Estudo sobre teologia;
Por Aparecido Rodrigues da rocha .
Ao tratarmos do termo teologia se faz necessário, entender que são duas palavras gregas Theo Deus e logos , verbo, o verbo se refere a Cristo, que podemos dizer que é a expressão ou a fala de Deus a Palavra viva , podemos aplicar também o mesmo as escrituras , pois ela procede do verbo de Deus , inspirada Pelo seu Espírito aos homens que escolheu , sendo que a escritura é a Palavra de Deus escrita e revelada . é totalmente certo admitir que Jesus Cristo e a escrituras são o logos de Deus , entendo que Jesus Cristo é revelado nas escrituras que é a sua Palavra , portanto assim como as escrituras está para Jesus assim Jesus está para as escrituras .
A Theo ? logia á doutrina de Deus que estuda e fala de Deus ou se expressa sobre Deus , a pessoa de Deus , seu caráter , suas obras seus pensamentos e sua revelação se expressa no estudo da teologia .
Embora não è encontrada a palavra teologia nas escrituras, ela é de caráter Biblico, pois se refere aos oráculos de Deus, onde algumas referências apontam para isso, A palavra profecia (oráculo):está ligado como em pv 30:1, tem a haver com a inspiraçao divina e sua mensagem,Palavra proferida , isaias 30:8 , para que fosse escrita .outras referencias em romanos 3:2 e 1º Pedro 4:11 , e em Lucas.8:21. A Palavra de Deus ,a teologia tem por obrigação fazer uma exposição bem definida e clara sobre Deus , sua pessoa seu caráter , suas obras , sua revelação pensamentos e atributos . Tendo Deus um propósito definido em tudo que criou assim toda ciência que provem dele deve tratar exatamente os assuntos relacionados com Deus de uma forma leal e verdadeira. A verdade é sempre a verdade e não importa quem fala sobre ela, pois é absoluta Procede de Deus, e não esta na dependência de alguém finito ou mesmo falho, portanto como afirma o Apostolo Pedro ela não foi produzida por vontade de homens, mas pela inspiração divina do Espírito Santo de Deus. 2º Pedro 1:20-21. Portanto a teologia É considerada sadia se tiver seu conteúdo totalmente de acordo com a Biblia.
Definições s de teologia: Teologia histórica: se resume em geral na historia da Biblia, da igreja, missões credos estuda os textos sagrados. Bem como as línguas, arqueologia, da hermenêutica e teologia Bíblica.
Teologia natural: é montada sobre o estudo no universo e toda natureza e assim expressar sobre Deus.
Teologia sistemática: é uma forma agrupada e ordenada, em estudos que provem das escrituras, e também da própria natureza, formando a sistematização dos assuntos . Teologia da ciência é resumida de uma forma filosófica de todo conhecimento religioso, alguns comentários enganosos se deu sobre teologia, dizendo ser ela a ciência da religião, porem não esta correto esta afirmação, pois a religião jamais expressa a pessoa de Deus em toda sua obra .também é incorreto dizer que a teologia sistemática e um arranjo ordeiro da doutrina cristã .Mas a doutrina cristã trata apenas de princípios ligados a ela ,e não é adequado dizer isto da teologia sistemática, pois ela abrange todo o conhecimento revelado das escrituras .