Ética na Educação

Wanderson Vitor Boareto

Graduado em História e Bacharel em Direito, Pós Graduado em História e Construção Social do Brasil, Docência do Ensino Superior e Educação Empreendedora.

Resumo

A ética é tema de seminários e debates dentro e fora das escolas, já que a formação humana está sendo analisada e pensada pelos meios acadêmicos. A escola é fundamental na formação dos agentes sociais, e o princípio de se tornar um agente social e ético.

Palavras chaves

Ética, Agente Social, Educação, Escola. Comunidade

 

O tema, ética na educação, está sendo muito discutido nas universidades e no meio escolar, tanto pelos professores como pelos alunos. Mas o que é ética?  Sanchez Vasquez nos ensina: “A ética é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade”. “É a ciência de uma forma específica de comportamento humano” (VÁZQUEZ, 23).

Com esta definição podemos pensar que ética é uma pratica real e continua dentro das instituições de ensino, mas na realidade a postura ética foge bastante do que deveria ser uma formação ética dentro dos moldes da sociedade, e a escola não é uma exceção. Na realidade existe uma falta de entendimento dos direitos e deveres dos agentes sociais que nesta análise é a escola.

Para se pensar em ética na educação temos que entender o verdadeiro propósito da escola. A escola é um agente social? Ela tem importância na formação do pensamento de nossa sociedade?  Ela ensina? Se ela ensina, o que ela ensina? Diante desses questionamentos podemos entender que a      ética na educação vai além da proposta educacional, ela tem caráter definitivo do ser como cidadão.

No entanto, qual é a referência ética que os alunos têm como princípio?  Acredita-se que é o professor, se isso for verdade, quem é esse professor que está à frente dos nossos filhos? Ele é ético? Ele tem moral? .

Existe uma fala horrível dentro e fora das escolas: “ninguém tem nada com a minha vida, eu não devo nada a ninguém! O que eu faço fora na escola, ninguém tem nada com isso”. O ilustre professor, doutor Aristides Ribas de Andrade Filho ensina em suas aulas na FADIVA (Faculdade de Direito de Varginha), que isso é uma tolice, pois o homem é um ser social e como tal ele tem deveres e compromissos com o grupo, sendo assim a sua postura ética tem efeitos em todo o grupo que está inserido.

“A afirmação do indivíduo não é algo dado desde as primeiras formas de organização social, mas algo que o homem conseguiu somente na sociedade moderna. A individualidade não é um dom gratuito, mas uma conquista” (VÁZQUEZ, 173,).

Se eu tenho um compromisso com o meu meio social, por que eu não estou agindo eticamente? Talvez seja devido ao erro social ser tão comum, que a maioria das pessoas não percebe a falta de postura de alguns grupos. Nesse sentido, a escola tem por princípio preparar este estudante para identificar e não aceitar este tipo de conduta.

Kant nos ensina que ser ético é pensar que minha atitude poder trazer um bem universal. Ser ético é fazer de minha conduta um espelho para todas as pessoas que convivem e venham a conviver com este ser social. Sendo assim, a escola tem que passar a ter por princípio o compromisso de formar o bem universal, através de professores, alunos, serviçais e comunidade todos éticos e humanos.

Bibliografia

VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez, Ética, Ed Civilização Brasileira, 2005, Rio de Janeiro, RJ.

PERELMAN Chiam, Ética e Direito, Ed Martins Forte, 2000, São Paulo, SP.