Estudo sobre a Novela os 10 Mandamentos da Rede Record.

Vivian Oliveira Ela é a autora da Novela ‘Os Dez Mandamentos’; com a Direção de Alexandre Avancini.

 “Não havendo sábia direção, cai o povo, mas na multidão de conselheiros há segurança.” (Provérbios 11:14)

 “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.” (Mateus11:29).  

 “Obras de romances, histórias fúteis e empolgantes são uma maldição para o leitor quase tanto quanto os tipos de leitura já mencionada. Talvez o autor alegue ensinar uma lição de moral. Pode ser que ele misture conceitos religiosos à obra. No entanto, isso normalmente serve apenas para esconder a insensatez e a falta de valor que se acham por trás.” (WHITE Ellen G. FUNDAMENTO DO LAR CRISTÃO p. 124;) 

Obs: Temos que levar em conta que no tempo em que Ellen G. White escreveu seus livros não havia televisão.

POPULARIDADE/IBOPE

Desde março, “Os Dez Mandamentos” é o maior sucesso da teledramaturgia da Record nos últimos anos, com índices que chegam a 16 pontos de média em São Paulo, 17 no Rio de Janeiro e 12 no Painel Nacional de Televisão, que mede a audiência em 15 mercados.

FolhaGospel.com

O jornal cristão on-line do Brasil

http://folhagospel.com/modules/news/article.php?storyid=30996

FG News: "Eu não gosto de religião", diz Vivian Oliveira, autora da novela "Os Dez Mandamentos" 

Postado em: 15/09/2015

Vivian Oliveira. Esse é o nome da pedra no sapato da TV Globo. Ela é a autora de ‘Os Dez Mandamentos’, que tem alcançado ótimos índices de audiência. Tem 44 anos, ela revela ter sido criada na igreja adventista, mas com o tempo optou por seguir a linha protestante da Igreja Nova. Mesmo assim, Vivian é categórica: “Não gosto de religião”.

Em entrevista a FolhaGospel.com:

Você já era evangélica antes de começar a escrever?

“Sim. Sempre fui. Minha família é adventista. Quando eu nasci, era adventista. Na minha adolescência, meus pais deixaram a igreja e eu continuei buscando. Fui para o catolicismo, para o espiritismo… Estava buscando Deus mesmo. Quando fui fazer intercâmbio nos Estados Unidos, a família que me recebeu era protestante. Conheci a igreja e fiquei encantada. Eu não gosto de religião… Sou apaixonada por Jesus. Não gosto dessas proibições que nem existem na Bíblia.”

Gosta de Jesus, mas não nas igrejas? Me explica isso?

“Eu gosto de Jesus, mas Ele mesmo não veio para pregar religião. Jesus veio para pregar o amor, a doação, a entrega… Muitas vezes, o homem distorce.” 

“Não peço que os tires do mundo, e sim que os guarde do mal. Eles não são do mundo, como também eu não sou. Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.” (João 17:15-17)

DIRETOR ALEXANDRE AVANCINI:

Alexandre Avancini o Diretor diz ao iG que se inspirou em "Game of Thrones" e explica detalhes da 1ª novela bíblica da TV brasileira.

iG: Mas “Game of Thrones”, apesar de também ser de época, não tem nada a ver com um tema bíblico. Como relacionar as duas?

Alexandre Avancini: A gente usava em “José” o mesmo equipamento que eles para captação. Agora a gente usa uma câmera que é muito parecida e usamos as mesmas lentes que (são usadas) em “Games of Thrones”. E a série não é só referência em fotografia, mas também em estilo de produção. 

O diretor-geral da novela Os Dez Mandamentos, Alexandre Avancini, revelou detalhes sobre a audiência que a Record vem conseguindo com o projeto e disse que apenas um a cada cinco pessoas que assistem o folhetim é evangélico.

Avancini afirmou em entrevista recente que a “novela bíblica” “não passa de uma novela comum”, e que se inspirou na série norte-americana Game of Thrones para compor o tom das intrigas e disputas políticas que seriam narradas em Os Dez Mandamentos.

Perceba que se trata apenas de mais uma Novela inspirada em seriado que envolve sensualidade, intriga, traição, morte, magia, engano e outros.

Game of Thrones (em Portugal, A Guerra dos Tronos é uma série de televisão norte-americana criada por David Benioff e D. B. Weiss para a HBO. A série é baseada na série de livros As Crônicas de Gelo e Fogo (A Song of Ice and Fire no original), escritos por George R. R. Martin, com seu título sendo derivado do primeiro livro.

David Benioff (Nova Iorque, 25 de setembro de 1970) é um roteirista, produtor de televisão e diretor norte-americano, mais conhecido por escrever os filmes Troy, The Kite Runner e X-Men Origens: Wolverine, e por produzir a série de televisão Game of Thrones.

“Mediante tais revistas de contos e novelas, Satanás está operando com o fim de encher com pensamentos irreais e fúteis as mentes que deveriam estar diligentemente a estudar a Palavra de Deus. Assim ele rouba de milhares de milhares o tempo, energia e disciplina própria exigidos pelos sérios problemas da vida”(WHITE, Ellen G. CONSELHOS AOS PAIS, PROFESSORES E ESTUDANTES, p. 121;)

Em A guerra dos tronos, o primeiro livro da aclamada série As crônicas de gelo e fogo, George R. R. Martin - considerado o Tolkien americano . Uma história de lordes e damas, soldados e mercenários, assassinos e bastardos, que se juntam em um tempo de presságios malignos.

http://blog.inradar.com.br/?tag=religiao

Para definirmos uma obra, “novela bíblica” ou outros trabalhos como inspirada por Deus ou não, é necessário ler, assistir ou ouvir o que a obra expressa/idealiza/inspira?

É o mesmo que você passar a ler os livros apócrifos que certas denominações acrescentaram a Bíblia Sagrada sabendo que esses livros não tiveram a direção do Espírito Santo.

Exemplificando; como pode um ateu, de repente pegar a Bíblia e começar a te ensinar as passagens bíblicas; ou fazer uma minissérie bíblia e sair vendendo ao mundo essa obra. A capa pode informa que é algo “bíblico” realmente, porém, onde realmente ele se inspirou para desenvolver seu trabalho/enredo? Deus através do Espírito Santo inspirou ele? “...porque sem mim nada podeis fazer.” (João 15:5). 

Só alguém inspirado pelo Espírito Santo, pode através dessa inspiração trazer a nós essa luz.

“Para educar-se, muitos julgam ser essencial estudar os escritos dos autores incrédulos, visto essas obras conterem muitas brilhantes gemas de pensamento. Quem foi, porém, o autor dessas joias de pensamento? Deus, e unicamente Ele. É Ele a fonte de toda luz. Por que haveríamos então de vadear pela massa de erros contidos nas obras dos incrédulos, por amor de algumas verdades intelectuais, quando temos a verdade toda a nossa disposição?... Como os homens que se chamam em guerra com o governo de Deus chegam a ficar de posse da sabedoria que por vezes manifestam? O próprio Satanás foi educado nas cortes celestes, e temo conhecimento do bem da mesma maneira que do mal. Mistura o precioso com o vil, e é isto que o habilita a enganar. Mas, pelo fato de se haver Satanás revestido de roupagens de celeste esplendor, havemos de recebê-lo como anjo de luz? O tentador tem agentes, educados segundo seus métodos inspirados por seu espírito, e adaptados a sua obra. Cooperaremos nós com ele? Receberemos as obras desses instrumentos como essenciais à educação que desejamos obter?” (WHITE, Ellen G. A CIÊNCIA DO BOM VIVER, p.193,194)

SUA FÉ:

“Quem é este que escurece os meus desígnos com palavras sem conhecimento?” (Jó 38:2)

Para o diretor Alexandre Avancini (49) e sua amada, a atriz Nanda Ziegler

“A humanidade está carente de acreditar em algo, de ter fé”, conclui o diretor. 

“Acredito no poder e energia que temos dentro de nós”. Relata ela.

http://m.caras.uol.com.br/mobilesite/page//tv/o-tesouro-de-nanda-ziegler-e-alexandre-avancini-e-a-familia

“E engana-se quem pensa que a novela, primeira com temática bíblica da TV brasileira, é feita para um público mais religioso. Usando os dramas familiares como base, a obra ultrapassa barreiras da fé”. Revela o diretor-geral, Alexandre Avancini. “O único caminho para Deus é através de Cristo. Ele diz: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao pai senão por Mim” (João: 14:6). (WHITE, Elen G. CAMINHO A CRISTO, 2008. p. 15)

Preocupa muito ver irmão da igreja confessando publicamente que agora é noveleiro; tem quem tenha coragem de pegar um microfone para declarar aos jovens, adultos e crianças que gasta tempo com esse tipo de programa que nada contribui para nossa espiritualidade, incentivando a práticas não cristãs. E muito mais sério, assistindo na sexta feira a noite, que pra nós é sábado, se “justificando” por está assistindo um programa “religioso” “A igreja não confere a nenhum pastor, ancião ou outra pessoa o direito de fazer do púlpito um fórum para defender pontos polêmicos de doutrina ou de procedimento eclesiástico.” (MANUAL DA IGREJA ADVENTISTA; ed. 2010, p.120).

OBSERVEM O CLIMA NOVELEIRO, LITERAL EM TORNO DA NOVELA OS 10 MANDAMENTOS.

“As novelas não devem entrar nos lares dos que creem em Cristo. Não apresenteis aos jovens aquilo que é representado como madeira, feno ou palha, porque isto envolverá o apetite por aquilo que representa o ouro, a prata e as pedras preciosas.” (WHITE Ellen G. Manuscrito 53, 1911.)

“A gente fez uma pesquisa e descobriu que só 20% dos espectadores das produções bíblicas eram evangélicos. É bem pouco. O resto eram outras religiões e o público em geral”, disse Avancini em entrevista exclusiva ao iG.

"A novela cativa por ter muitos dramas familiares que são absolutamente contemporâneos. A gente vê muito a história da mãe que teve que entregar o filho para adoção e depois o procura, tem o drama da mulher que é espancada pelo marido... E o que emociona o espectador é essa relação familiar", defende.

Avancini ainda explica as inspirações para contar a história de Moisés na tela, fala da concorrência com "Babilônia", da Globo, e dá detalhes da produção da Record.

“Existem mil tentações disfarçadas, preparadas para os que têm a luz da verdade; e a única segurança para qualquer de nós está em não recebermos nenhum nova doutrina, nenhuma interpretação nova das Escrituras, antes de submetê-la à consideração dos irmãos de experiência...” (MANUAL DA IGREJA, ed. 2010, p.120; apud TESTEMUNHOS PARA A IGREJA v.5, p. 293).

“Ora, estes de Bereia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim.” (Atos 17:11)

iG: Na sua opinião, a que se deve o sucesso da novela?

Alexandre Avancini: “A novela cativa por ter muitos dramas familiares que são absolutamente contemporâneos. Todas as relações humanas são inseridas em um contexto de muita disputa de poder e na teledramaturgia isso se repete muito com a história do grande empresário. O espectador é muito volátil e se você tiver um produto de qualidade e diferente, ele vai atrás.”

“O mentor intelectual na confederação do mal trabalha continuamente para manter afastadas as palavras de Deus, e apresentar as opiniões dos homens. Ele quer que não ouçamos a voz de Deus dizendo: ‘Este é o caminho; andai nele’ (Isaias 30:21). Mediante pervertidos processos educativos está ele fazendo o possível para obscurecer a luz celeste.” (WHITE, Ellen G. A CIÊNCIA DO BOM VIVER, p.193, )

QUANTO AO EMPRESÁRIO E DOMO DA REDE ROCORD DE TELEVISÃO, O BISPO EDIR MACEDO.

Dono da Rede Record e fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, o líder evangélico ultrapassou a fronteira brasileira e hoje é conhecido nos cinco continentes.

Templo é dinheiro. A variação da máxima de Benjamin Franklin enquadra-se com precisão idílica a Edir Macedo, o televangelista, religioso e empresário que se tornou o líder evangélico mais rico do Brasil – um bilionário. 

Seu poder vem de duas frentes religiosamente ligadas: na primeira, e principal, a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), com presença em mais 170 outros países nos cinco continentes. A segunda frente é a Rede Record, da qual é proprietário, uma extensão da primeira. As duas formam uma espécie de força centrífuga e centrípeta simultânea, que alimenta e diversifica os dividendos surgidos da igreja. Afinal, entre as duas, a obra e a graça da generosidade dos fiéis. Raros executivos e empreendedores produziriam um “business plan” melhor do que este. 

“O dedo do ‘Bispo Macedo’ para apontar para si e sua igreja o caminho de milhões de fíéis (1,8 milhão, segundo o IBGE; 8 milhões nas contas da IURD) escancarou um especial talento para atrair doações em tamanho e tempo capazes de fazer dele um bilionário. Ele segue como ninguém a “teologia da prosperidade”, doutrina segundo a qual a bênção financeira é o desejo de Deus, e o discurso positivo e as doações sempre aumentarão a riqueza material do fiel. Mas sua glória financeira e, digamos, espiritual é também seu calvário: os adjetivos e acusações, ele as recebe no mesmo compasso com que os dízimos enchem os cofres da IURD. Macedo já foi acusado de charlatanismo, curandeirismo e enriquecimento com a exploração da fé.”  

http://ultimosegundo.ig.com.br/os-60-mais-poderosos/edir-macedo/5244b760e832edbf3c000006.html

“Cristo possuía uma visão profética da obra de exaltação da autoridade humana, com o fim de reger a consciência, a qual tem sido uma terrível maldição em todas as épocas. Suas advertências quanto a não seguir líderes cegos foram registradas como uma admoestação para as gerações futuras” (WHITE, Ellen G. O GRANDE CONFLITO. 2008, p.260)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

“E não vos conforteis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2)

“O cristão deve se lembrar que a televisão e os vídeos exercem maior impacto sobre a vida de um indivíduo do que qualquer outra atividade isolada... Se não somos capazes de exercer a capacidade discriminativa ou se nos falta a força para controlar nossos aparelhos de rádio/televisão, é muito melhor que os dispensemos definitivamente do que permitir que governem nossa vida, que através da poluição da mente, quer por consumir parcelas excessivas de tempo” (NISTO CREMOS, 2008, p. 352).

“Se o teu olho direito te fazer tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno. E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-o e lança-o de ti, pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno.” (Mateus 5:29,30)

Irmão e amigos preocupado com a nossa espiritualidade pedi ao Senhor direcionamento quanto a esse assunto para que nos fosse revelado (durante as 41 madrugada que colocamos em pratica as 5h30min. na igreja do Congos, envolvendo toda a igreja, 1° SSE – Seminário de Enriquecimento Espiritual) a espiritualidade quanto a esse folhetim e não precisou de muito tempo para que fosse revelado as verdades quanto a isso. E através da Bíblia em especial, Espírito de Profecia, como livros citados a cima, também o manual da igreja, foi revelado o objetivo por trás desse folhetim. Jejum, oração e meditação na Palavra de Deus ajuda a entendermos melhor. Sabendo que temos que sempre ter paciência mansidão e oração quando formos tratar desse assunto, pois muitos vão recusar por está satisfazendo seus desejos e caprichos. Sabendo que no momento certo esse irmão, irmã ou jovem há de entender ou não.

“De que modo pode um cristão estar simultaneamente no mundo e separado deste? Sob que aspectos deveria o estilo de vida do cristão ser diferente daquele do mundo? Os cristãos deveriam adotar um estilo de vida diferente, não pelo capricho de serem diferentes, mas porque Deus os chamou para viverem por princípio. O estilo de vida ao qual Deus os chamou os habitará a alcançar seu pleno potencial como criaturas divinas, tornando-os eficientes para o Seu serviço.” (NISTO CREMOS, 2008, p. 347).

REFERÊNCIAS:

Traduzida em português por: ALMEIDA, João Ferreira de; BIBLIA SAGRADA; 2ª ed., Sociedade Bíblica do Brasil, Barueri – SP, 1993.

Editoração: LESSA, Rubens; CORDEIRO, Andréa. MANUAL DA IGRJA. Casa Publicadora Brasileira. 21ª ed. 2010.

Editoração: LESSA, Rubens S.; GUARDA, Márcio D.; SCHEFFEL, Rubem M.; SANTOS, Zinaldo A.; NISTO CREMOS, trad. Hélio L. Grellmann. 8ª ed. 477 p.

WHITE, Elen G. CAMINHO A CRISTO, trad.: Delmar F. Freire. Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP. 2008, 1ª ed. 

WHITE, Ellen G. A CIÊNCIA DO BOM VIVER, tradução: Carlos A. Trezza, (Ed. Condensada) 1ª ed. 2008.

WHITE, Ellen G. FUNDAMENTO DO LAR CRISTÃO. Tradutora: Isolina Waldvogel, Publicadora Brasileira, Tatuí, SP. 1ª ed. 2015.

WHITE, Ellen G. O GRANDE CONFLITO. Tradução: Hélio L. Grellmann; Casa Publicadora Brasil, Tatuí, SP. 1ª ed. 2008, p.260.

https://www.google.com.br/search?q=frases+de+Ellen+White&rlz=1Y3GQQX_pt-BRBR588BR588&oq=frases+de+Ellen+White&aqs=chrome..69i57j0j5j0j69i60l2.19194j0j4&sourceid=chrome-mobile&ie=UTF-8 apud  WHITE, Ellen G. CONSELHOS AOS PAIS, PROFESSORES E ESTUDANTES

(https://www.google.com.br/search?q=frases+de+Ellen+White&rlz=1Y3GQQX_pt-BRBR588BR588&oq=frases+de+Ellen+White&aqs=chrome..69i57j0j5j0j69i60l2.19194j0j4&sourceid=chrome-mobile&ie=UTF-8 apud WHITE Ellen G. Manuscrito 53, 1911.)

http://folhagospel.com/modules/news/article.php?storyid=30996

http://blog.inradar.com.br/?tag=religiao

http://m.caras.uol.com.br/mobilesite/page//tv/o-tesouro-de-nanda-ziegler-e-alexandre-avancini-e-a-familia

http://ultimosegundo.ig.com.br/os-60-mais-poderosos/edir-macedo/5244b760e832edbf3c000006.html