Ética é difícil de encaixar nas cabeças das pessoas que nunca foram interessadas em seguir regras, por exemplo.

A impressão que tenho é que só buscamos regras, normas, civilidade e urbanidade quando queremos exigir nossos direitos. Quando é a vez dos outros, muito dificilmente queremos a ética.

Observe no trânsito a falta de educação e civilidade que existe. Observe um atendente no serviço público, principalmente em hospitais. Não somos tratados como seres humanos. Presencie um ônibus, principalmente nas grandes cidades, a falta de urbanidade é constante. Somos passageiros por única falta de opção. Somos maltratados diariamente.

Esta distância entre os seres humanos só vai refletir no descaso, frivolidades, insensibilidade nas pessoas ao ponto de quando quisermos ter correspondido a atenção de vida, a simpatia, a educação etc, não teremos onde buscar.

Simples a lógica matemática. Não dou cordialidade, certamente não terei. Isto multiplicado por milhões de pessoas é igual a... Não damos cordialidade, logo não teremos de milhões de pessoas cordialidade. Ora vamos entender. Soma-se a este fator a mídia reforçando a violência urbana. Pronto, instala-se o caos.

Agora para refletir.

O mundo está mudado dizia aquela vizinha na janela flagrando assaltos e todo tipo de violência.

Das duas uma, ou ela sai da janela com calos no cotovelo de tanto observar tudo que não presta ou sai de qual quer jeito por conta de uma bala perdida.

Pessimismo? Pode até ser... Mas que mundo estamos vivendo? A cada 7 dias da semana 5 são dedicados as mazelas e a intolerância das pessoas.