Evolução do Conhecimento Metodológico nas Ciências

Genericamente o conhecimento pode ser conceituado como a preensão intelectual de um fato ou de uma verdade como o domínio (teórico ou prática) de um assunto, uma arte, uma técnica, etc.
Na literatura especializada em metodologia- científica, encontramos classificações para os diferentes tipos de conhecimento, onde em geral, costuma-se utilizar a seguinte classificação:
Conhecimento popular ? baseia-se em opiniões não comprovadas ou resultantes apenas de experiências do dia-a-dia. É valorativo, a metódico assistemático, acrítico e impreciso. Esse tipo de conhecimento é necessário para a vivência do cotidiano, pois através dele é possível verificar o presente e fazer previsões futuras. O conhecimento popular é considerado prático, estando suas informações relacionadas diretamente às ações humanas concretas, por isso, é denominado de vulgar, comum, sensível empírico.
Conhecimento Científico ? é aquele que resulta de investigação metódica, sistemática da realidade, transcedendo os fatos e os fenômenos em se mesmos e analisando-os a fim de descobrir suas causas e chegar á conclusão das leis gerais que os governam.
Considerando-se que o objetivo da ciência é um universo material físico, perceptível por meio dos órgãos dos sentidos ou da ajuda de instrumentos investigativos, o conhecimento científico se verifica, na prática, pela demonstração ou pela experimentação.
Quanto às características, há um consenso, na literatura especializada de que o conhecimento científico é racional, objetivo, factual transcedente aos fatos, analítico, claro e preciso, comunicável, verificável, dependente de investigação metódico, sistemático, acumulativo, falível, geral, explicativo, preditivo, aberto e útil.
Conhecimento Filosófico ? caracteriza ?se pelo esforço da razão pura, no sentido de questionar os problemas humanos e pode fazer uma distinção entre o certo e o errado, valendo-se apenas das luzes da própria razão humana. Através dele busca-se analisar idéias, relações conceptuais, exigências lógicas não redutíveis a realidade materiais, não sendo, portanto possíveis de observação sensorial direta ou indireta, como se exige na ciência experimental.
O método utilizado na construção desse tipo de conhecimento é o racional, onde predomina o processo dedutivo, sendo que o conhecimento filosófico vai em direção ao que é mais geral, buscando-se formular uma concepção unificada e um unificante do universo. Os dois sistemas mais importantes, que construíram o sustentáculo do saber filosófico, são o idealismo e o materialismo,originados, respectivamente, no pensamento, de Platão (427-347) e de Aristóteles (384-322).
Conhecimento Religioso- também denominado teológico ou mítico, o conhecimento religioso parte do princípio de que as verdades de que trata, são infalíveis ou indiscutíveis, pois se tratam de revelações da divindade (sobrenatural). A adesão das pessoas constitui-se em um ato de fé, já que a visão sistemática do mundo é interpretada como resultante da ação de um criador divino, cujas evidências não se colocam em dúvidas nem se procura verificar. As posições dos teólogos são fundamentadas em textos considerados sagrados. Após o detalhamento dos tipos de conhecimentos, surge a necessidade do conhecimento, surge a necessidade do conhecimento, do que é ciência. Em sentido amplo, a palavra ciência pode significar, simplesmente, conhecimento, qualquer tipo de saber. Em sentido restrito, não se refere a qualquer tipo de conhecimento, mais aquele que aprende ou registra os fatos, demonstrando-os por suas causas construtivas ou determinantes.
Na literatura especializada encontram-se diversos conceitos para ciência, considerada em seu sentido restrito. Lakatos e Marconi (1991, p.1), sintetizam esses conceitos em um só, que é bastante plausível.
A ciência constitui-se em um conjunto de proposições e enunciados, hierarquicamente correlacionados, de maneira ascendente ou descendente, indo gradativamente de fatos particulares para gerais e vice - versa. (conexão ascendente = indução, conexão descendente = dedução) comprovados com a certeza de seres fundamentados pela pesquisa empírica (submetidos à verificação).
É possível classificar as ciências como formais Lógica e Matemática e factuais naturais, Física Química, Geologia, etc. e culturais, sociais e humanas, Na ciência existem ainda os métodos científicos que segundo Galliano (1979, p. 6), "é um conjunto de etapas, ordenadamente dispostas, a serem vencidas nas investigações da verdade, no estudo de uma ciência ou para alcançar determinado fim."
Em diversas obras sobre metodologia científica, encontram-se minúcias sobre os mais diversos métodos, desde os primórdios.
Método, nada mais é que um conjunto de meios, que é racionalmente adaptado aos estudos de um determinado tema. Assim sendo temos:
? Método de observação ? que são aplicados atentamente os sentidos a um objeto, a fim de que possa, a partir dele, adquirir um conhecimento claro e preciso. A observação deve ser exata, completa, imparcial, sucessiva e metódica, pois constitui-se em um procedimento investigativo de extrema importância na ciência.
? Método indutivo ? é aquele que se utiliza a indução, processo mental em que, partindo-se de dados particulares, devidamente constatados, pode-se inferir uma verdade geral ou universal não contida nas partes examinadas, isto é consiste este método em observar fatos, tendo como desvantagem a generalização dos dados.
? Método Dedutivo ? neste a racionalização ou a combinação de idéias em sentido interpretativo têm mais valor que a experimentação caso a caso, ou seja, utilizar-se a dedução, raciocínio que aminha do geral para o particular.
? Método experimentação ? este é um conjunto de procedimentos que se estabelecem para verificar as hipóteses. Ela sempre se realiza em situação de laboratório, ou seja, controlando ?se as circunstâncias e variáveis capazes de interferir na relação causa/efeito estudada. Na experimentação, procura-se verificar se a relação existe mesmo e qual é a proporção de variação encontrada em tal relação.
? Método Científico- é um conjunto de meios, que racionalmente adaptados ao estudo de um determinado tema, sendo que este método utiliza o raciocínio lógico por meio de hipóteses e organiza os dados.
? Método estatístico ? este apóia-se em números e na teoria da probabilidade. Não afirma verdade absoluta em ciências sociais, porém, aventa com a possibilidade do fenômeno pesquisado vir a acontecer.
? Método Comparativo ? este método utiliza-se da comparação entre os fatos, identificando particularidades comuns em indivíduos ou classe.
? Método Dialético - permite interpretação dinâmica da realidade e admite que os fatos sociais não podem ser interpretados ou analisados isoladamente. Nesse método alguns fatores influenciam, são eles: fatores políticos, econômico e cultural.
? Método Monográfico - que realiza o estudo de um caso em suas minúcias e pode servir de referências para outros que apresentem a mesma característica, isto é poderá servir de literatura para outras pesquisas.
Para que seja realizada uma pesquisa e primordial que ultrapassemos estas fases de saber os tipos de conhecimentos, de métodos científicos, para de fato se chegar à pesquisa, sua importância e divisão.
Considerando-se em sentido amplo pesquisa designa o conjunto de atividades que tem como finalidade descobrir novos conhecimentos, seja em que área ou em que nível for.
Pesquisa científica é uma investigação feita com a finalidade de obter conhecimento especifico e estruturado a respeito do determinado assunto, resultante da observação dos fatos. É um processo reflexivo, sistemático, controlado, critico que leva a descobrir novos fatos.
As pesquisas podem ser classificadas de acordo com os seus objetivos, sua forma de estudo ou seu objeto.
? Pesquisa quanto aos objetivos ? tem ao realizar uma pesquisa e pode ser:
Teórica - a que se dedica a estudar teóricas.
Metodológica ? que se ocupa dos modos de se fazer ciências.
Empírica ? é dedicada a codificar o lado mensurável da realidade.
Pratica ou Pesquisa ? ação que é voltada para a intervenção na realidade social. Caracteriza-se por uma intervenção efetiva e amplamente pesquisadores e pesquisados.
? Pesquisa quanto a forma de estudo ? nesta leva -se em conta, as formas de estudo do objeto de pesquisa, ela pode ser:
Exploratória ? que acontece antes do planejamento formal do trabalho e pode avaliar a possibilidade de um trabalho satisfatório.
Descritiva -onde se observam registram, analisam, classificam e interpretam os fatos sem que o pesquisador lhes faça qualquer interferência.
Explicativa ? que vai além do registro, da análise, da classificação, e da interpretação dos fenômenos em estudo, procurando identificar quais são seus fatores determinantes.
? Pesquisa quanto ao objeto ? considera-se seu objeto, de estudo, pode ser bibliográfico, experimental ou de campo.
Bibliográfica ? é a que se efetiva tentando resolver um problema ou adquirir conhecimentos a partir do emprego predominante de informações provenientes do material gráfico, sonoro ou informatizado.
Experimental ? nesta manipulam-se uma ou mais variáveis independentes (causas) sob um controle adequado, com finalidade de observar e interpretar as reações e as modificações ocorridas no objeto de pesquisa.
De Campo - desenvolvida principalmente nas ciências sociais, é aquela em que o pesquisador, através de questionários, entrevistas, protocolo verbais, observações, etc., coletas seus dados, investigando os pesquisadores no seu meio.
Por tanto, após o entendimento sobre todos os tipos de conhecimentos, de métodos científicos e de pesquisas, passa-se ás etapas para a elaboração d uma pesquisa que costuma passar por outras varias etapas, que posteriormente iremos detalhar.


Referencias Bibliográficas

MENEGOLLE, Maximiliano & SANT?ANNA, llza Martins. Por que Planejar Como Planejar: Currículo ? Área - Aula. 13ª Ed. Petrópolis. Vozes: 2003.
Prestes, Maria Luci de Mesquita. A Pesquisa e a Construção do Conhecimento Científico: do Planejamento aos textos da escola à academia . São Paulo: Dêspel, 2002.