O tempo é o recurso mais escasso e o mais valioso que existe. Agora já passou e não tem dinheiro no mundo que possa comprar este minuto de volta. Aprender a administrar o tempo é uma das ações mais importantes que qualquer pessoa pode fazer para melhorar suas chances de sucesso nos negócios e na vida.
Vamos apresentar alguns conceitos importantes para o bom aproveitamento do nosso tempo em primeiro lugar temos a bússola que representa nossa visão, valores, princípios, missão, consciência e direção (como conduzimos a nossa vida pessoal e profissional em direção ao que é importante) e o relógio representa os compromissos, as reuniões, os horários, as metas e as atividades (como gerenciamos nosso tempo).
O significado da importância de uma tarefa ou atitude para a vida esta ligada aos objetivos de longo prazo que temos o seja aquilo que realmente vai contribuir para modificar a nossa vida já a urgência tem seu significado ligado à correria com que tomamos as decisões.
Alguns profissionais têm o costume de não seguir esses conceitos não sabem para onde vão e não sabem planejar suas tarefas e muito menos o que a empresa espera deles, vivem correndo de um lado para outro com um extintor de incêndio na mão tentando apagar o incêndio que surgiu de uma fagulha, gostam de resolver assuntos pendentes sob pressão, com aquela adrenalina correndo nas veias e quando essas pessoas não estão resolvendo assuntos urgentes não se julgam importantes para a empresa e o pior postergam os assuntos até que eles que se tornem urgentes por não terem sido resolvidos a tempo, e para isso existe apenas uma estratégia: "resolva agora antes que você se queime".
Para que não cometamos esses erros podemos tomar algumas atitudes que farão diferenças entre elas temos: a) o uso da Matriz de Gerenciamento do Tempo para definir prioridades, b) identificar as horas do dia em que você é mais criativo e reservar esta hora para os assuntos mais difíceis e importantes c) melhorar as comunicações com pessoas no trabalho e com a família ouça com atenção para evitar o retrabalho, d) evitar os "ladrões de tempo" como, interrupções, comunicação deficiente reuniões telefone/celular e-mail/internet e intranet, e) evite adiar tomada de decisões importantes, se o remédio é amargo tome de uma vez, f) seja simples e organizado g) reserve um tempo para você, sua família, e amigos e procure fazer algum trabalho de voluntariado.
Para que não sejamos uma pessoa que vive com um extintor na mão apagando incêndios devemos gerenciar nosso tempo aplicando alguns dos conceitos acima e lembrar que quando alguém usa um extintor ele produz uma espécie de neblina ou fumaça que é vista por todos.