EVASÃO ESCOLAR NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL TOMAZ ALVA EDISON

Paulo Cesar Silveira da Silva *

Patrícia Calixto **

RESUMO: Este trabalho tem o objetivo de revelar as principais causas de evasão escolar na Escola Estadual de Ensino Fundamental Tomáz Alva Édison, situada na cidade de São Jerônimo - RS e sua relação com a violência, destacando o comportamento socioemocional no convívio familiar.

Palavras-chave: Evasão escolar – Violência – Família - Comportamento

INTRODUÇÃO

 

 Com um grande numero de solicitações de presença policial, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Tomaz Alva Edison tem despertando uma atenção especial do poder Público Municipal e Ministério Público. Por apresentar inúmeros registros de ocorrências policiais ocorridas no interior e arredores da mesma tais fatos, por serem frequentes na escola e comprovados através de registros internos e externos revela diferentes tipos de violência contra professores e alunos.

 Com base nestes dados evidentes, este trabalho tem o objetivo de diagnosticar a relação entre a violência e a evasão escolar, ocorridas neste ambiente escolar e quais os métodos utilizados para prevenção de tais fatos.

 



* Ciências biológicas, Licenciatura em Biologia. Universidade Luterana do Brasil. São Jerônimo, Brasil. [email protected]

** Geografia - Universidade Federal do Rio Grande, Doutorado em Educação Ambiental na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Professora no Instituto Federal Sul-Riograndense, Rua General Balbão, 81 · Bairro Centro,  CEP 96.745-000 ·- Charqueadas/RS, [email protected]