A Ética é primordial para a necessidade humana, pois a sua evolução se deu no caminhar com o processo evolutivo da humanidade. Ao longo da história da humanidade, a ética foi compreendida como parte complementar do pensamento filosófico, conhecida como filosofia moral. Cada filósofo procurou demonstrar princípios e hipóteses de compreensão da ética e da moral. Portanto, a ética é parte integrante em todas as relações, sejam elas, na sociedade ou nas profissões.

A Ética orienta a sociedade o que é bom e o que é ruim, ensina a respeitar os seus semelhantes e no leva a compreender que cada cidadão tem o seu próprio valor. No entanto, é importante que como colaborador de uma organização façamos uma reflexão, de forma acessível aos seus valores individuais com os valores relacionados aos princípios éticos.

 A ética da sociedade e a ética dentro da organização, precisam caminhar juntas e se completam. A ética no trabalho  orienta aos líderes, gestores e colaboradores qual o momento certo de  tomar de decisões, para que ninguém saia machucado, “o que devo fazer”? “e o como devo fazer”? Os princípios éticos e comportamentais definem a qual o tipo de organização a  qual trabalhamos e o tipo de pessoa que somos ou que queremos ser. O respeito que temos pelas diferenças individuais e a responsabilidade que demonstramos pelas questões sociais, refletem a boa relação com os seus empregados e também diante da sociedade.

De que forma entender a ética na sua forma mais simples? Em poucas palavras, a ética nos proporciona a viver melhor com os outros seres humanos e nos faz usar o nosso livre arbítrio com consciência de paz e sabedoria. Ela é do indivíduo, não é possível separar ética na sociedade e ética na organização, quem a tem a usa, pois os comportamentos e ações terão o mesmo resultado. Se determinado colaborador tem o hábito de criar intrigas, falar mal do colega fizer intrigas no ambiente organizacional, diante da sociedade e do meio onde convive, irá fazer o mesmo.

Em qualquer situação da vida é preciso ser honesto, jamais falar ou fazer algo que depois você não tenha a capacidade de assumir. Humildade, tolerância flexibilidade, empatia, faz parte do ser ético. É importante ouvir as pessoas, as propostas e ideias dos colegas, muitas vezes achamos as ideias absurdas, mas não paramos para pensar que poderá ser a solução de um problema no futuro. Para descobrir se as ideias serão viáveis futuramente é importante trabalhar em equipe, ouvir a cada um e não julgar antecipadamente é primordial também oferecer a oportunidade de melhorias aquele que é merecedor. Outra situação é quando recebemos crédito pelo trabalho realizado por outras pessoas, e na oportunidade não divulgar o nome dos colegas que contribuíram para que o trabalho ocorresse de forma eficiente, isso é ser antiético e certamente mais tarde todos saberão e você se tornará a pessoa sem confiança e mau-caráter.

Muitas são as informações importantes que não é possível citá-las, porém tem uma que é primordial, para a ética organizacional é a “ pontualidade”, chegando no horário o colaborador é considerado alguém de confiança, não perdendo as oportunidades que surgirão, apesar de que o julgamento da empresa para com o funcionário deve ser através da competência e caráter e pelo cumprimento de horário. Não apenas pela sua produtividade e habilidades, que no caso é o que a empresa julga interessante. Nunca humilhe as pessoas na frente de outros, se houver necessidade de corrigir, faça no momento oportuno e em particular, se for necessário ofereça ajuda, de repente aquela pessoa pode estar necessitando de apoio, e você ainda não havia percebido.

A Ética é algo que não pode ser definido como certo ou errado. É a forma de como as pessoas acreditam, muitas vezes agem achando estar correto e não está, mas a ética ter bom senso, é a forma de que como você observa as coisas em sua totalidade e ao seu redor analisando as consequências e pensando no bem estar de modo geral. É saber respeitar o próximo e toda a sua individualidade, respeitando a liberdade a diversidade, conviver bem com as diferenças mesmo que seja em ambiente de trabalho. É ser consciente é compreender no outro a sua essência, para que a convivência organizacional não se torne desagradável.

Lamentavelmente a ética, como postura profissional e relacionamentos no ambiente de trabalho, é um local onde ninguém explica o que é certo e o que é errado, nota-se que a ética não é respeitada como deveria.

O correto dentro da empresa seria que desenvolvessem procedimentos, para que todos pudessem ler o que é correto para aquele ambiente de trabalho. Nos procedimentos a serem seguidos e bem explicados, seria mais fácil em nível de compreensão dos colaboradores,  não deixando espaço para questões desnecessárias, que em vez de ajudar pode prejudicar algumas pessoas e a equipe inteira.

Sobre o autor: Kelly Vieira Costa Santos é formada em Administração com ênfase em Recursos Humanos, pós-graduada em Metodologia do ensino superior e Gestão Pública. Estudante de Pedagogia.