Chamamos de Ética o conjunto de coisas que as pessoas fazem quando todos estão olhando. O conjunto de coisas que as pessoas fazem quando ninguém está olhando chamamos de Caráter

(Oscar Wilde)

Com o avanço da tecnologia os gestores vêm deixando de lado os princípios éticos e valores organizacionais e adotando certas atitudes que devem ser defaceladas, essas atitudes vem deixando muitas empresas no chão,iremos tratar nessa pesquisa alguns tópicos nos quais nos fazem perceber que á ética é a principal ferramenta de gestão,iremos traduzir de forma sucinta o conceito de ética

À ética no século XXI vem englobando varias facetas de definição , depois do surgimento das redes sociais a definição de ética abriu novos rumos , como por exemplo ética na internet isso remete a respeitar as informações pessoais dos outros , as informações contidas em uma pagina pessoal e não tentar burlar senhas,emails e códigos para conseguir informações inerentes apenas ao seu dono.

Outra definição de ética muito presente no século XXI é a ática profissional que muitos estão deixando de lado e perdendo o foco, toda empresa ,todo profissional digno que  obrigatoriamente deve carregar consigo a ética. Não apenas a profissional mais sim todas.

A ética tem importância e forma de respeito, pareceria, amizade,respeito profissional,e no convívio social , para um bom relacionamento no convívio social precisa-se de ética,a ética nos dias atuais pode ser considerada como uma forma pois é ela quem moldará nosso caráter,nossos valores, é ela quem nos ensinará a seguir regras e é ela que nos dá referências.

Um profissional que não possui ética baseia-se próprios valores sendo estes bons ou maus este profissional age segundo o seu impulso sem pensar nas conseqüências acarretadas por tal atitude, esse suposto profissional é capaz de tudo desde fraude até roubos e desfalques na empresa que trabalha.

Para tal pessoa tudo se resume em dinheiro e poder esses dois itens está cima de tudo.

Alguma característica pode notar nesse profissional:

Arrogância: Após percorrer bastante tempo, ter conseguido seus objetivos alguns profissionais acham que são donos da verdade usam de ignorância com

seus colaboradores, por muitas vezes isso ocorre por que o colaborador errou em algum momento em que estava executando alguma atividade na empresa, e ai o superior que está encarregado de monitorá-lo usa de arrogância por que acha que está acima dele que pode o tratar como se fosse qualquer, muitas carreiras são destruídas devido a arrogância.

Fofocas: Um profissional ético não cria focos de fofoca na empresa , fofocas ou boatos são fatos destorcidos que alguém passa a diante isso pode criar uma

bola de neve que pode gerar até demissão no final, o incrível a ser discutido é a velocidade na qual esse fato se dissemina na empresa vai enraizando até que no fim das contas podemos perceber que toda a empresa foi tomada.

Falta de compromisso: Compromisso é quando você afirma a alguém , quando você adquiriu alguma responsabilidade, algo importante que não pode ser desmarcado por que você afirmou a alguém. muito se fala sobre a falta de

1compromisso de gestores no século XXI ,não estão tendo compromisso com suas atividades organizacionais,estão deixando os princípios éticos , estão fazendo seus trabalhos de forma desleixado, marcam reuniões importantes e

 

Deixam os que necessitam deles a ver navios, a primeira vez é perdoável mais quando isso passa a ser freqüente deve se tomar cuidado deve se chamar a atenção, pois isso acarreta disfunção na empresa a partir disso os departamentos passarão a funcionar com deficiência.

Essas características que um profissional não ético possui acarretará uma grande queda na empresa pois tudo hoje nas organizações e em nossas vidas se baseia em ética, ética empresarial move as empresa é ela quem faz as mesmas funcionarem.

A palavra ética surgiu do grego  éthos que por sua vez tem dois significados relevantes ao assunto que remete  ao nosso interesse, o primeiro significado que por sua vez é "costume" e o segundo "propiedade de carater" .

         

 Costumes e propriedades de caráter são duas variáveis presentes na nossa sociedade brasileira, ou melhor, não só na sociedade brasileira mais em qualquer outra humana e não humana ,isso se remete a respeito , devemos respeitar de forma igual a todos os nossos semelhantes de maneira que eles possam nos respeitar igualmente. a ética trata também de costumes , costumes variados se não porque bizarros , a ética engloba-se nas mais variadas classes e doutrinas.

 Na filosofia a ética entra sob forma de comportamento ético, que remete como eu ou você se comporta em meio da sociedade perante o outro semelhante a você , e de qual maneira devemos agir em determinados locais de forma a não ver a sociedade como fragmentos e sim como todo , e se não é fragmentos e

sim como todo eu e você fazemos parte desse todo então devemos assumir uma responsabilidade ética.

O profissional que possui ética na empresa em que desenvolve suas atividades organizacionais tem um critério de desempate, pois este mostra que está mais

qualificado para desempenhar suas funções do que qualquer outro, pois este mostra seus valores e suas competências  com uma relação aberta e jogos limpos sem puxar o tapete de ninguém.

Primeiramente deve-se fazer uma auto-avaliação de si mesmo deve fazer uma retrospectiva dentro de si mesmo e avaliar ponto por ponto. Ponha-se em evidências critique-se pergunte a sim mesmo sou um profissional ético?

Algumas características comuns presente  na realização de qualquer trabalho deve-se estar em evidência no comportamento de um bom profissional.

A primeira dela é cooperação e solidariedade, se você faz um trabalho na empresa com uma equipe você tem que estar atento e ser solidário pois esse trabalho em equipe fará parte de um todo entretanto se você realizar uma

atividade solitária em uma sala onde só você atua essa atividade fará parte de uma unidade fará parte de um todo pode dar como exemplo os departamentos de uma empresa se um departamento não estiver funcionando bem toda a empresa perecerá.

Outra característica é pro atividade, não devemos ficar presos apenas em nossas atividades, se a execução deste já estiver sido feita com êxito e sobrou tempo porque não ajudar nosso colega ao lado , concretiza ele se alegrará e ficará satisfeito com a ajuda que você o ofereceu..

O profissional ético sabe influenciar seus colaboradores ou seus colegas de trabalho para tal dar o melhor de si nas suas atividades, esse profissional tem qualidade de líder e essa qualidade o elevará a um ponto de destaque.

Tal profissional sabe agir com naturalidade, ele adota os valores éticos ao invés de adotar métodos de oportunismo. Esse profissional tem estratégias para melhorar o ambiente organizacional, mesmo que este tenha poder dentro da empresa e tenha acesso aos recursos financeiros este profissional sabe pensar tem consciência de seus atos e sabe que fazer tal ato poderá leva-lo a demissão e sabe que tal ato é errado, tal profissional já  tem isso fixo em seu pensamento.

Em virtude do que foi mencionado somos levados a acreditar que por meio dos milhares de definições de ética e seus respectivos locais de atuação, a ética que algo que deve fazer presença em qualquer ser humano, podemos observar por meio dos argumentos mostrados acima que a ética deixou de ser apenas uma ferramenta empresarial e passou a ser um instrumento publico, ela no século xxi está em parceria com á ética na internet,ética nas organizações, e ética pessoal mostrando que esta ferramenta não precisa de um metro fixo para ser utilizada podendo ser utilizada e benéfica a todos pois quem tem ética tem tudo.