ÉTICA PROFISSIONAL - ARTIGO CRÍTICO
 
ÉTICA PROFISSIONAL - ARTIGO CRÍTICO
 


Larissa Rodrigues Araújo

"Sentimos cada vez mais que vivemos uma crise de ética que vai desde a situação política do país, passando por questões de corrupção na sociedade e no governo, até problemas de relacionamento familiar".

Independente do meio a ética é imprescindível, uma vez que todas as sociedades possuem normas a serem cumpridas e todo indivíduo deve seguí-las de maneira concreta e correta.
Sabe-se que a ética diz respeito ao que é certo ou errado, bom ou mau, lícito ou ilícito, enfim, cabe à pessoa discernir sobre o que é válido ou não quando se diz respeito à ética.
Em qualquer que seja a profissão onde se atua, a conduta ética é fundamental, portanto, o comportamento do ser humano deve ser coerente e de acordo com valores adotados pela sociedade. Várias pessoas usam o poder para agir de forma imprudente e errônea, esquecendo que o relacionamento profissional visa a dignidade humana e o bem estar sociocultural de determinada população.
A situação política do país em que vivemos mostra claramente como as pessoas se comportam perante à sociedade, abusando do poder e deixando de cumprir exatamente o que lhes é imposto, favorecendo, quase sempre, apenas aqueles que não necessitam.
Na política, a responsabilidade social pesa menos que a responsabilidade individual, uma vez que, a maioria dos políticos exercem sua função de forma contraditória ao que seria prudente, esquecendo ou fingindo esquecer, que a ética profissional existe e que deve ser seguida para que haja um bom desempenho profissional e social.
Cabe, no entanto, que cada cidadão indigne-se, combata e resista à corrupção existente por falta da ética e moral e que estes tenham conhecimento e opinião quanto à ausência da conduta dos maus profissionais e ainda que aconteçam maiores cobranças para que os resultados benéficos deixem de ser esporádicos e passem a ser constantes, só assim, talvez, ocorrerá uma política mais sólida, ímpar e amena.
 
Avalie este artigo:
(2 de 5)
8 voto(s)
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Leia outros artigos de Larissa Rodrigues Araújo
Talvez você goste destes artigos também