua primitividade, alcançara a idade adulta e viril do homo-sapiens de nossa atualidade.

 

Ainda assim, dir-se-ia que o Modelo Evolutivo é bastante revolucionário para a imensa maioria dos nossos pares humanos! Positivista, e científico por excelência, viera a implantar-se (e ainda se implanta) no Mundo em meio a um Modelo de cultura irracional, fideísta por dois milênios, ou seja, que durante quase dois mil anos se fizera valer por sua postura Criacionista, ou Fixista, emanada de pensares que se distanciam da pesquisa de campo e laboratorial de renomados cientistas que estão provando, e comprovando, a mutabilidade de tudo, e, portanto: o avanço progressivo e contínuo de todos os Seres e de todas as coisas.

 

Com efeito, e, infelizmente, ainda se debatem no Mundo estes dois Modelos, em que o pensamento de um, do Criacionismo/Fixismo – apregoando que tudo fora criado de forma perfeita, pronta e acabada – está em contradição com o outro, do Evolucionismo. De nossa parte, pensamos que a mudança cultural se faz do menor para o maior, do mais obscuro para o mais reluzente, e, portanto, o primeiro tende para o segundo, mais amplo e melhor que o outro, pois que retrógrado, incongruente e paralisador.

 

De tal forma que:

 

O pensamento do Modelo Fixista, ou, Criacionista, tende a desdobrar-se para a verdade contida no pensamento do Modelo Evolutivo.

 

Ou seja, quer se queira, quer não, a idéia contida no Modelo Fixista se desdobrará (--->) para a idéia contida no Modelo Evolucionista, engrandecendo-se vastamente, pois que a Evolução se desponta como sendo o maior dos fenômenos universais, patente, pois, aos olhos da mais esclarecida razão, pautada que está na positividade científica dos mais diversos sábios e estudiosos da questão.

 

De tal forma que o primeiro Modelo tende (--->), ou, se desdobra no segundo, enfatizando: