1. INTRODUÇÃO

 A presente pesquisa fala sobre A evasão Escola no Ensino Superior: Um estudo de caso em duas turmas de 8º período ano 2009/02 dos cursos de Pedagogia e Administração da Facevv e Professores da instituição. Para tanto apresentaremos quais as principais influências que ocasionam a evasão escolar (desistência do aluno) na Facevv, quais as possíveis causas da evasão escolar nas duas turmas dos cursos de Pedagogia e Administração da instituição.

 Temos como objetivo geral investigar os fatores causadores da evasão escolar no Ensino Superior da Facevv nas duas turmas de 8º período dos cursos de Pedagogia e Administração e saber a opinião dos professores da instituição.

 Realizamos um levantamento histórico das turmas na Faculdade, analisando comparativamente o número de alunos que ingressaram em 2006/01 e quantos continuam em 2009/02.

Pensando na relevância social este tema servirá como ponto de partida para ação das faculdades que por porventura, não realizam programas contra evasão e também é alvo do abandono.

 Já na relevância cientifica servirá para reflexão teórica na área da educação sobre o tema aqui abordado, possibilitando a realização de outras pesquisas.

 Decidimos então fazer o projeto abordando este tema devido termos observado no inicio e ao longo do nosso curso várias pessoas que desistiram do curso superior por motivos diversos e isso nos chamou a atenção.

 No capitulo 2 mostraremos o conceito de evasão e histórico do ensino superior no Brasil.

 Já no capitulo 3  falaremos sobre os principais fatores causadores da evasão no ensino superior.

 Mostraremos o levantamento histórico das turmas de 8º período dos cursos de Pedagogia e administração no capitulo 4.

 No capitulo 5 será apresentada as análises das respostas dadas pelos alunos de 8º período de Pedagogia e Administração e também dos professores que atuam no ensino superior da Faculdade Cenecista de Vila Velha.

 Apresentaremos também as possíveis estratégias que podem ser adotadas pelas instituições para se evitar a evasão escolar no capitulo 7 e por ultimo as considerações finais.