Não podemos mais “tapar o sol com uma peneira”. O MegaBônus está em fase terminal. Na verdade, a doença grave já existia. O doente entrou em coma profundo, após lhe ser ministrado o “veneno” do rigoroso filtro para a emissão do cartão (surpreendam-se, mesmo sendo o cartão pré-pago), que o vulgo convencionou chamar de trava.

Não há como negar que o Programa perdeu completamente sua credibilidade. E não apenas no Rio de Janeiro. Afinal, foram mais de dois milhões de adultos economicamente ativos, envolvidos no processo, decepcionados, revoltados até. E com um efeito multiplicador devastador, falando mal do Programa. Enquanto isso, apenas meia dúzia de indivíduos ousam defendê-lo. Alguns por dever de ofício ou puro messianismo, e uns poucos por ignorância mesmo.

No meu entendimento, alcançamos um “point of no return”. Se não é impossível voltar a “vender” o Cartão MegaBônus, o custo disso seria por demais penoso e proibitivamente perigoso.

Qual solução a ser sugerida? Simples: eutanásia nele! Vamos “ajudá-lo” a morrer. E como a fênix, fazê-lo renascer das cinzas. Mais forte, mais belo, e como essa, mais longevo (quem sabe também não viverá o ciclo de 500 anos atribuídos ao pássaro da mitologia grega e egípcia).

Evidente que esse renascimento não poderia ser com o mesmo nome. Teríamos que ter algo como uma Plataforma de Negócios Itaú Unibanco. Completamente reformulado, inclusive (e principalmente) no seu Plano de Reconhecimento. Crie-se algo que permita uma receita residual atrativa às dezenas de profissionais de marketing com talento e arte, e com um bônus inicial (”quick start”ou “fast track”) que retenha os novos afiliados.

A partir disso, façamos um esforço para esquecermos o Cartão MegaBônus. Ou pelo menos, para que o mercado o esqueça. Só assim, os que amamos o MegaBônus, poderemos cultuar sua memória e cultivar sua saudade.

O advento de um Programa nesses moldes (Plataforma de Negócios Itaú Unibanco), seria um réquiem glorioso para o MegaBônus. E a redenção para os que nele acreditamos.

Nilo Sérgio Bezerra

Diamante MegaBônus

www.meganegocio.info