ÉTICA PROFISSIONAL NA ÁREA CONTÁBIL 

Carine Daiane Maganha[1]

Carmem Marluza Dahmer[2]

Marcia Janete Kamchen Alves[3]

Vanusa Marques[4]

Nivea Goldschmidt Follmann [5]

FEMA[6]

RESUMO

 

Ética é essencial na vida das pessoas. Para ser um bom profissional, para ter o respeito das pessoas é necessário saber nos portar diante dos outros, ter em mente quais são os compromissos e deveres de um profissional para assim ter o reconhecimento e conseqüentemente ter o enriquecimento profissional e pessoal. Este trabalho visa entender num sentido amplo o que significa ética. Ética Profissional do contabilista mostrando os direitos, deveres e as obrigações de um profissional dentro do seu âmbito de trabalho.

Palavras – chave: Ética, profissional contábil, princípios.

INTRODUÇÃO

 

Este artigo tem como objetivo mostrar a importância da ética para os profissionais nos dias de hoje, bem como mostrar que o profissional contábil deve ter um comportamento ético, pois o cliente deposita nele toda a confiança já que ele cuida da riqueza das empresas, também demonstra que se deve manter uma postura moralmente adequada perante a sociedade para adquirir credibilidade no exercício da profissão.

  1. CONCEITO DE ÉTICA

 

O assunto ética é necessário nas empresas, no governo, nas escolas, enfim na sociedade como um todo, pois precisa se de  um comportamento adequado, tendo  uma linha de conduta a seguir para assim se tornar um bom profissional dentro de uma sociedade.

Ética tem muitas definições, sendo que é de uma abrangência muito grande em relação ao ponto de vista conceitual.

“Ética é a ciência da conduta humana perante o ser e seus semelhantes, analisando a vontade e o desempenho virtuoso em face de suas intenções e atuações a sua pessoa ou a comunidade em que insere” (SÁ, 2009, p. 17).

“Ética é a ciência da conduta humana segundo o bem e o mal com vistas á felicidade”. (ALONSO, LÓPEZ e CASTRUCCI, 2006, p.3)

Percebe que quando se fala no assunto ética se fala também no caráter, no modo de ser de uma pessoa, nos valores morais. Sendo assim, pode-se dizer, que quando se fala em ética, fala-se do comportamento das  pessoa, pois somente na relação com os outros é que nosso comportamento pode ser considerado ético ou antiético.

Para Lisboa (apud Nascimento, 2007, p. 29) de forma simplificada pode se definir o termo ética como sendo um ramo da filosofia que lida com o que é moralmente bom ou mau, certo ou errado.

A ética estuda a vida e o comportamento humano, estuda o interior preocupando-se com as ações e os atos do ser humano, essa ciência busca oferecer um caminho para uma vida moralmente boa e como conseqüência disso alcançar a felicidade. Sendo que a ética independe dos costumes históricos ou regionais.

Para Camargo, “A palavra “ética” etimologicamente origina-se do grego “ethos”, que também significa costumes; a palavra “moral” provem do latim “mores”, que também significa costumes.” (1999, p.22).

Existe uma grande preocupação na diferença entre ética e moral, mas suas origens etimológicas significam a mesma coisa. Usados alternadamente com o mesmo significado as palavras ética e moral significam hábitos e costumes”. (PLACIDO, 2007, p.  24).

A moral em um âmbito geral pode ser considerada um conjunto de normas que busca a qualidade da conduta humana, proporcionando uma forma responsável de julgar os atos e fatos da vida. A ética por sua vez, é a ciência que conduz a moralidade humana, sendo ela a forma ideal de comportamento. Para ser um bom profissional, ser uma pessoa respeitada é necessário que se tenha um comportamento ético diante das pessoas.

1.1.        OBJETO DA ÉTICA

Pode se dizer que a Ética estuda o comportamento das pessoas através de uma linha de conduta que deve ser seguida dentro de uma sociedade. Devido a necessidade de cada ser humano a sociedade começa a estabelecer determinados padrões para serem seguidos em busca de uma vida com princípios, boa conduta pessoal, surgindo assim as normas da sociedade.

A ética é a ciência da moral, isto é, de uma esfera do comportamento Humano. Não se deve confundir aqui a teoria com o seu objeto: o mundo moral. As proposições da ética devem ter o mesmo rigor, a mesma coerência e fundamentação das proposições científicas. Ao contrário, os princípios, as normas ou os juízos de uma moral determinada não apresentam esse caráter. (VÁSQUEZ, 2008, p. 23).

“O uso popular do termo ética tem diferentes significados, um deles sempre mencionado é que a ética diz respeito aos princípios de conduta que norteiam um indivíduo ou grupo de indivíduos”. (LISBOA, 2007, p. 23)

Antonio Lopes de Sá explica que a conduta do ser humano é a resposta que cérebro transmite diante de alguma situação sendo observado pelas pessoas dentro da sociedade que através de julgamentos determinam se o comportamento da pessoa é moralmente certo ou errado. . A conduta do ser é a sua resposta a um estímulo mental, ou seja, é uma ação que segue ao comando do cérebro e que se manifestando variável também pode ser observado e avaliado. (2009, p.27).

Lazaro Plácidos ainda nos fala que a “A ética estuda os somente os julgamentos que dizem respeito ao que é moralmente certo ou errado, bom ou ruim”. (LISBOA, 2007. p. 27).

Conforme descrição das citações anteriores pode-se dizer que a Ética estuda o comportamento das pessoas, as ações, os atos diante do ser e da sociedade. A conduta do ser humano é observável sendo uma conseqüência de vontade onde se tem a consciência que só através de uma linha de conduta moralmente certa se pode alcançar o sucesso profissional dentro de uma sociedade.

1.1.1.   Ética profissional

 

“A Ética Profissional longe de debilitar a posição social da empresa fortalece-a” (LISBOA, 2007, p. 64).

“É através da profissão que um ser humano consegue se destacar na sociedade e mostrando sua habilidade, seu conhecimento, sua capacidade e também mostrando sua personalidade” (SÁ, 2009, p.143).

Toda profissão ou organização é regida por um código de ética e todo profissional deve seguir os princípios descrito nestes códigos, sendo assim somente deverá prosseguir com suas atividades, tendo certeza de que não estará contrariando os princípios éticos, é importante ressaltar que um código de ética especifica os comportamentos permitidos e proibidos no exercício de uma profissão

Muitas empresas já adotaram o seu próprio código de ética, pois perceberam que com as mudanças e transformações que vem ocorrendo de forma muito avançada, a responsabilidade social também aumenta. Um trabalho bem sucedido é imprescindível para que haja um bom relacionamento com os profissionais da área, colegas de trabalho e superiores. Pode parecer algo insignificante, quando na maioria das vezes pode afetar desde os lucros á credibilidade das organizações.

Vasquez explica que a ética e moral estão presentes em todo e qualquer ato de nossas vidas e devemos sempre ser pessoas e profissionais que buscam fazer tudo da melhor maneira possível. (2008)

Toda a atividade exercida com profissionalismo é feita de maneira honesta e íntegra, e está diretamente ligado aos fundamentos básicos de ética, da moral e dos bons costumes e está dividida em responsabilidade pessoal e responsabilidade social. A pessoa que decide que ramo da profissão que vai seguir deverá ter em mente que terá deveres a seguir, pois só assim receberá em troca não só a remuneração, mas também um enriquecimento no comportamento profissional.

1.1.1.1.       Ética profissional na área contábil

“A profissão contábil consiste em um trabalho exercido habitualmente nas células sociais, com o objetivo de prestar informações e orientações baseadas na explicação de fenômenos, ensejando o cumprimento de deveres sociais, legais e econômicos, tão como a tomada de decisões administrativas, além de servir de instrumentação histórica da vida da riqueza”. (SÀ, 2009, p.144).

Os profissionais contábeis estão expostos a sofrer pressões para que façam algum desvio ou sonegação descrevendo valores incorretos, mas cabe a eles estar conscientes e respeitar o código de ética e todos os princípios contábeis.

O contabilista tem grande responsabilidade no que diz respeito à riqueza das empresas, pois exerce uma função social ao cuidar e manter a riqueza social, dedicando se a realizar um trabalho digno e de qualidade, fazendo com que amplie a oportunidade de emprego e também dignificando a classe dos contabilistas.

“Todavia como não há total sem parcelas e a expressão da soma depende daquele de suas unidades, uma consciência firme profissional, como condição ética tendo a beneficiar a todos, posto que se exerce exatamente nas parcelas ativas da sociedade”. (SÁ, 2009, p.146).

Sendo assim a pessoa que segue o ramo da Contabilidade tem que ter em mente que irá possuir deveres com a regularidade da riqueza das empresas. O contabilista precisa ter a uma consciência profissional que irá ajudá-lo a desenvolver seus trabalhos e virtudes que demonstrem a responsabilidade sobre as tarefas que está exercendo, pois o cliente depositou toda a confiança no profissional contábil já que o mesmo disponibiliza de todas as informações disponíveis dentro de uma empresa.

O profissional contábil  lida diariamente com aquele que é o bem mais precioso de uma economia a informação de negócios que pertence a terceiros. Tendo conhecimento e informações estratégicas do estabelecimento de seu cliente. (LISBOA, 2007, p.76)

 Toda profissão possui um valor social, mas a contabilidade se destaca por proteger o patrimônio empresarial e pela capacidade de produzir informações sobre o comportamento patrimonial, sendo assim o contabilista que exercer sua profissão cumprindo os deveres e tendo uma responsabilidade nas tarefas exercidas será recompensado chegando ao sucesso profissional.

1.1.1.1.1.   Código de ética profissional

 

Como             a Ética é formada de regras normativas, na vida profissional também existem princípios de conduta que são instituídos em determinadas profissões ou em organizações. Os profissionais são regidos por um código de ética profissional, para observar o comportamento no exercício de sua profissão, sendo que cada profissão é regida pelo seu código.

“Um código de ética pode ser entendido como uma relação das práticas de comportamento que se espera sejam observadas no exercício de uma profissão”. (LISBOA, 2007, p 58).

Os códigos de ética representam o conjunto de elementos que caracterizam o comportamento das pessoas dentro de um grupo social. Dentre esses elementos, destacam-se os deveres legais normativos e positivos e as regras de boa conduta no trato com as pessoas. (MEDEIROS; BORGES, 2007, p.05)

 

Um código de ética contém, normalmente, asserções sobre os princípios éticos gerais e regras particulares sobre problemas específicos que surgem na prática da profissão.

Nenhum código de ética consegue, todavia, abarcar todos os problemas que aparecem quando do exercício de determinada profissão. Ele deve, por isso, ser suplementado com opiniões de órgãos competentes e por associações profissionais. (LISBOA, 2007,p.59).

Pode se entender por código de ética, normas que existem dentro de cada profissão onde os profissionais devem segui-lo e praticá-lo visando o bem estar da sociedade e tendo como principal função amenizar os problemas existentes na profissão ou organização.

Os profissionais contábeis devem respeitar as normas do código de ética prestando os serviços de acordo com as normas técnicas, sendo honesto responsável para cativar a confiança do cliente ou empreendedor. Os profissionais devem saber com agir para conquistar seus clientes, mas respeitando o código, para que seja profissional honesto e não se deixa induzir de forma premissa.

“O código reconhece que os objetivos da profissão contábil é trabalhar nos padrões mais elevados de profissionalismo tendo desempenho elevado satisfazendo a exigências dos interesses públicos”. (IBRACON, 1998, p.374).

Lisboa menciona: “Um código de ética é um corpo de princípios que relaciona as principais práticas de comportamento permitidas e proibidas no exercício da profissão” (2008, p.52).

Percebe-se que dentro de uma organização para que haja harmonia profissional é importante ter um código de ética para orientar os profissionais como deve ser o seu comportamento e quais são as ações corretas para ser tornar um grande profissional e ter o reconhecimento da sociedade, fazendo com que a organização transpareça para a sociedade uma imagem de organização, harmonia e transparência. Todo profissional é obrigado a seguir os códigos de ética dentro de sua atividade profissional, caso ao contrário está sujeito a punições. Respeitando as normas docódigo de ética os profissionais poderão ficar sossegados, pois estarão cumprindo com o dever de forma correta.

CONCLUSÃO

Hoje em dia para se tornar um profissional com sucesso é necessário saber se portar diante aos outros, tendo conhecimento sobre ética.

As empresas se preocupam com o assunto ética, dessa forma surgiu o código de ética que avalia o comportamento do profissional e exige atitudes corretas que tem como finalidade atingir objetivos de maneira moralmente correta.

REFERÊNCIAS

 

ALONSO, Félix Ruiz, LÓPEZ, Francisco Granizo, CASTRUCCI, Plínio de Lauro. Curso de Ética em Administração. 1º Ed. São Paulo. Atlas, 2006.

CAMARGO, Marculino. Fundamentos de Ética Geral e Profissional. 1º Ed. São Paulo. Vozes, 1999.

 

BORGES, Erivan; MEDEIROS, Carlos. Comprometimento e ética profissional: um estudo de suas relações juntos aos contabilistas. Disponível em <http: //www.scielo.br>. Acessado em 03 de outubro de 2011.

 

IBRACON. Normas Internacionais de Auditoria. 1º Ed. São Paulo. 1998.

LISBOA, Lázaro Plácido. Ética Geral e Profissional em Contabilidade. 2º ed. São Paulo: Atlas, 2008.

 

SÁ, Antonio Lopes de. Ética Profissional. 8º ed. São Paulo: Atlas, 2009.

 

SILVA, Antonia Rosane Nascimento da; FIGUEIREDO, Sandra Maria Aguiar de. Desenvolvimento da percepção sobre Ética Profissional entre estudantes de Contabilidade, São Paulo, 165ª Ed., p. 27-39, mai-jun, 2007.

 

VASQUEZ, Adolfo Sánchez. Ética. 30º ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.



[1] Acadêmica do 4º semestre do curso de Ciências Contábeis nas Faculdades Integradas Machado de Assis – Santa Rosa – RS – [email protected]

[2] Acadêmica do 4º semestre do curso de Ciências Contábeis nas Faculdades Integradas Machado de Assis – Santa Rosa – RS – [email protected]

[3] Acadêmica do 4º semestre do curso de Ciências Contábeis nas Faculdades Integradas Machado de Assis – Santa Rosa – RS – [email protected]

[4] Acadêmica do 4º semestre do curso de Ciências Contábeis nas Faculdades Integradas Machado de Assis – Santa Rosa – RS – [email protected]

[5] Professora Orientadora do 3º ano, 6º semestre do Curso de Ciências Contábeis nas Faculdades Integradas Machado de Assis – Santa Rosa – RS. [email protected]

[6] Fundação Educacional Machado de Assis – FEMA. Rua Santos Dumont, 820. Santa Rosa RS. [email protected]