Eucalipto: escolhendo o local correto para o cultivo

Freqüentemente o eucalitpo é rotulado como uma espécie que "seca o solo". Embora nem sempre essa informação seja correta, há alguns cuidados na escolha do local correto para realizar o plantio que podem minimizar possíveis problemas relativos ao uso da água.

Por ser uma espécie com rápido crescimento, o eucalipto demanda grandes quantidades de água. No entanto, isso não significa que onde a espécie seja plantada será, sem dúvida, alvo de "secamento do solo". Na verdade, problemas de uso de água causando problemas como o rebaixamento do lençol freático ocorrem geralmente em climas estacionais, ou seja, em locais em que ocorrem estações seca e úmida bem definidas. Em outras palavras, em uma estação há abundância de água (úmida) e na outra escassez (seca).

Por que essa condição climática para haver problemas relacionados à água e ao eucalipto?

Porque a redução da recarga da água subterrânea ocorre geralmente quando as plantações florestais utilizam a água do solo durante a estação seca e durante o início da época úmida. Assim, cria-se um déficit de água muito grande que demora a ser reposto pelas chuvas, o que provoca a redução substancial da recarga da água subterrânea e, muitas vezes, o "secamento" do solo e do riozinho.

Diante disso, se a intenção do produtor é plantar eucalipto em áreas com clima estacional, pode-se adotar o aumento do espaçamento entre árvores. Assim, haverá menos árvores por área para extrair água do solo e, por conseqüência, este permanecerá mais úmido, o que permite a recarga da água subterrânea logo no início da estação chuvosa minimizando problemas de umidade e recarga do aqüífero freático.

Preparado a partir de:

MORRIS, J.; NINGNAN, Z.; ZENGJIANG, Y.; COLLOPY, J.; DAPING, X. Water use bt fast-growing Eucalyptus urophylla plantations in southern China. Tree Physiology, v.24, p.1035-1044, 2004.