FACULDADE DO NORTE DO PARANÁ – FACNORTE

MARIA ILZA DE OLIVEIRA

ÉTICA E AS RELAÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR.

RONDON DO PARÁ

2015

PROBLEMATIZAÇÃO

 

Tendo em vista várias dificuldades encontradas nas propostas das questões a investigar no processo de organização da presente pesquisa e adotará o procedimento dedutivo na busca de informações que subsidiarão o trabalho de campo e também utilizando a pesquisa qualitativa bibliográfica e etnográfica, busca de fonte pertinente ao tema.

            A educação não pode se fazer de mal entendida as fortes mudanças culturais e tecnológicas da contemporaneidade. É essencial que se enfrente de maneira organizada a compreensão das novas tecnologias, seu potencial dos perigos das suas dimensões econômicas, culturais, politicas institucionais e éticas.

            O exercício da cidadania, numa sociedade democrática, pressupõe a participação politica de todos na definição dos rumos da nação. O exercício da cidadania exige o acesso de toda a totalidade dos recursos culturais para a intervenção e a participação na vida social.

            As relações humanas ficam muito facilitadas pelos avanços científicos e tecnológicos. Desde o domínio da língua falada e escrita, dos princípios da reflexão filosófica, das coordenadas espaciais e temporais que organiza a participação do mundo no contexto onde jornais, televisão, redes de comunicação, internet, tudo com a sua tendência de informar as pessoas, encontra-las e trocar conteúdo e atualizações.

            Com a globalização a responsabilidade ética esta cada vez mais sendo discutida porque a sociedade está exigindo mais transparência e mais respeito. Vivemos no mundo de muita diversidade e com mudanças politicas, econômicas e culturais que transformam o modo de pensar das pessoas. O ser humano fica dividido entre o desejo e a ética principalmente nas desigualdades sociais, culturais e econômicas criando-se uma indignação do comportamento, pois o capitalismo selvagem faz com que as pessoas se tornem individualista, não pensando no bem estar alheio, apenas no seu próprio.

            A instituição escolar e seus profissionais geralmente sentem-se importante diante da hipnotizadora pressão que exercem os meios de comunicação e o mercado de trabalho.  De forma ampla  a ética é definida como a explicitação teórica do fundamento último do agir humano na busca do bem comum e da realização individual. A busca dessa satisfação ocorre necessariamente dentro de um contexto social, onde outras tantas pessoas perseguem o mesmo objetivo, o que as tornam comprometidas com a qualidade dos serviços que prestam a comunidade escolar e com seu descompromisso intelectual. Porque a ética deve estar presente na relação de trabalho na formação de pessoas que exercerão cargos institucionais.

            A instituição também passa por um processo semelhante, em vez de possibilitar ao discente interagir com o mundo de uma forma tranquila, muito mais tem sujeitado o educando a uma situação estressante que acaba por levar o sujeito ao esgotamento, através de exigências constantes de se superar para atingir níveis que tornam o individuo competitivo e socialmente superior.

            Somente na conquista da autonomia é que o discente pode vivenciar uma comunidade. Esta autonomia só será atingida quando passa a haver domínio de liberdade e igualdade, da responsabilidade e da capacidade critica naquilo que contribui para a formação pessoal. A politica tem por objeto da comunidade, e a comunidade se organiza em todo seu contexto cultural e ético. Acerca da cidade ou polis no 1º livro da politica afirma Aristóteles:

Vimos que toda cidade é uma espécie de comunidade, e toda comunidade se forma com vista a algum bem, pois todas as ações de todos os homens são praticadas com vistas que lhe parecem um bem; se todas as comunidades visam a algum bem, é evidente que a mais importante de todas elas e que inclui todas as outras tem mais que todas este objetivo e visa ao mais importante de todos os bens; ela se chama cidade e é a comunidade politica.

            Com este fator ao investigar que a conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista sócio politico e ético da cidadania que seja relativamente a determinada comunidade que considera os seus valores éticos em determinada sociedade dando credibilidade na qual é considerado mais importante, que tem a função de assimilar as diferenças entre outras normas.

            A ética propõe princípios para a apraxia nos mais diferentes campos de ações humanas, que busca satisfação necessariamente dentro de um contexto social e politico.

            Hoje quando se refere ao tema ético e cultura, fala-se muito no desenvolvimento integral da natureza humana, isto é, total em todas as dimensões. De tal modo que se tornaram vasto e complexo na filosofia, por isso mais que nunca se insiste também no dever de corresponsabilidade de todos na difícil tarefa da educação das gerações.

            A ética e cultura são muito importantes no desenvolvimento da juventude. Sem impor por si a observância de um determinado credo religioso, costumes, valores, a cultura é de todos desde a mais ampla liberdade para procederem de acordo om os imperativos de sua própria consciência e pede aos seres humanos um profundo aspecto pelas convicções religiosas politicas alheias. Embora o ser humano seja responsável pelo seu destino cultural e ético não se basta a si mesmo. Precisa necessariamente dos outros, esta precisão dos outros é comum em todas as culturas. O fato é que a criatura humana se desenvolve, progride na medida em que não vive para si, mas também para os outros.

            As leis são um convite, um compromisso de respeito a todas as culturas e valores éticos dentro da moral. A responsabilidade social do ser humano ale da família, da politica, das normas, deve estender-se a comunidade local onde reside o bairro, a cidade, o estado, o pais, onde existem suas culturas.

            É certo esclarecer que cada cultura tem seu código de ética, por isso é que se deve valorizar e respeitar as diferenças que englobam e torna única cada nação, cada visão da realidade.

           Hoje o nosso mundo enfrenta uma crise moral, cujo sintoma mais flagrante é a ausência generalizada de caráter. Há, em nossa sociedade, uma urgente necessidade de regeneração moral. É preciso suscitar, em nós, uma nova postura ética perante aos outros e a nós mesmos. É necessário que compreendamos a ética e a sua função social para que sua pratica seja constante.

“Ética é um conjunto de princípios e valore que guiam e orientam as relações humanas. Esses princípios devem ter características universais, precisam ser validos para todas as pessoas e para sempre. (...) Essa é a definição mais simples. Um conjunto de princípios universais que regem as relações das pessoas. O primeiro código de ética de que se tem noticia, principalmente para quem possui formação: católica, cristã, são os dez mandamentos.” (SOUSA e RODRIGUES, 1994)

            É muito interessante como a ética está sendo pensada. De um lado aparece como um velho lobo, e do outro a velha raposa; a ética toma como referencia normativa e reguladora, a organização administrativa, que define uma hierarquia de funções e responsabilidades, que avalia e julga seus membros conforme o seu lugar. É isto o que hoje, se entende por ética, graças ao fornecimento de um conjunto de normas e regras que garantam para cada individuo o viver coletivamente.

OBJETIVOS

 

 

 

 

 

 

 

 

GERAL:

            Identificar a ética na convivência dos profissionais de educação.

           

Analisar as instituições no campo ético e suas razões históricas e culturais.

            ESPECIFICO:

           

            Revelar a importância da ética nas relações do docente.

            Identificar o juízo de fato e de valor.

            Analisar os constituintes do campo ético e politico.

            Identificar o conceito da cidadania.

METODOLOGIAS

 

 

            O presente estudo toma como a pesquisa qualitativa e etnográfica de cunho ético, politico e filosófico tratando de uma pesquisa realizada numa instituição escolar, que privilegia a etnográfica, tendo a análise critica como fonte de entendimento.

            Nesse contexto, pesquisar e desenvolver o tema A ética e as relações no ambiente escolar e nosso desafio que se pretende apresentar teorias que evidencie o conhecimento apropriado e atualizado, além de cumprir com as exigências da Associação brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Para fundamenta-la utilizou-se de uma bibliografia pertinente como as Leis de Diretrizes e Bases (LDB) Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNS) Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), observação do cotidiano do docente e discente no âmbito escolar, constante observações e interpretações das informações obtidas e vivenciadas com a realidade escolar procurando desta forma estudar toda sua essência e dificuldades encontradas.

            Com esse entendimento, espera-se oferecer ao educando e educadores um instrumento adequado para sua ação educativa e para o exercício da cidadania. Também preocupar quem entender o contexto em que a escola esta inserida e compreender os porquês da crise ética pela qual a educação esta passando. Objetivando conseguir respostas adequadas para construção da pesquisa. Atualmente o mundo está marcado por um processo de globalização tecnológica, cultural, politica, econômica e religiosa, o que nos coloca no dilema de tantos cidadãos e cidadãs do mundo ao perder nossas raízes e deixarmos de participar da vida da comunidade e da nação, a partir dos dados empíricos, verificados no momento das pesquisas e observações realizadas na escola municipal de ensino fundamental professor Francisco Nunes e para uma comprovação do que se tem observado, no caso em questão, o andamento da avaliação do contexto ético e do processo de democratização do ensino aprendizagem, no referido local que será o objeto de estudo para comprovação dos questionamentos levantados anteriormente. E para responder os questionamento e consequentemente a comprovação dos problemas da falta de ética detectados no âmbito escolar. Para explicar e comprovar os questionamentos levantados acerca da ética e do processo politico dentro do contexto educativo, processo esse que se faz necessário para que se alcance uma educação de qualidade.

Os dicionários trazem algumas definições para a palavra politica, as quais se fazem importante mencioná-las neste trabalho. Segundo o Dicionário Aurélio escolar da Língua portuguesa (1998), Politica é a ciência dos fenômenos referentes ao Estado; Sistemas de regras respeitantes à direção dos negócios públicos. Politica é, então, a maneira hábil de agir, astucia artificio, esperteza. Para a atual situação em que se encontra a politica no Brasil.

            União que foi experimentada e comprovada em situações em que o país se encontra em crise na politica, o povo se uniu, foi às ruas pedindo mudança. Isto serviu para demonstrar a capacidade e a força do povo que, cansado de tanta corrupção, chega ao extremo, a sua limitação, acordando do comodismo.

            A fonte principal utilizada neste trabalho será o livro Ético e Cidadania, escrito por Herbert de Souza, e Carla Rodrigues. O livro foi publicado em 1994 em São Paulo pela editora Moderna. É uma obra curta, mas que possui uma linguagem simples e direta, o que torna a sua leitura tranquila e de simples compreensão, os autores se utilizam de uma técnica de escrita, na qual se tem a impressão de que os mesmos conversam diretamente com o leitor. Objetivando conseguir respostas adequadas e coerentes para realização da pesquisa qualitativa.

“A história da politica no Brasil é a história da dominação de alguns grupos sobre a grande maioria. A construção dessa dominação faz com que hoje, 10 a 20% da população tenha praticamente tudo, contra 80% que não tem nada. Essa situação leva à exclusão: quem manda subordina e exclui os outros. Trata-se de uma relação complexa porque não apenas o senhor domina, como também o dominado se deixa dominar pelo senhor. Há uma certa cumplicidade na relação de poder. Muitas vezes o dominado quer a proteção de quem tem o poder, de quem domina. Por isso se submete, e ao se submeter, perpetua a situação de dominação.” (SOUSA, 1994, p. 21)

A pesquisa qualitativa pode ser inspirada e interpretada em uma teoria critica das informações considerando sua natureza complexa e multidimensional. Tendo muito cuidado ao analisar porque não esta livre de valores e por esse e outras razoes que exige cautela do pesquisador para controlar os efeitos da subjetividade em todo processo. Isso quer dizer que as interpretações devem ocorrer de modo imparcial, sem preconceitos ou ideologias e opiniões pessoais.

         Segundo André Lüdke (1986), Mazzotti (2001), Trivinas (1987), os pesquisadores qualitativos preocupam se com os processos e não apenas com os resultados e o produto. Nesse tipo de pesquisa, os dados coletados são descritos e depois interpretados. Para a indicação das inferências interpretativas é necessário um esforço do pesquisador para captar os significados que os dados apresentam naquele contexto e momento.

         A palavra pesquisa, segundo Beilerrat, começou a ser empregada a partir de 1930, referindo-se a uma atividade que era designada por Trabalho e Estudos.

            Pesquisa quer dizer buscar explicações, indagar, inquerir. Está associada à produção de conhecimentos formulações de conclusões, levantamento e analise de dados. Ela está associada à atividade humana sendo que a mesma é uma ação que se realiza para obter conhecimento para alguma coisa e está associada à procura de soluções e alternativas para um problema tendo a esclarecer duvidas e para ampliar todo conhecimento adquirido de pessoa para pessoa na área cientifica. A pesquisa pode auxiliar na escolha e nas decisões e definições a serem tomadas na convivência diária.

         A pesquisa cientifica se distingue de outra modalidade qualquer de pesquisa pelo método, pelas técnicas, por estar voada para a realidade empírica e pela forma de comunicar o conhecimento obtido. (Rudio, 2002, p. 9)

         Um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento cientifica e se constitui no caminho para conhecer a realidade ou descobrir verdades parciais. (Lakatos e Marconi, 2001, p. 155)

        Fazer pesquisa exige de quem a isso se propõe, um preparo intelectual, um posicionamento critico, criativo, ético e moral, além de ter vontade e curiosidade empírica e cientifica e tempo disponível para vencer todos os obstáculos. Não se faz pesquisa só através de simples leitura ou estudos esporádicos, mas sim com os propósitos de resolver algumas dificuldades. A simples leitura nem sempre representa um ato de aprimoramento. Ler, sem compromisso sem objetivo não tem como concluir um texto, isto, não e pesquisa só meramente ler. E a pesquisa que com objetivo te oferece possibilidade de novas descobertas e, além disso, proporciona o intercambio entre as diversas áreas do conhecimento. A excelência da ciência se dá através da pesquisa. Pesquisando se limite de tempo é que surge a oportunidade e te possibilita ir ao encontro do Novo.

            Para melhor esclarecimento e alcance dos objetivos propostos a metodologia empregada fundamenta se nos princípios da abordagem qualitativa da pesquisa.

O que determina ser quase impossível entender o comportamento humano, sem tentar entender o quadro referencial no qual o individuo explicita os seus pensamentos e sentimentos e ações e que permite descobrir, documentar e chamar a atenção para certos padrões e ações sociais. (LUDKE e ANDRE, 1996)

            E para responder os questionamentos e consequentemente a comprovação dos problemas detectados no âmbito escolar no que se refere à compreensão logica da ética e para isso será dedicado investigações das mais variadas formas como: etnografia, entrevistas, analise de dados. Para explicar e comprovar os questionamentos levantados acerca da não ética no processo de democratização no contexto educativo.

            Considerando que os relatos orais e entrevistas são importantes instrumentos para a coleta de dados, busca-se aplicar esta técnica aos professores e alunos, bem como aos membros da diretoria e coordenadores, vigias, merendeiras, serventes, secretários e agentes administrativos para possibilitar a descoberta de suas atividades na área objeto desse estudo. Seus conceitos, entendimentos, aspirações e expectativas sobre o tema pesquisado.

            Os dados coletados serão descritivos e registrados com técnicas combinadas com avaliação de anotações escritas, com transcrição de depoimentos gravados e fotografados. A interpretação dos dados segue um processo indutivo, sem nenhuma preocupação em buscar e apresentar um quadro real da importância da ética conferida ao corpo docente e discente de uma instituição escolar. 

Sabemos que a escola é um dos espaços que apresenta o maior percentual de conflitos, é um espaço de contradição, ou seja, a escola e um espaço onde o ontem e o hoje se unem promovendo a busca do pleno desenvolvimento da educação. Esse espaço sofre muitas alterações e a cada momento estas operações tornaram o processo ético e politico dinâmico cada vez mais complexo. Estando desta forma o ambiente escolar torna-se um espaço dialético, a dialética aqui suscitada deve ser entendida como um todo, mas não como um espaço de comunicação limitada, mas que o mesmo tempo é o mundo, onde tudo começa e que todos precisam passar por ele, por mais que para muitos seja um local de tortura, principalmente para aqueles que a escola é apenas um refugio.

            Quando Herbert de Souza coloca em discussão as suas perspectivas sobre ética, abre caminho para muitas outras discussões que exigem dos educadores conhecimentos sobre assunto que nem sempre estão relacionadas ao cotidiano escolar, fazendo os mesmos a se dedicarem a buscar conhecimentos extras para poder desenvolver suas atividades com sucesso. Mas é nesse momento que se verifica a diferença entre os educadores interessados em buscar o melhor para si e para sua clientela e aqueles que simplesmente realizam suas atividades apenas por uma obrigação, sem estar preocupado com a ética. 

          Para definir um conceito definitivo sobre ética seria necessário se entender o mundo como um, de uma só forma, ou seja, um mundo estático, e essa contextualização não são possíveis, então se reafirma que não se pode estabelecer o conceito definitivo da ética, nesse sentido é necessário se entender que o mundo não é um circulo fechado e sim um circula e que é incompleto que se completa com as ações desenvolvidas, essas ações são os condicionamentos fundamentais para que se abram uns leques no processo educativo, favorecendo ao mundo de novas descobertas, para isso precisamos acreditar em certas perspectivas, as mesmas podem ser classificadas de acordo com a necessidade que se esta vivenciando no mundo globalizado em que vivemos fora do contexto ético.

Houve uma ampla discussão até surgir a ideia de relacionar a ética e a democracia não mais com a mentira, a corrupção, ao roubo, mas sim com uma questão ética de maior importância, a miséria é imoral, talvez seja o maior crime moral que a sociedade possa cometer. “Colocar apenas na indigência e admitir o absurdo de uma minoria milionária, esbanjadora e indiferente, ao lado de milhões e milhões de indivíduos que não tem o que comer.” (SOUSA, 1994, p. 57)

Objetivando a pesquisa e metodologicamente trata das questões éticas e seus fundamentos. A questão educacional, a relação entre politica, ética e cidadania e a problematização em torno do conceito ético e as suas dimensões sempre presentes na cultura dos povos.

São inúmeras as definições de ética. Na sua concepção mas genérica e tradicional, a ética trata dos costumes ou dos atos humanos e seu objeto é a moralidade, entendendo-se por moralidade a caracterização desses mesmos atos como bem ou mal. (VAZQUEZ, 1986)

            Para Carneiro Leão (1992): “a ética representa um conjunto de decisões sobre valores chamados a orientar e a guiar as relações individuais e, sobretudo, as relações sociais (...) frente a um leque de possibilidades e de fenômenos reais”.

            A ética, que é a pratica da moral, deve ser a preocupação permanente de todos os cidadãos consigo mesmo, no seu relacionamento com os seus semelhantes e na sua atuação em instituições publicas e privadas.

            E como a falta de ética e da moral é um dos maiores problemas enfrentados por nos brasileiros, faz-se necessário discuti-la, buscando soluções que possam minimizar esta situação. Por ser uma atividade que esbarra na “cultura do jeitinho” cultivada no Brasil há décadas, e que os princípios éticos fundamentais que norteiam toda a ação humana vem sendo colocada de lado pela maior parte dos profissionais de educação.

            Jean-Jacques Rousseau, por sua vez, em seu Contrato Social (1762), atribuía o mal ético aos desajustamentos sociais e afirmava que os seres humanos eram bons por natureza. É dando ênfase nas palavras finais da citação colocando a parte inicial como ineficaz, que se expressam de forma clara, e para se alcançar os objetivos é necessário ter coragem e enfrentar a realidade, superar seus próprios limites, e ter consciência da realidade que os cerca, saber utilizar o aparelho ideológico para construir cidadãos capazes de lutar pelos seus direitos conscientes de sua realidade, que não seja pessoas inerentes, que não entendam o que está a sua frente, aceitando tudo que é colocado pela classe dominante.

            Vencer esse desafio é o que se pretende, já que a arte de educar no contexto ético e moral são instrumentos para mudar o mundo, superando o autoritarismo e assim promovendo a reconstrução de uma educação melhor procurando alcançar a democratização do ensino, a condição necessária para se construir um mundo melhor com uma sociedade critica e ética.·.

BIBLIOGRAFIA

Bueno – Francisco da Silva – Dicionário Escolar Língua Portuguesa 11ª ed. 10ª Tiragem – FAE – Rio de Janeiro 1986.

Caderno, TV Escola – Direitos Humanos – 1999.

GALLO. Silvio. Ética e Cidadania. Papirus Editora 1999.

LDB – Lei de Diretrizes e Base.

PCN -  Volume 8.

PRESTES – Maria Luci de Mesquita, manual de pesquisa e a construção do conhecimento científico. Editora Espel. LTDA – SP.

RODRIGUES, Nélio. Veja: O Grão  da cidadania: ed. Abril, 1993.

RODRIGUEZ, R.H. 1991. La Ética Del Desarrollo. Texto apresentado na reunião preparatória da Pré-Conferência sobre saúde e meio ambiente/Rio-92. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, mimeo.

ROUSSEAU, Jean Jacques. O Contrato Social. Porto Alegre, RS: L&PM, 2014.

RUSS, Jacqueline. Ed. Scipione Ltda. são Paulo, SP.

SOUZA, Herbert de, Rodrigues Carla. Ética e Cidadania. São Paulo, Moderna, 1994.

SOUZA, Sônia Maria Ribeiro de. Outro Olhar: Filosofia. São Paulo: FTD, 1995.

VANNUCCHT Aldo – Filosofia das Ciências. Ed. Loyola. 1977. São Paulo.

VAZQUEZ, Adolfo Sanches. Ética 20 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 2000.

VAZQUEZ, J.M. (1986). Ética in ref. Silva, B. (coord.).