EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO

Kleber Gonçalves de Sousa*
RESUMO

Neste trabalho apresentamos alguns fatores que tem sido críticos na evolução dos SIs - Sistemas de Informação. Estes fatores contribuem para viabilizar técnica e economicamente o uso de recursos de informática no tratamento das informações e evidenciam o crescente valor da informação. O administrador deve observar requisitos básicos para qualidade do processo de decisão, que são: competência, motivação e informação pertinente.

Palavras-Chave: Tecnologia de Informação. Administrador. Organização.

INTRODUÇÃO

O administrador bem-sucedido é o que esta atento as mudanças. Administradores e suas organizações precisam dominar a quantidade de informação cientifica disponível. O tempo disponível para os administradores se adaptarem é pouco, precisam atuar rapidamente e de maneira precisa para usufruir das vantagens de novos desenvolvimentos tecnológicos.
Os riscos associados às decisões aumentam logo que diminui o tempo para reagir, assim, o número de decisões que devem ser tomadas também esta crescendo, sendo que, os ambientes organizacionais interno e externo estão se tomando mais complexos, e envolvendo mais fatores relevantes que precisam ser incorporados as decisões.
O processo de decisão do executivo envolve o estabelecimento de metas e critérios, a assimilação de informação ¬relevante para as metas e critérios, e o fornecimento de julgamento baseado em experiência profissional.

1 EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO

A tecnologia da informação alterou o mundo dos negócios de forma irreversível. Desde que a tecnologia da informação foi introduzida em meados da década de 50, a forma pela qual as organizações operam, o modelo de seus produtos e a comercialização. 0 modelo desses produtos mudaram radi¬calmente. Cada vez com mais freqüência, os próprios produtos são estruturados incorporando facilidades da tecnologia da informação, desde os controles remotos dos videocassetes até os sistemas antitravamento para freios de automóveis.
Fora do mundo dos negócios, a tecnologia da informação alterou as formas, processos e, nosso estilo de vida. No mundo desenvolvido, as crianças aprendem princípios de computares na infância, pois seus brinquedos muitas vezes são baseados nessa tecnologia. As pessoas intera¬gem todos os dias com dezenas de dispositivos que contenham alguma forma de microprocessador.
A tecnologia de computa¬dores pode ser tão obvia quanto o notebook na pasta de executivo, ou tão sutil quanto o chip que controla o sistema do regador automático em nosso gramado. (PRUSAK, 1994, p.6)

Os aspectos econômicos da tecnologia da informação em desenvolvimento estão gerando um ambiente de computação generalizada que atualmente transforma o ambiente comer¬cial e, em ultima instancia, transformará também todo o ambiente social e doméstico. A tecnologia da infor¬mação esta fazendo com que as fronteiras entre o trabalho e o lar se tornem cada vez mais difusas.
O valor da administração da informação e o valor da mudança no comportamento decisório causado por essa informação menos o custo de tomar essa informação disponível. Para valorizar a administração da informação, os critérios importantes são se a informação é relevante, oportuna, objetiva e precisa. (MEIRELLES, 1994, p. 400)

Até meados da década de 70, os custos dos Sistemas de Informação ainda eram superiores aos benefícios para a grande maioria das aplicações. Entretanto, as mudanças na sociedade e a evolução tecnológica alteraram rapidamente esta relação desfavorável.
Dois fatores são apontados como causas predominantes destas mudanças e também como causas do distanciamento entre a tecnologia disponível e a sua utilização pelas empresas. Fatores que provocam e ao mesmo tempo viabilizam mudanças, e aumentam a defasagem entre a tecnologia disponível e as empresas que não tem conseguido acompanha-Ia. Esses dois fatores são tecnologia e mão-de-obra. Além deles, outros fatores, também são considerados críticos, ao todo fatores são relacionados: tecnologia e recursos de Informática; mão-de-obra; mudanças da natureza dos problemas; aspectos psicológicos, políticos e organizacionais.
De acordo com Meirelles (1994, p. 401) uma evolução sem precedentes vem causando um gigantesco e dinâmico aumento na aplicabilidade e desempenho/custo das tecnologias da informação, o que tem oportunidades estratégicas crescentes para muitas organizações.
O primeiro fator critico esta relacionado com a tecnologia e recursos de informática que, tem apresentado nas ultimas décadas uma dramática evolução em termos de capacidade de processamento em conjunto com a redução nos custos relativos e com o aumento na facilidade de uso.
O segundo fator critico é a mão-de-obra em geral, a maioria dos executivos tem pequena ou nenhuma experiência ou formação na administração da informação e outras técnicas correlatas. Assim, eles ainda não tem uma base experimental para relacionar ou aplicar essa nova forma de oportunidade estratégica nas suas empresas.

Até o inicio da década de 80, praticamente não existia mão-de-obra especializada suficiente para que se pudessem usufruir os recursos de processamento já disponíveis. Esta defasagem entre a tecnologia e a mão-de-obra ainda é muito grande. Entretanto, a criação de cursos, centros de pesquisa e formação universitária na área de informação ¬em conjunto com a formação e o desenvolvimento profissional dentro das em ¬pioneiras, teve início uma disponibilidade crescente. Analistas, programadores e gerentes começaram a ser cargos com candidatos qualificados e em quantidades significativas. (MEIRELLES, 1994, p. 402)

O terceiro fator crítico esta relacionado com as mudanças da natureza dos problemas. O novo ambiente econômico onde as empresas estão operando e que incluem competição e novas condições econômicas com inflação alta e de longo prazo, altíssimas taxas de juros e baixos crescimentos reais para atividades clássicas.
O quarto fator esta relacionado aos aspectos psicológicos, políticos e organizacionais. Este fator é conseqüência dos anteriores e interage nesse conjunto, criando novas necessidades que devem ser orientadas para os indivíduos e adequadas a toda uma nova dinâmica de relacionamento de grupos de indivíduos. A tendência natural é tentar medir a informação pelo valor adicional que ela traz; entretanto, a conceito mais amplo é o do custo de oportunidade. Desta maneira, o valor esta associado a possibilidade de usar a informação para decidir melhor, o seu valor e quanto custaria ter deixado de tomar determinada decisão por falta de informação.

CONCLUSÃO

Notamos que a evolução da informática e as tecnologias convergentes apresentadas neste estudo podem ser resumidas em tendências, que são agentes que amplificam os impactos da informática.
São como demonstrados, os melhoramentos contínuos nas características de capacidade e custo/desempenho nível de componentes básicos da informática, de sistemas, aplicações e facilidade de uso do software, desenvolvimentos na infra-estrutura de telecomunicações e sua interação com a informática: teleinformática, redução gradual das barreiras sociais e institucionais para a introdução e utilização da informática. Esta redução de barreiras pode transformar-se no fenômeno inverso, ou seja, em uma pressão dentro das organizações para um uso crescente dos recursos de informática, que já e visível na alta administração das empresas que ainda, estão em estágios iniciais do uso destes recursos.
Assim a essência dos impactos é um aumento crescente no valor da informação Cresce o valor da informação para a empresa e para os indivíduos. Fica evidente o valar no processo decisório. Aumenta a recompensa pelo usa estratégico da informação.

ABSTRACT

We present some factors that have been critical in the evolution of SIs - Information Systems. These factors contribute to technically and economically viable use of IT resources in the treatment of information and highlight the increasing value of information. The administrator must comply with basic requirements for quality of decision-making, which are: competence, motivation and relevant information.

Key-words: Information Technology. Administrator. Organization.

REFERÊNCIAS

PRUSAK, James McGee e Laurence. Gerenciamento Estratégico da Informação. 21. ed. Rio de Janeiro: Ernst & Young, 1994.

MEIRELLES, Fernando de Souza. Informática novas aplicações com microcomputadores. 2.ed. São Paulo: Pearson, 1994.