De acordo com Piaget (1896 ? 1980) as etapas do desenvolvimento são divididos por períodos de acordo com as necessidades e interesses da criança nas suas diferentes faixas etárias.
Período sensor (0 a 24 meses): Os recém-nascidos apresentam ações espontâneas automaticamente de acordo coma presença de certos estímulos, neste processo os esquemas-reflexos apresentam uma organização quase idêntica nas primeiras vezes que se manifestam. As emoções são o canal de interação do bebê com o adulto e criança principalmente quando se caracteriza o toque corporal, mudança na expressão facial ou no tom da voz, e neste processo constitui um aprendizado. Nesse processo a criança passa a imitar outras pessoas. No final do segundo ano de vida aparece a função simbólica que tem como consequência a possibilidade de transformar os esquemas de ação em esquemas representativos.
Período pré-operatório (02 a 07 anos): A criança neste período passa a fantasiar e imitar o que vê, modificando as condutas práticas. A criança adora ouvir histórias, pois o contexto e as personagens faz com que eles fantasiem e recriem a história.
Piaget (1978) afirma que neste período, a passagem de ação à representação, intervêm dois mecanismos: abstração e generalização, distinguidas as abstrações empíricas, reflexiva e refletida.
O conhecimento que a criança neste período adquire enriquece com informações novas e complementa com os próprios elementos. O egocentrismo tem característica nesta fase da criança. Pode-se perceber que neste período ela desenvolve as habilidades de comunicação e socialização, entretanto todo o conhecimento adquirido neste processo dependem dos estímulos oriundos do ambiente pelo qual está inserido.
Período operatório concreto (07 aos 11 anos): Durante este período a criança passa a demonstrar a necessidade de um espaço para as brincadeiras e o encontro com os amigos, brincadeiras estas de modificaram-se, ou seja, deixaram de ser simbólicas e passaram a constituir-se de regras. Os jogos, artistas, cantores, coleções passam a ser símbolos mas de forma diferenciada neste período, e assim passam a expressar suas ideias e pensamentos.
Período Operatório formal (11 aos 15 anos): Neste período os interesse modificam e passam a confundir-se com os dos adultos. As brincadeiras passam a ser: vídeo game, competições, tabuleiros, danças, e os esportes coletivos.
Pela descrição dos períodos, pode-se perceber que a cada período ou nível está sendo preparado para o próximo. Mas para que estas etapas possam ocorrem de forma gradativa e nos sue espaço de tempo correto, é necessário que pais e professores estimulem as crianças e adolescentes através de jogos e brincadeiras, pois somente assim acontecerá a socialização, o aprendizado e passe a conhecer a si mesma. Todo este período bem desenvolvido de forma correta percebe-se durante toda a existência do ser humano.

Referencias bibliográficas

PIAGET, J. A formação do símbolo na criança. 3ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1978)