Eu quero sempre mais....

Tenho observado há algum tempo as gerações Y e Z, Y mais especificamente, e tenho realmente ficado apreensiva com o futuro deles. Noto constante insatisfação e uma busca interminável por algo que, sinceramente, não sei se existe.

Muitas das minhas amigas desta geração ainda não se casaram, muito menos tem perspectivas, e é claro, também não são mães. Elas estão sempre em busca de algo mais seja na carreira, no amor, na família, no próprio corpo e na mente. Nunca se viu ou ouviu tamanho contingente de pessoas em terapia buscando porquês ao invés de apenas viver. Viver é tão simples e tão maravilhoso, mas esta geração não acredita que o dia a dia já é viver e ser feliz, eles acreditam que a felicidade está sempre no futuro, daí a busca constante por coisas novas e a insatisfação pelas atuais.

Não basta estudar nos melhores colégios, tem que ter experiência internacional, intercambio, cursos de línguas, de liderança, enfim muito, mas muito conteúdo e quase nenhuma experiência pratica. Absolutamente protegidos pelo seio da família, por nós, sim, nós mesmos que insistimos em poupa-los de tudo e de todos, como se a vida não fosse cobra-los um dia. Não sei se está certo, mas nenhum de nós da geração X aprendeu nada que não fosse na pratica, jogados aos leões todos os dias para “criar anticorpos” como dizia minha avô, e nenhum de nós ficou com sequelas por isso, ao contrário, somos guerreiros, fortes, decididos, autônomos e muitas outras coisas mais.

O que estamos fazendo com nossos filhos e amigos é superproteção, é até ficção se me permitem, passamos a mão na cabeça e estamos gerando indivíduos frágeis, indecisos, inseguros e que não suportam obstáculos no caminho, simplesmente os pulam ou buscam outra oportunidade. No mercado de trabalho isto é um caos, não há como fidelizar esta turma que está sempre em busca de algo melhor e à “altura” deles. Aliás obstáculo é quase um sinônimo de trabalho ou se aprende a contornar e a tirar proveito ou se está morto, me engano?

Vou voltar às minhas amigas que ainda não estão numa relação estável, não gosto de vê-las dia após dia se decepcionando com os homens ao mesmo tempo em que tentam mostrar a eles a própria superioridade, e homem não aguenta isso...Elas procuram realmente o príncipe encantado, de balada em balada procuram o cara mais lindo, mais sarado (ah sim porque o culto ao corpo virou uma neurose nacional), bem de vida, independente...ufa, raro hein?  Daí o cara tem algum destes atributos e parece disposto a seguir em frente e elas simplesmente dão o fora, porque deve ter coisa melhor por aí, e assim vai se passando a vida e elas protelam cada vez mais os planos familiares, sempre em detrimento do corpo, da carreira e do amor. Também nunca se viu tantos tratamentos para engravidar tardios, tantas doenças relacionadas ao stress e à demora para engravidar e tanta frustração.

Por outro lado os homens, ah os homens, que sempre foram e serão seres difíceis e dependentes tem pavor da mulher moderna, eles querem alguém que cuide, que fique, que dependa e se aterrorizam quando veem alguém que ao menor sinal de instabilidade troca de opção como se fosse de perfume. Então, se protegem, não se entregando e não levando ninguém a sério, raramente ligam no dia seguinte para não correr o risco de levar um fora. Isto posto senhoras e senhores temos um circulo vicioso social estabelecido.

O que fazer além de me preocupar? Como boa geração X que sou, tenho tentado na pratica tornar meu filho um homem independente e seguro, com muita dificuldade, pois a sociedade já olha diferente as mães que "jogam os filhos aos leões" e logo as rotula de negligentes, mas mesmo assim, vou em frente. Aos demais amigos da geração Y só me resta aconselhar: busquem sempre o melhor, mas deem valor ao presente, pois o futuro pode não chegar.

Eu também quero sempre mais...