Historicamente o Brasil colonizado por europeus, mostra-se frágil e pouco humanizado com o dever ético. Ético nesse sentido poderia ser relacionado com o modo que o grupo vê e atribui significado as normas morais que vos regem em termos práticos, a sua conduta política. A política em sua pratica viria em carregada de preceitos morais, como por exemplo a organização da ação política em forma de partidos que visem gerar essa comunidade, mediante o poder. Escolhas, ações eficazes, definições, em fim, são movimentos políticos de representação da democracia. Homem nenhum e uma ilha, diria um poeta inglês. E enquanto houver mais de um ser humano, haverá de ter regras. Assim, todas sociedade possui e produz suas regras de convivência. E preciso educar seis membros para a sustentação dessa convivência. Um doa meios para se alcançar tal objetivo, e a ideologia.
Todavia, no Brasil, esse instrumento e utilizado pela sociedade de classe que se utiliza de um movimento imaginário em que a mobilização social parece ser constante, fácil, em que o modelo comportamental de apatia e desorganização parece ser ao contrario uma postura civilizada de pessoas que possuem educação. A unidade dessa nação e precária e, conseqüência disso veremos formas de julgar, pensar, sentir, agir, diferentes, com posturas que ensejam em formações de comunidades. Mundo ético começa a ser antagônico.
O sistema político assim, ganha o seu conteúdo ético, e se mostra averso a concepção universal de sustentação do Estado, e da ética. Todavia, e imperioso a quantidade de políticos que se corrompem. A legitimação para se corromper ocorre dentro do próprio sistema.