Quem foi José de Arimateia.

 Era um homem rico, importante, relativamente culto e político, grande administrador e de influência no mundo antigo judaico, era não apenas amigo de Jesus Cristo, mas profundo admirador.

 Sabia se que seu nome denominado de José, entretanto, Arimateia referia-se a cidade na qual ele nasceu. O que se conhece pela antiga historiografia. Arimateia era uma cidade relativamente próspera para época da região da Judeia.

 Como  político ocupava o cargo de senador, participava diretamente do governo de Herodes, começou a sofrer perseguições por ser amigo de Jesus, por acreditar no que Jesus ensinava.

 Mas Herodes tinha respeito por José pelo seguinte motivo, era membro do Sinédrio,  uma espécie de colégio eclesiástico, no qual participava as pessoas mais importantes da época. Altos magistrados do povo judeu, motivo do respeito de Herodes a pessoa de José de Arimateia.

 Tantos relatos apócrifos como também a própria Bíblia dizem que José fora discípulo de Jesus Cristo, isso significa que o relacionamento de Jesus não era exatamente apenas com os pobres.

 Se bem que o relacionamento de Cristo com José de Arimateia dava-se de forma clandestina, mas Jesus recebeu a proteção desse ilustre cidadão, tanto é verdade que a sepultura de Jesus de seus amigos e familiares foi doada por José de Arimateia.

 No Evangelho de João 19:38, fala do envolvimento de José de Arimateia com Jesus Cristo.  

Segundo os Evangelhos, José de Arimateia com o grande professor Nicodemos, retirou o corpo de Jesus da Cruz e providenciou o sepultamento.

 Esse pedido foi feito por Pôncio Pilatos, que deseja dar ao mesmo uma sepultura digna. Segundo a lenda Jesus ressuscitou após três dias, mas o que se sabe que no final do século XX, encontrou se esse túmulo, com os restos mortais de toda família de Jesus, incluindo Maria Madalena, com exceção do seu pai José.

 O que se encontra em documentos apócrifos, José de Arimateia mesmo sendo um homem muito importante foi preso, pelo motivo de seguir a doutrina de Jesus.

 Caifás o chefe do Sinédrio queria que ele ficasse preso até morrer, mas José era um homem muito inteligente, para os negócios do Estado, proporcionava grandes lucros.

 Após a morte de Pôncio Pilatos, o novo governador de Roma em Israel, desconsiderando Caifás grande aliado de Herodes, conversou com os membros do Sinédrio, obrigando a solta-lo esperando pelos lucros que ele daria.

 Atribui também a José, o lençol de linho usado para proteger o corpo de Jesus, conhecido popularmente como Santo Sudário. Tudo o que se descobriu referente aos últimos acontecimentos dessa longa história, os restos mortais de Jesus foram encontrados, no referido túmulo, com as demais pessoas sepultadas.

 Quanto, ao nome verdadeiro de Jesus, não  era  Jesus Cristo, mas Joshua de Abar e no túmulo encontrado ao sul de Jerusalém, as referências destinavam se a Joshua, a mãe de Joshua, o irmão de Joshua, dessa forma até ao ultimo sepultado.

 Texto extraído de diversas fontes, mas todos carecem de melhor estudo, dado as mitologias que escondem os fatos reais.

 Edjar Dias de Vasconcelos.