Tatiana de Jesus Santos[1]

E-mail: [email protected]

Resumo

 O presente artigo foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica, procurando destacar a importância de se ofertar uma educação baseada nos princípios éticos e morais para a formação de indivíduos cientes de seu papel na sociedade.

Palavras-chave: Ética; Moral; Sociedade; Educação; Família.

Abstract

 This article was done through a literature search, seeking to highlight the importance of offering an education based on ethical and moral principles for the formation of individuals aware of their role in society.

Keywords: Ethics; Moral; Society; Education; Family.

Guarapari/2016

INRODUÇAO

O termo Ética tem sua origem do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). A ética assume o papel de agente nivelador prezando por um agradável desempenho social, é construída por uma sociedade baseada nos valores históricos e culturais. Em conformidade com a Filosofia, a ética é uma ciência que observa os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.

O termo Moral tem origem no latim morales, cujo significado é “relativo aos costumes”.

É o conjunto de normas e condutas aceitas como apropriadas para o comportamento humano. As regras determinadas pela moral estabilizam a forma de conduta das pessoas, estipula princípios de vida que orientar o homem para uma ação justa.

Tais concepções serão explicitadas neste artigo, destacando-as na esfera educacional e familiar, expondo os direitos e deveres dos familiares na educação da criança, bem como o papel da escola na formação de cidadãos críticos, seres transformadores do espaço onde vivem, igualmente atuantes e cientes do seu papel na sociedade.

O EDUCAR

 O Educar é transmitir valores, em um sentido mais amplo, é formar pessoas dotadas de atitudes e comportamentos racionais que irão se exteriorizar no futuro adulto.

O termo Educar não se baseia apenas em transmitir conhecimentos pedagógicos e/ou didáticos, busca concomitantemente desenvolver todas as capacidades subentendidas do indivíduo, fazendo dele um ser convicto em sua busca por crescimento nos aspectos, intelectual, moral e social.

Ainda assim, a educação aqui mencionada tem como base o seio familiar. Os responsáveis pela criança estão incumbidos de direcioná-la por um caminho de responsabilidade diante da sociedade em que ela está inserida. Por mais que a escola seja um local de descobertas e aprendizagem constantes, a escola JAMAIS suprirá a ausência de uma família que não se preocupa em educar e estabelecer limites aos seus filhos.

Portanto, Educar é formar cidadãos munidos de valores que façam com que os princípios éticos e morais prevaleçam na sua relação com a sociedade.

 DEFINIÇAO DE MORAL E ÉTICA

  O significado de moral e ética, de acordo com o dicionário Houaiss,

Moral: A parte da filosofia que trata dos costumes, dos deveres e do modo de proceder dos homens nas relações com seus semelhantes.

Ética: Segmento da filosofia que se dedica à análise das razões que ocasionam, alteram ou orientam a maneira de agir do ser humano, geralmente tendo em conta seus valores morais.

A ética está associada ao estudo alicerçado dos valores morais que direcionam a conduta humana em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras e normas determinadas pela sociedade.

Considerando-se que moral e ética contribuem para formar cidadãos íntegros, de caráter singular diante da sociedade, esses dois conceitos tem finalidades diferentes. Segundo Silva (2006):

A moral tem um caráter prático imediato, visto que faz parte integrante da vida quotidiana da sociedade e dos indivíduos, não só por ser um conjunto de regras e normas que regem a nossa existência, dizendo-nos o que devemos ou não fazer, mas também porque está presente no nosso discurso e influencia os nossos juízos e opiniões. A noção do imediato vem do fato de a usarmos continuamente. A ética, pelo contrário, é uma reflexão filosófica, logo puramente racional, sobre a moral. Assim, procura justificá-la e fundamentá-la, encontrando as regras que, efetivamente, são importantes e podem ser entendidas como uma boa conduta a nível mundial e aplicável a todos os sujeitos, o que faz com que a ética seja de caráter universalista, por oposto ao caráter restrito da moral, visto que esta pertence a indivíduos, comunidades e/ou sociedades, variando de pessoa para pessoa, de comunidade para comunidade, de sociedade para sociedade.

Dessa forma, entende-se que na esfera moral estão os princípios de responsabilidade, ação limites, respeito, punição e dever. No campo da ética, as noções de virtudes, caráter, as decisões de quais concepções que realmente dão sentido a vida. A ética seria produto das leis instituídas pelos costumes e das qualidades e hábitos gerados pelo caráter dos indivíduos, provocando a preocupação de como proceder em relação ao outro.

AÇÃO DA MORAL E DA ÉTICA NO ÂMBITO ESCOLAR

A educação é uma prática participativa, acontece por meio do conhecimento, comunicação, diálogo entre seres humanos. A escola é corresponsável na formação do homem, intensifica relevância dos valores indispensáveis para a boa formação ética e moral dos mesmos. O profissional da educação que age de forma ética com seus discentes passa para os mesmos um importante padrão de atitude ética e princípios morais incorporados na sociedade.

A escola é um meio social favorável para o exercício e aprendizado da ética e da moral, por meio dela, professores, alunos e funcionários podem alcançar resultados positivos, melhorando o ambiente e consequentemente o aprendizado.

Segundo Camargo & Fonseca (2009):

 A escola corporifica o local privilegiado que permite ao ser reconhecer a sua função social no mundo, compreendendo sua posição, se de explorado ou de explorador, mediatizado ou mediatizador.

[...]