Ética Grega por João Pedro Figueiredo

            Em breve apresentação, a ética grega tem como objetivo, formar indivíduos apto à convivência em sociedade, bem como respeito a cultura e costume de regiões e sociedades. Tem como princípios fundamentais as normas legais da sociedade vigente, através de uma análise, mencionando extremos ali presente (bem e mal).

            No contexto filosófico a Ética e a Moral possuem deferentes sentido, ética está associada ao estudo da moral que orienta o comportamento do indivíduo humano na sociedade, enquanto a moral está ligada aos costumes e regras estabelecidas pela própria sociedade vigente.

Sócrates erigiu sua linha de pensamento tornando-se autônomo e originário, tinha como ferramenta filosófica a maiêutica, dialética crítica e irônica, afirmava que “todo erro era fruto da ignorância e toda virtude é conhecimento”, para ele o indivíduo deveria busca sempre o conhecimento, conhecendo a si mesmo, tendo em vista que o conhecimento é o agir ético.

A ética platônica tinha como fundamento principal a ideia de que todo indivíduo deveria sempre buscar o bem, a ideia da ordem e de justiça, ordenando assim elementos extremos com a mesma finalidade. Porém, é de suma importância dizer que o bem platônico é algo imaterial.