Evolução do Homem.

Apenas no século XIX, com as novas descobertas da arqueologia e com a evolução da teoria da evolução, as explicações ideologizadas a respeito da origem foram perdendo seus efeitos mistificadores. O homem nunca foi produto da criação divina.

Na fascinante obra elaborada por Charles Darwin A origem das espécies, a teoria formulada das mutações o que foi observado pelo meio natural, como perspectiva evolucionista.

 As espécies se adaptam ao meio gerando naturalmente outras espécies, por esse mecanismo explicam as diversidades delas. As próprias espécies se multiplicam em outras.

 Desse modo se tem a explicação das espécies diferentes, nesse mecanismo algumas espécies se extinguem dando lugar a novas espécies, mas o que ficou confirmado que pelo mecanismo da evolução numa retrospecção todas as formas de vida se voltam a um denominador comum.

O processo de seleção natural dado por Darwin na explicação da origem da vida, que se aplica a todos os animais, sendo que o naturalista inglês estendeu o mesmo mecanismo à teoria que explica a origem do homem.

O que foi classificado como descendente dos antropoides, na época ele sofreu grande pressão a respeito da sua teoria, porque a mesma nega a origem do homem como criação divina, o homo sapiens simplesmente resultou de espécies inferiores. 

 A  comunidade cientifica imaginava que Darwin estivesse defendendo uma tese, que justificaria que homem tivesse sofrido uma evolução a partir dos primatas, particularmente dos macacos.

O homem branco, da época jamais admitiria  a cor superior, descendesse de macacos, era absurda a tese, demoraram-se muitos anos para a Ciência comprovar que estava certo, o homem resultou de uma evolução gradual e lenta de um elo comum a ele e os macacos.

O homo sapiens passou por varias superações de elos, o que podemos dizer de estágios inferiores até chegar ao atual momento de evolução e desenvolvimento.

 Isso significa que o homem não evoluiu diretamente dos macacos, mas que ambos veem de ramificações semelhantes e próximas.

Sabemos então que o homem é parente do macaco, conforme explicamos, mas não seu descendente direto, conforme foi imaginado no século XIX.

 As descobertas de Darwin foram importantes, mas não definitiva isso porque suas teorias lançaram bases para novas descobertas.

 Não só a respeito da origem do homem, mas, sobretudo de como caminhará a evolução com novos estudos.

O homem é um animal comum, como qualquer outro mamífero, a grande diferença foi que por adaptações especificas pode ficar ereto e caminhar bipedalmente e esse fenômeno levou-se ao aperfeiçoamento das cordas vocais.

Natural que com o surgimento da linguagem foi criada a consciência, por meio da mesma transformou em uma espécie diferenciada, mas do ponto de vista biológico, não tem diferença de uma ovelha pastando relvas ao campo.

Edjar Dias de Vasconcelos.