ESTUDO SOBRE TURISMO SUSTENTÁVEL, SEU IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO ATUAL DE ANGOLA

INTRODUÇÃO

A presente monografia foi elaborada como trabalho de conclusão de fim de curso para obtenção do grau de pós-graduação em Ecoturismo, com especialização em turismo e desenvolvimento sustentável.
Com base neste argumentos o problema de pesquisa será : Quais as estratégia que o governo angolano adotou para que o turismo sustentável. contribua no desenvolvimento socioeconômico do país ? O trabalho é justificado pela emergência do ecoturismo poder responder, através dos atores sociais apoiado nas suas expectativas, como o turismo e desenvolvimento sustentável. vem influenciando no crescimento econômico bem como na dinâmica que dele se espera.
Dado lento crescimento acentuado na área do turismo em Angola e a importância que o mesmo impõe no desenvolvimento socioeconômico de qualquer nação, por meio deste estudo pretende-se contribuir para a compreensão dos aspectos ligados ao turismo sustentável., bem como os mecanismos utilizados para promover as atividades turísticas sem comprometer o meio ambiente nem as comunidades receptoras, visto ser uma área a ser explorada que pode contribuir de forma positiva para econômica do país e gerando novos postos de trabalho além da preservação da natureza e do ambiente.
Angola é um país em desenvolvimento ao contrario dos desenvolvidos apresenta baixos níveis de renda na população , distribuição desigual de riquezas altos índices de desemprego, e baixos níveis de industrialização e grande dependência do petróleo e do comercio informal e da agricultura de subsistência e acentuados níveis de desigualdade sociais , grande evasão de divisas para o exterior e inflação alta. Hoje atividade turística tem sido apontado como uma plataforma ao desenvolvimento econômico.

OBJETIVOS

Com este estudo busca-se encontrar o equilíbrio entre os interesses econômicos que o turismo sustentável. estimula no desenvolvimento socioeconômico de Angola, principalmente porque o controle da atividade depende de politicas ambiental adequadas, que ainda não se encontram no país .
Também Pretende-se ressaltar a necessidade do planejamento sistemático para o desenvolvimento turístico em localidades receptoras, visto que em muitos casos tem havido um impacto negativo do turismo nas comunidades receptoras. Assim queremos mostrar a contribuição do turismo sustentável. no desenvolvimento da economia de Angola, e as capacidades de indução dos investimentos públicos e privados no setor.
No que se refere aos objetivos, eles estão divididos em geral e específicos para o presente estudo.


2.1 GERAL

O objetivo geral será: Analisar o contributo que o turismo sustentável.
presta no desenvolvimento socioeconômico de angola.


2.2 ESPECÍFICOS

E os objetivos específicos são :
a) verificar o impacto do turismo sustentável. no desenvolvimento socioeconômico de angola,
b) verificar o trabalho dos profissionais da área de turismo e o contributo que prestam para economia angolana,
c) Diagnosticar a real situação do turismo na economia de Angola
d) proporcionar subsídios de reflexão sobre o turismo em Angola.
6 REFERENCIAL TEÓRICO Em virtude do acelerado crescimento turístico em todo o mundo, já não é possível conceber projetos sem um planejamento baseado nas premissas de sustentabilidade.
A primeira distinção que deve ocorrer ao avaliar o impacto do turismo sustentável no desenvolvimento e nas atividades econômicas, está relacionado com a determinação do estágio de desenvolvimento no qual se encontra o país em estudo. ( RUSCHMAN DORIS 1995, p. 29 ).
No caso particular de angola, é um país em desenvolvimento, ao contrario dos desenvolvidos apresenta baixos níveis de renda na população, distribuição desigual de riquezas, altos índices de desemprego, e baixos níveis de industrialização, grande dependência do petróleo, do comercio informal, da agricultura de subsistência e acentuados níveis de desigualdade sociais , também grande evasão de divisas para o exterior, inflação alta.
Atualmente atividade turística tem sido apontado, como uma plataforma para o desenvolvimento econômico., porém depende do direcionamento dos investimentos realizados e por realizar.
A sustentabilidade e as dimensões sociais e ambientais, associadas as políticas de turismo, tem inspiração nos movimentos iniciados a partir das décadas de 1960 e 1970, com a eclosão do movimento hippie. No entanto o clube de Roma e a conferência de Estocolmo, no seu planejamento para se pensar em desenvolvimento gerou uma síntese de 23 princípios, que na década de 1980 passou a ser debate central para o planejamento turístico tendo como base o relatório BRUNDTLAND, que impulsionou mundialmente a importância de refletir e fomentar ações, dirigidas ao denominado desenvolvimento sustentável.
Para que o turismo pudesse também ser orientado por novos valores, e pela noção de turismo sustentável, passou a ser entendido como aquele que leva a gestão de todos os recursos, econômicas e sociais, mantendo a integridade cultural , os processos ecológicos essenciais , a diversificação biológica e sistemas de suporte de vida. ( ORASIO et al 2015 ) 7 CONCEITO DE TURISMO SUSTENTÁVEL A perspectiva de turismo sustentável surge como alternativa viável para a sobrevivência e progresso das nações ao longo dos tempos.
Segundo BARTHOLO ( 2005 , p.211 ). Turismo sustentável. é "formas de turismo que satisfaçam hoje as necessidades dos turistas da indústria do setor, e das comunidades locais, sem comprometer a capacidade das futuras gerações, de satisfazerem suas próprias necessidades." Para a OMT, o turismo sustentável conjuga as necessidades do crescimento e a eficiência da economia, assegura que o desenvolvimento da atividade esta sendo eficaz.
Para RUSCHMAN DORIS (1995, p.39 ). O Turismo sustentável.
Favorece o aumento da renda e sua distribuição nas localidades receptoras, promove a utilização mais racional dos espaços, e a valorização do convívio direto com a natureza.
Segundo BARTHOLO et al ( 2005, p. 246 ). Esta atividade deve atender as necessidades de todos os sujeitos do fenômeno como: comunidade receptora, visitantes e empresários do setor.
Podemos dizer que o turismo sustentável, pode se transformar em uma significativa fonte de renda para o país, desde que se invistam em recursos, partindo da divulgação e promoção de eventos e chegando até a melhoria e a ampliação de infraestrutura destinadas ao turismo.( SOUSA LUZIANA 2006, p.18 ).
Contudo, se este processo não for devidamente implementado, correse o risco de surgir diversos impactos, que inevitavelmente provocarão mudanças sociais, e culturais na esfera da sociedade, bem como no sistema de valores, e no comportamento individual, assim como na estrutura familiar, nos estilos de vida, nas manifestações artísticas, nas festividades e na organização social entre outras.
BRITO, ( 2009, p.115 ). Afirma que a eficácia do turismo sustentável depende de uma serie de fatores sociais, culturais, econômicos, políticos e ambientais, para se tornar uma realidade em todo mundo. A sustentabilidade passa 8 a ser um marco no setor turístico envolvendo todos os agentes do setor, em busca de soluções para preservação atual e das gerações futuras..
A perspectiva da sustentabilidade é decorrente da ideia de que o espaço de construção da cultura é histórico e está em constante transformação em nosso próprio tempo de interpretantes e de interpretação, que devem ser vistas como o entendimento das relações históricas que construirão e constroem a cultura, viva e dinâmica. (MENESES, 2013 ).
Nesta perspectiva é fundamental encontrar-se um equilíbrio entre os interesses econômicos e a gestão dos recursos ambientais, assim como as comunidades receptoras, e a integridade cultural, sem esquecer os processos ecológicos, a diversidade biológica, e os meios humano de produção através dos tempos, Portanto a falta de definição de um modelo de competitividade ao nível da oferta turística, capaz de orientar as empresas e o poder público de acordo com os novos perfis da procura torna-se um impasse para construção da indústria turística economicamente sustentável.
9 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL A preocupação com o desenvolvimento ganho maior relevância na teoria econômica depois da segunda Guerra mundial, posto que até então predominavam explicações econômicas filiadas ao paradigma tradicional marginalista , voltadas para o funcionamento do sistema econômico global sem compromissos com o entendimento das diferenças estruturais especificas entre os países.
Segundo RUSCHMAN (1997, p.14) considera-se desenvolvimento sustentável " aquele que atende as necessidades dos turistas atuais sem comprometer a possibilidade do usufruto dos recursos pelas gerações futuras" O conceito de desenvolvimento sustentável é mais amplo que a simples racionalização da utilização dos recursos naturais, envolvendo não só questões ambientais ou ecológicas , mais adicionando também questões econômicas e sociais.
Segundo NASCIMENTO et al ( 2007 ) quando o desenvolvimento sustentável for considerado como o único modelo de desenvolvimento econômico valido para o futuro e seja por seu impacto sobre o meio ambiente e comunidades , a indústria do turismo será uma alavanca para economia.
Falar desenvolvimento sustentável é falar da sustentabilidade, entretanto deve-se encontrar uma ponte de equilíbrio, a fim de que atratividade dos recursos naturais, não sejam a causa da sua degradação, mais fonte de rendimento.
Atualmente o processo de desenvolvimento só é valido se for baseado nas premissas da sustentabilidade.
10 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E ECONÔMICO No atual cenário de uma sociedade global marcada por um desenvolvimento ativo, intrincado o patrimônio deve ser considerado como um recurso turístico a ser explorado numa perspectiva sustentável. Marcando uma reconhecida presença nos planos estratégicos econômicos do turismo. .
Segundo VEIGA ( 2008, p.52 ) desenvolvimento são as " diferenciações emergindo de generalidades." Essas palavras curtas e objetivas descrevem o desenvolvimento, em toda sua dimensão seja ela animado ou inanimado as diferenciações se tornam generalizadas das quais emergem novos processos abertos, que criam complexidade e diversificações.
O desenvolvimento sustentável demanda uma solidariedade interespacial, em cada geração especialmente importante para países subdesenvolvido como Angola MIRANDA et al (1999 p.140), descreve desenvolvimento sustentável como " processo de mudança e elevação das oportunidades sociais que compatibilize no tempo e no espaço , o crescimento econômico a conservação dos recursos naturais e do meio ambiente e a equidade social" E na visão de GOMES et al (2008, p.288) desenvolvimento sustentável é o processo de evolução econômica, cultural, social e ambiental que consegue suprir as necessidades das presentes gerações sem comprometer as necessidades e os potenciais desejos das futuras gerações.

[...]